em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

EU FUI: Intercâmbio em Malta vale a pena! – Relato ESE Malta –

Intercâmbio em Malta vale a pena! – O nome da seção é EU FUI, mas hoje será adaptada para EU ESTOU (por que não?). Depois da Sandra Botelho nos contar como foi o intercâmbio dela em Malta, é a vez agora dos relatos da Mariana Malagutti, que está neste momento no país e nos traz notícias fresquinhas de lá…

O roteiro da Mari é o seguinte: 12 semanas fazendo intercâmbio na Ilha de Malta estudando inglês (até junho/2014); depois, mais 4 semanas em Roma, estudando italiano; e, em algum momento, esticar a viagem para visitar os novos amigos europeus que fez durante o intercâmbio! Demais, não?

Conexão Malta-Brasil então, neste bate-papo. Veja:


Primeiro, a pergunta clássica: por que escolheu fazer intercâmbio na ilha de Malta?

Depois de muito pesquisar sobre um local para estudar inglês, escolhi a ilha de Malta porque o clima é parecido com o do Brasil e pelas lindas praias, paisagens e arquitetura histórica. Também por ser na Europa, o que facilita conhecer outros lugares. Considerei principalmente a indicação da minha amiga Priscila Zecchini (cujo depoimento também já foi publicado aqui!). Ela também fez um intercâmbio pela Descubra o Mundo em 2013 e ficou apaixonada pelo lugar. Intercâmbio em Malta vale a pena!

Faça seu intercâmbio na Ilha de Malta com a Descubra o Mundo.

E o clima da ilha, é como esperava?

O clima da ilha de Malta é realmente bem parecido com o do Brasil. Estamos na primavera aqui e está bastante calor. O único “problema” é o vento. Na ilha venta bastante, não estava acostumada.


Qual curso você está fazendo neste intercâmbio na ilha de Malta?

Faço o curso General English na ESE Malta. Estudo inglês 20 horas por semana.


O que achou da escola ESE Malta? Vale a pena?

Sim fazer intercâmbio em Malta vale a pena, a ESE Malta é sensacional! Desde o primeiro dia, o staff da escola me fez sentir parte da “família”. Eles estão sempre prontos para ajudar em qualquer coisa. Desde orientação com relação ao visto, até sugestões do que fazer no país, indicações de mapas com as linhas de ônibus… Os meus professores foram incríveis até agora, extremamente didáticos e amigos! A estrutura da escola também é ótima: boas salas de aula, restaurante, biblioteca, internet… Tudo que precisamos. As atividades organizadas pela escola são demais, como welcome parties toda segunda-feira para dar boas vindas aos novos alunos e os tours guiados pelas cidades importantes do país.


Você estranhou o “inglês britânico de Malta”?

Não tive dificuldades. De verdade. Meus professores são malteses, mas eles têm um inglês (britânico) perfeito, sem sotaque! É mais difícil entender o sotaque dos meus amigos estrangeiros, principalmente da Espanha, da Bélgica e da Turquia!


Durante seu intercâmbio na ilha de Malta onde você está morando?

No primeiro mês de intercâmbio em Malta, achei que valeu a pena ficar na moradia da escola e agora estou em uma casa que aluguei por conta própria. Ambas são em Saint Julian’s. A moradia é incrível: um flat com cozinha, sala, dois quartos e banheiro, super próxima à escola. Dividia o quarto com uma coreana e o apartamento todo com mais dois turcos. O prédio é super novo e bem cuidado e tem a vantagem de ter os alunos da mesma escola morando lá. Isso facilitou bastante o processo de fazer novos amigos. Hoje, divido uma casa com mais três pessoas: um espanhol, um belga e uma colombiana. Dividimos a cozinha e dois banheiros. Tem sido uma ótima experiência viver com eles!

St. Julian's, Malta | Foto: arquivo pessoal
St. Julian’s, Malta
Foto: arquivo pessoal/Mariana Malagutti
Intercâmbio na Ilha de Malta

Falando nisso… Já fez amizades no intercâmbio?

Sim. Todos os meus amigos são estrangeiros. Conheci alguns brasileiros, mas estudo e saio sempre com estrangeiros. As nacionalidades mais comuns aqui são Turquia, Coreia e Japão! Os amigos que fiz são da Espanha, Rússia, Bélgica, Suíça, Alemanha, Colômbia, Turquia, Coreia, Japão, China, Líbano, Holanda e Itália. Fazer intercâmbio em Malta vale a pena! Para mim, está sendo incrível! Tanto para aperfeiçoar o inglês (afinal, é a única língua que todos nós temos em comum), quanto para aprender sobre outras culturas.

St. Julian's | Malta | Foto: arquivo pessoal
St. Julian’s
Malta
Foto: arquivo pessoal/Mariana Malagutti
Intercâmbio na Ilha de Malta

Do que você mais gostou, até agora, do seu intercâmbio na ilha de Malta?

É difícil falar o que mais gostei da ilha! Intercâmbio em Malta vale a pena por muitos motivos. As praias são incríveis. Todas as ruas são carregadas de história, as cidades são lindas, tudo é de fácil acesso com transporte público. A população trata super bem os estudantes. As baladas têm entrada free e a comida é ótima!


Como é o transporte público na ilha de Malta?

O transporte público é ótimo também! Comprando a passagem do dia (1,50 euros) você pode utilizar quantos ônibus quiser durante esse dia, apresentando o ticket. Todos os pontos de ônibus mostram o itinerário e os horários que os ônibus circulam por lá. Claro que, no começo, andar com um mapinha no bolso ajuda bastante, mas depois de ficar familiarizado com os locais e as cidades, tudo fica mais fácil. Todos os ônibus mostram o itinerário ao longo da viagem, dando o nome de cada próxima parada, o que ajuda bastante!


E o custo de vida? É caro fazer intercâmbio na ilha de Malta?

O custo de vida é baixo comparado aos outros países da Europa. Você pode encontrar casas compartilhadas para morar num bairro legal por 200, 300 euros por mês. O transporte é super barato, como já disse. A comida é barata também: um pacote de macarrão de marca boa custa € 0,60, por exemplo. E se você quiser comer uma boa macarronada num restaurante não vai passar de € 12. Se for pensar pelo lado financeiro, vale mais a pena fazer intercâmbio na ilha de Malta do que em muitos outros locais da Europa.


Além de estudar em Malta, o que mais você tem feito? 

No meu tempo livre costumo ir à praia! Existem várias opções de praia por aqui, tanto no sul quanto no norte da ilha de Malta. Além, é claro, de Gozo e Comino que são ilhas próximas à Malta com praias belíssimas! Para quem gosta de arquitetura: o pais é cheio de igrejas da época barroca e renascentista. Em uma delas, na capital do pais em Valletta, há duas pinturas de Caravaggio. Além de diversos templos, grutas, cavernas, a vida noturna é ativa com inúmeros bares e baladas! Em Sliema existem diversas lojas e shoppings – é um ótimo lugar para quem gosta de fazer compras! E nada mais gostoso do que fazer um caminhada em Spinola Bay com o mar ao seu lado…


Você acha que durante um intercâmbio em Malta vale a pena viajar para outros lugares?

Sim! Vou viajar para a Sicília junto com a escola. Pretendo visitar meus amigos na Turquia e ainda tenho mais um mês estudando em Roma, na Dilit International House [um segundo intercâmbio que vale a pena fazer nesse momento]. Isso vai facilitar bastante visitar os amigos da Bélgica, Suíça e Espanha que fiz aqui!


Quais dificuldades você tem enfrentado durante o intercâmbio na ilha de Malta?

O inglês em nenhum momento foi uma barreira. Aqui preciso falar inglês 24 horas por dia e logo na primeira semana isso já se tornou natural, parte da minha rotina. Muitas vezes, conversando com a minha família, chego a esquecer como é determinada palavra em português. O clima e a comida são muito parecidos com o Brasil, não senti diferença em relação a isso! Minha maior dificuldade foi cozinhar – algo que nunca fazia, mas que agora aprendi e estou me saindo bem!


Depois de alguns meses viajando por Malta já deu pra sentir saudades de casa?

Vou confessar que ainda não deu tempo de ter saudades, em meio a tantas novidades que acontecem aqui! Além disso, a internet faz com que a distância encurte cada vez mais. Todo dia converso com a minha família e amigos por Skype, Facebook… É como se estivesse de férias.

Veja também: 9 razões para morar, trabalhar e fazer intercâmbio em Malta.
Paceville, St. Julian's | Malta | Foto: arquivo pessoal
Paceville, St. Julian’s
Malta
Foto: arquivo pessoal/Mariana Malagutti
Intercâmbio na Ilha de Malta

Já da pra dizer que seu intercâmbio em Malta valeu a pena?

Meu aprendizado tem sido gigantesco desde o meu primeiro dia em Malta. É um crescimento, acima de tudo, pessoal. O inglês acaba ficando em segundo plano perto de tantas outras coisas que aprendo aqui, como respeitar diferentes culturas e tradições, a importância de ter bons amigos, uma vez que eu cheguei sozinha aqui… A experiência de viver em outro país, bem longe de casa, tem sido incrível. Cada dia, cada semana, aprendendo coisas novas, conhecendo novos lugares e novas pessoas. É um aprendizado constante. Com certeza, faria novamente!


Como tem sido o atendimento da DMI?

O atendimento da DMI é excepcional! É impossível ser melhor! Desde o meu primeiro dia em contato com agência tive um atendimento excelente. O Bruno Passarelli (especialista em intercâmbio da equipe DMI) foi sempre paciente, tirando minhas dúvidas, me dando dicas e conselhos sobre cada destino. O atendimento é tão bom e personalizado que me sinto melhor amiga do Bruno (risos)! Tenho indicado para todos! Aliás, conheço uma pessoa que está fechando um intercâmbio por indicação minha.

George Bay | Malta | Foto: arquivo pessoal
George Bay
Malta
Foto: arquivo pessoal/Mariana Malagutti

Arrasou, Mari! :) Obrigada por dividir essa experiência conosco!

E você que ainda não fechou o seu intercâmbio… O que não falta é informação: mais sobre Malta aqui e sobre St. Julian’s, a cidade dos estudantes, neste post. Leia também as 9 razões pelas quais você deve fazer seu intercâmbio em Malta.

Descubra Malta. Descubra o Mundo. Fazer intercâmbio em Malta vale a pena!


update!

A Mariana já está de volta ao Brasil! Depois de Malta e de Roma, ela fez um balanço do(s) intercâmbio(s) e contou como foi a experiência completa. Gravamos tudo num bate-papo em vídeo! Veja aqui.

Ah!  A Mari gostou tanto da experiência do intercâmbio que virou uma das embaixadoras de Malta da DMI. Em janeiro deste ano, ela foi convidada a fazer parte do time e agora trabalha na agência. Essa história vai render um outro post em breve! =)

Quer ler mais uma experiência de viagem? Então veja este outro depoimento bacana: EU FUI: relatos de um intercâmbio em Malta – Sprachcaffe.

Para mais informações, acesse a página intercâmbio em Malta.

Comentários