em Estudar no Exterior

Intercâmbio para pós-graduação: documentos necessários e organizações que concedem bolsas

Um programa de intercâmbio para pós-graduação é uma opção enriquecedora, ideal para quem busca aprimorar o idioma e, além disso, focar no aprendizado de assuntos referentes à sua carreira.

Aqueles que buscam e passam por essa experiência conquistam também um importante diferencial profissional, além de adquirir crescimento pessoal por conta das experiências que expandem a mente e a cultura.

Com um diploma conseguido por meio de um intercâmbio para pós-graduação, abrem-se oportunidades de trabalho em empresas nacionais e também em multinacionais.

Atualmente, uma formação interdisciplinar e a vivência internacional são muito valorizadas.

E existem inúmeras maneiras de estudar fora. Neste post, nós vamos conhecer juntos alguns caminhos, organizações que concedem bolsas de pós-graduação no exterior e alguns países que abrem vaga para estudantes estrangeiros.

Já pensou em melhorar seu inglês antes de começar seu curso lá fora?

Baixe nosso e-book gratuito:

Saiba mais: Prepare-se para fazer mestrado no exterior! Veja bolsas em 5 países

Intercâmbio de pós-graduação: por onde começar?

Na maioria dos países lá fora, as aulas se iniciam em agosto ou setembro. Se você pretende se inscrever ou até mesmo pleitear uma bolsa no exterior, fique atento aos prazos, exigências e se planeje com muita antecedência!

Veja mais:

Alguns países que oferecem bolsas integrais ou parciais. Mas como achar essas oportunidades?

O Google é uma ferramenta poderosa que vai te ajudar na busca do melhores intercâmbios de pós-graduação.

Começar o quanto antes a procurar cursos que sejam compatíveis com seu perfil vai ajudar muito. Assim, você já vai entendendo os trâmites necessários, preços e pré-requisitos para ser aceito e se preparar adequadamente.

Para ajudar, já fizemos uma pesquisa na internet e garimpamos algumas informações importantes.

Documentação

Se você quer fazer pós-graduação no exterior, no mínimo, irá precisar de um passaporte válido, histórico escolar e diploma traduzidos por um tradutor juramentado e com apostilamento de Haia.

Esta empresa oferece esse serviço pela internet: Apostila Brasil

Dependendo do lugar e universidade de destino,  serão pedidos também um certificado de proficiência no idioma em que o curso será realizado ou outros testes padronizados pela faculdade.

Algumas escolas oferecem programas de imersão no idioma local em parceria com as agências de intercâmbio, antes do início das aulas universitárias.

Nestes casos, o estudante viaja por volta de três meses antes para se ambientar com o idioma e a vida acadêmica.

Confira este depoimento de um intercambista que fez seu curso preparatório de inglês em Toronto, antes de ingressar na Universidade dessa cidade:

Veja também: ILSC Pathway o curso que irá garantir sua preparação para faculdade no exterior

Veja uma lista dos documentos normalmente exigidos para fazer um intercâmbio para pós-graduação:

  • Passaporte válido
  • Visto de estudante conforme as exigências do país
  • Comprovação de renda durante seu tempo de estudo
  • Diplomas traduzidos
  • Histórico escolar escolar traduzido
  • Carta explicando os motivos porque quer fazer aquela pós-graduação
  • Cartas de recomendação de professores que conhecem seu desempenho acadêmico

Além disso, alguns países também exigem que se faça um exame médico completo e que se pague um seguro de saúde durante sua estadia por lá.

Bolsas de Estudo de intercâmbio pós-graduação

Organizações para agilizar seu intercâmbio de pós-graduação no Brasil

Os custos de uma viagem como esta, são um dos principais limitadores para aqueles que sonham estudar fora. Mas não se preocupe, como dissemos, vários países oferecem bolsas de estudo.

Ao contrário do que muitos pensam, seguindo as normas e com dedicação, é possível conseguir uma bolsa. Basta determinação!

Selecionamos diversas informações, apuradas pelo Portal da Indústria. Segundo esse site, existem alguns programas brasileiros que oferecem bolsas integrais ou parciais para o exterior.

Veja alguns deles:

CAPES

A CAPES, (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) por exemplo oferece diversos tipos de bolsas que cobrem estudos em doutorado, doutorado-sanduíche (metade do curso é realizado no Brasil e a outra metade no exterior), estágio de pós-doutorado e outros cursos.

FAPESP

A FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, oferece bolsas tanto no Brasil, especificamente no estado de São Paulo, e também no exterior.

Os tipos de bolsas oferecidas são:

  • Treinamento técnico
  • Iniciação científica
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Doutorado direto
  • Pós-doutorado

Além de disso, também agiliza participação em pesquisas e estágios no exterior.

Fundação Lemann

Uma importante iniciativa privada desenvolvida por um do sócios da AMBEV, tem ajudado muitos estudantes a realizarem o sonho da pós-graduação fora. É voltada para pessoas comprometidas com o desenvolvimento de nosso país.

Veja mais aqui: Fundação Lemann

Banco Santander

As bolsas disponibilizadas pelo banco Santander são voltadas a universitários de graduação e pós para instituições de ensino apenas nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, China e Portugal.

Além dessas dicas de instituições nacionais que podem te ajudar a fazer um intercâmbio de pós-graduação no exterior, confira também programas de iniciativa de outros países:

Intercâmbio para pós-graduação na Europa

Intercâmbio para pós-graduação na América do Norte

Cidades da América do Norte, como Boston e Toronto, concentram excelentes cursos de pós-graduação!

Confira algumas mais dicas de nosso blog:

Intercâmbio para pós-graduação em outros continentes

E se você acha que fazer um intercâmbio de idiomas antes de seu curso de pós-graduação pode ser caro, veja estas ofertas especiais:

Intercâmbio Institucional 728x90

Confira depoimentos de quem fez intercâmbio e se beneficiou muito disso:

Comentários