em Estudar no Exterior

Como se candidatar a um mestrado na Alemanha

Já pensou em fazer um mestrado na Alemanha? Já adiantamos que não é um sonho fácil de ser realizado, pois demanda muito esforço, dinheiro (mesmo se conseguir uma bolsa) e principalmente o domínio do idioma alemão.

Nesse post vamos explicar como se candidatar para um mestrado na Alemanha, quais os requisitos e também compartilhar algumas dicas que facilitam essa empreitada.

Antes de começar seu mestrado na Alemanha, que tal fazer um intercâmbio desse idioma e aperfeiçoá-lo ao máximo, antes de iniciar o curso?

Faça um intercâmbio na Alemanha com a Descubra o Mundo

Saiba mais: Intercâmbio para Alemanha, descubra porque fazer!

Como fazer um mestrado na Alemanha: 5 dicas importantes

1- O idioma é fundamental

Uma dúvida muito recorrente na hora de pensar em fazer um mestrado na Alemanha é se você precisa saber falar alemão. Sim, precisa, pelo fato da maioria dos cursos serem ministrados em alemão.

Por isso, é bom ter pelo menos o domínio intermediário da língua antes de se candidatar para alguma vaga. Uma dica é fazer um intercâmbio para se habituar ao país, e ver se é aquilo mesmo que você quer, pois é fundamental ter domínio antes de iniciar as aulas em uma universidade.

Com isso, além de aprender o idioma, você também conhece mais sobre a cultura, e faz amizades no país que pretende cursar seu mestrado.

Além de ter o domínio, você precisa provar sua fluência através de um dos testes:

Veja também: Intercâmbio na Alemanha, quanto custa? Promoções imperdíveis

2- Que tipo de curso você pretende fazer?

Passando pela “barreira inicial do idioma”, você precisa decidir que tipo de mestrado quer fazer na Alemanha, se será um curso mais específico, normalmente para áreas mais técnicas e pouco exploradas, ou se vai optar por um curso mais abrangente, focando na vida profissional (ou seja, a parte prática do negócio).

O mestrado geralmente tem duração de 2 anos, mas pode variar de acordo com a escolha do curso.

3- Mestrado na Alemanha: dicas para se candidatar

Basicamente você terá que providenciar uma série de documentos. Evidentemente eles deverão estar traduzidos por um profissional antes de serem entregues a universidade.

Em geral, para se candidatar a um mestrado na Alemanha você precisa apresentar o hochschulzugangsberechtigung (HZB), mais conhecido como “comprovante de conclusão do curso superior”, ou o famoso diploma que você recebe na faculdade (mas é uma versão específica para candidatura de vagas em mestrados na Alemanha).

Algumas universidades também pedem comprovante de atividades extracurriculares focadas na área de estudo pretendida, e analisam as notas que o estudante teve ao longo dos anos na faculdade.

Documentação necessária:

  • Cópia do passaporte
  • Cópia do teste de proficiência em alemão
  • Cópia do histórico acadêmico e diplomas
  • Foto
  • Pagamento da taxa de inscrição se for o caso

O ponto mais importante da documentação é dossiê de candidatura, que deve ser enviado à universidade diretamente ou através do site uni assist.

Este site funciona como uma espécie de hub dos dossiês que são enviados para as universidades, mas nem todas estão cadastradas nesse site, por isso é bom ficar atento para ver se sua instituição está cadastrada, se não, você terá que enviar um dossiê a parte.

Confira esta oportunidades: Prepare-se para fazer mestrado no exterior! Veja bolsas em 5 países

4- Quando devo me candidatar?

É recomendável fazer o envio da sua inscrição cerca de dois anos antes do período pretendido para o mestrado, e se atente ao prazo limite de cada universidade que pode variar bastante.

Vale a dica de sempre para não deixar para a última hora, pois você deve revisar atentamente a documentação necessária, afim de não ter que lidar com imprevistos futuros, que podem acarretar na negativa em relação ao pedido de mestrado.

5- Alguma dica extra?

Além de ver tudo com antecedência, existem alguns pontos que você deve ficar atento, tais como:

  • Se candidatar para um visto de estudante com alguns meses de antecedência
  • Encontrar acomodações
  • Preparar seus pertences
  • Providenciar o transporte

Procure escolher uma universidade que você goste (além do curso), pois é onde você vai passar os próximos dois anos da sua vida.

Existem mais de 300 instituições educacionais na Alemanha, e o país é conhecido como líder mundial em ciência, tecnologia e pesquisa.

Se você está procurando por um mestrado de qualidade, existem várias instituições que vão atender seus objetivos. Separamos uma lista com mais de 100 dos Melhores Programas de Mestrado na Alemanha.

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que a maioria das universidades da Alemanha tem consultores que ajudam estrangeiros com dicas para a candidatura, mas se você não puder ir até lá pessoalmente, tente entrar em contato com as universidades diretamente para obter toda a informação necessária.

Na dúvida se deve fazer um intercâmbio antes do mestrado? Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais sobre o assunto:

Veja outras paíse que também oferecem excelentes oportunidades de mestrado:

Comentários