em Estudar no Exterior

Pontuação Ielts e Toefl

Você sabe qual o nível de inglês necessário para entrar em uma Universidade no exterior?

Se você está pensando em fazer um curso superior em outro país, já deve saber que é necessário ter um nível avançado de conhecimento na língua inglesa. E para comprovar esse nível, as universidades exigem uma pontuação específica do IELTS e o TOEFL, que são os testes de proficiência em inglês mais utilizados.

https://www.youtube.com/watch?v=1CleXk6ylkw

Antes de mais nada, quando o estudante deseja estudar fora do Brasil, em um país de língua inglesa, a primeira coisa a levar em consideração é o nível de inglês.

Além de ter concluído o ensino médio, um estudante universitário deve ter a base necessária para acompanhar as aulas ministradas em inglês, saber se expressar com clareza e escrever bem. Muitas pessoas possuem o inglês avançado, mas quando fazem um teste de proficiência, podem não alcançar a nota necessária.

Como a maioria das universidades exigem um teste de proficiência como o Ielts ou o Toefl, muitas escolas de inglês oferecem um curso preparatório para essas provas. Assim os alunos que já possuem inglês avançado podem se concentrar apenas nos pontos que precisa e se habituar com o formato da prova.

Saiba mais: Você sabe o que é o Pathway?

Como saber qual teste fazer?

Existem vários testes de proficiência de inglês, como o Cambridge, Toefl, Ielts e PTE. Mas o Ielts e o Toefl são os mais utilizados, pois possuem uma validade. O teste Cambridge por exemplo, é vitalício. Mas nosso conhecimento de uma língua muda com o tempo. Pode melhorar ou ficar enferrujado, não é mesmo?

Como cada instituição educacional pode exigir um exame, o mais indicado é você pesquisar as universidades que deseja cursar e ver qual teste ela pede.

Qual a nota exigida?

Isso também é necessário ver na lista de exigências de cada universidade, pois pode variar. No geral, a maioria das universidades pede uma nota mínima de 6.0/6.5 no Ielts. No entanto, algumas universidades, como as Ivy Leagues americanas, podem pedir nota 7.0.

Veja também: Escolas com perfil executivo

Devo fazer um curso preparatório?

Os testes de proficiência podem ser feitos aqui mesmo no Brasil, em datas específicas. Se você acredita ter o inglês necessário para acompanhar uma aula universitária mas não atingiu a nota mínima do teste, o curso preparatório pode ser o que você precisa.

Outra forma é através do Pathway. é um curso que auxilia o estudante que deseja entrar em uma universidade no exterior. Esse programa é uma das formas de se preparar e alcançar a pontuação no Ielts ou Toefl que a universidade exige.

Ele isenta o aluno de aplicar para a prova de proficiência em inglês, pois já prepara o aluno e garante seu nível. Como essas escolas já possuem parceria com universidades na região, também fica mais fácil escolher e aplicar para o curso superior.

Além disso, o pathway ainda prepara o aluno para o dia a dia na universidade, com práticas de redação acadêmica, apresentação oral, pesquisa acadêmica, etc.

Agora é só analisar qual das duas opções será melhor no seu caso e começar seu planejamento!

Comentários