em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Morar em San Diego: Nada melhor que ouvir quem já viveu lá

Morar em San DiegoEU FUI! Confira o depoimento da Milena Canto Sae sobre como é viver nassa cidade dos Estados Unidos. Ela é de Campinas (SP), tem 29 anos e resolveu investir num intercâmbio em San Diego, na Converse, por 12 semanas. Logo de cara, ela gostou tanto da experiência e da cidade que resolveu adiar a volta e ficar por mais 1 mês.

Ela está fazendo o curso intensivo de inglês, combinado com business class, e também praticando saltos ornamentais! Muito legal!

Leia abaixo o nosso bate-papo:


Dicas: Pensando em fazer intercâmbio na Califórnia? Conheça San Diego!

Por que escolheu morar em San Diego durante o intercâmbio?

Queria ter a vivência de fazer um intercâmbio e comecei a pesquisar as cidades que  mais me agradavam. San Diego é uma cidade na costa Pacífica, de clima agradável. Além disso, oferece muitas opções de turismo e belezas naturais, praias e monumentos. Fica próxima a outras cidades da California, como Los Angeles, Santa Monica e Malibu.

Morar em San Diego facilita viajar e conhecer outros lugares?

Sim. Visitei Los Angeles, Malibu, Santa Monica e Las Vegas. São passeios que a própria escola oferece.

Hollywood, Los Angeles | Foto: arquivo pessoal/Milena Canto Sae
Hollywood, Los Angeles
Foto: arquivo pessoal/Milena Canto Sae

O que mais gostou durante esta experiência de morar em San Diego?

As pessoas da cidade são bem receptivas com os estudantes que estão fazendo intercâmbio e estão dispostas a ajudar. Isso relamente me impressionou. Mas vi também bastante moradores de rua no centro da cidade.

Como é o transporte público de San Diego?

Isso é uma questão de comparação. Morar em San Diego é bem diferente das cidades do Brasil. Por isso, Acredito que os brasileiros, de modo geral, ficam entusiasmados com a eficiência e conforto do transporte público de San Diego. O ar condicionado do ônibus chega até a fazer você sentir frio, por incrível que pareça! Todavia, conversando com estudantes asiáticos, eles não acham o transporte público daqui tão eficiente, pois acontece dos ônibus ou trolley [espécie de trem urbano] atrasarem alguns minutos (alguns minutos mesmo, nada além de 10 minutos). Mas no país deles isso não acontece.

Mais detalhes: Conheça o transporte público de San Diego

O que você faz no seu tempo livre?

Eu pratico saltos ornamentais no Brasil e aqui fui atrás de piscinas que ofereciam a modalidade. Entrei em contato com um técnico da SDSU (San Diego State University). Ele viu o vídeo de apresentação com meus saltos, me aceitou e hoje estou treinando com a equipe. Isso me estimulou muito a morar em San Diego mais um mês!

Foto: arquivo pessoal/Milena Canto Sae
Milena na piscila da SDSU
Foto: arquivo pessoal/Milena Canto Sae

Uau! E quem mora em San Diego tem muito para fazer? 

San Diego tem muitas praias bonitas, muitas pessoas que praticam surf. No Balboa Park você encontra muitos museus e ainda o estádio de futebol americano e de baseball. Há vários lugares para fazer trilhas e ainda praia de nudismo para quem se interessar.

Como é a vida noturna em San Diego?

Em Gaslamp, uma região de Downtown, há muitas opções de baladas e bares. Todos são cheios e animados!

Como foi passar o Hallowen nos Estados Unidos e morando em San Diego?

São várias decorações para celebrar o feriado: abóboras espalhadas para todos os lados, as cores laranja e preta e as pessoas vestindo fantasias. Para eles, é como se fosse um carnaval. Mas lógico: não tão bom como o nosso, com blocos de rua. Todavia, eles saem fantasiados na rua. Na escola (Converse) fomos fantasiados no dia 31 de outubro.

Falando na escola… O que você está achando da Converse?

Estou fazendo o curso intensivo na Converse San Diego, de manhã e de tarde. De manhã, o curso engloba conteúdos gerais e a tarde faço business class. Gostei muito da escola e do material utilizado. Meus professores sempre estavam muito bem preparados para as aulas e ofereciam atividades extras para facilitar ainda mais o aprendizado. Estabeleci uma boa relação com os professores e funcionários da escola. Vou sentir saudades!

Como você avalia o seu aprendizado?

Fiz três meses de curso de inglês, com carga intensiva. O mesmo teste que fiz no primeiro dia de escola também fiz na última semana. Eram 100 questões. No primeiro, fiz 54 pontos e no exist test fiz 66 pontos. Certamente, melhorei!

Onde você está morando em San Diego?

Moro no Vantaggio Gaslamp. Eu fiquei num quarto duplo, o que foi muito legal, pois tive diferentes roommates (da Suíça, Taiwan, Itália) e pude praticar o inglês.

San Diego, Estados Unidos | Foto: arquivo pessoal/Milena Canto Sae
Morar em San Diego, Estados Unidos

Quais nacionalidades estão por aí em peso?

Brasileiros, árabes e suíços são a maioria.

Veja o vídeo: Intercâmbio em San Diego. EU FUI e recomendo!

Quais foram as principais dificuldades de morar em San Diego, até aqui?

A comida no começo foi um choque. Há muitas opções, porém nem sempre saudáveis. Então, tem que tomar cuidado com as escolhas. O que é “mais fácil” pode não ser bom para a saúde, ainda mais quando se mora ou vai passar um bom tempo aqui.

Como foi o atendimento da Descubra o Mundo?

Gostei muito. A equipe sempre se mostrou disponível em ajudar, mesmo após a venda do programa.

Algum recado para quem está pensando em fazer um intercâmbio e escolher San Diego para morar?

Vem ser feliz aqui! Eu super recomendo!

Foto: arquivo pessoal/Milena Canto Sae
Morar em San Diego

Faça seu intercâmbio em San Diego com a Descubra o Mundo.

ADORAMOS, MILENA!

E se você está pensando em fazer um intercâmbio em San Diego, por que não troca ideias conosco? Pergunte o que quiser nos comentários abaixo (para nós e para a Milena). Vamos falar mais sobre esse destino incrível! Descubra San Diego.

Na dúvida? Confira: Intercâmbio em San Francisco ou San Diego. Qual o melhor?

Leia mais sobre San Diego:

Comentários