em Estudar no Exterior

Considerando as profissões do futuro? Esteja um passo à frente: descubra os melhores cursos sobre fintech da gringa!

As fintechs são, sem dúvida, um fenômeno global e vêm remodelando o modo com que lidamos com as nossas finanças. Propondo otimização e inovação para os usuários, essas empresas entraram no nosso dia-a-dia das mais diversas formas; bancos digitais, cartões e carteiras virtuais, transferências de dinheiro em um clique, e muito mais.

Não é novidade que o cenário das fintechs está em constante ascensão. Em 2019, no Brasil, essas empresas de tecnologia financeira tiveram um crescimento de 34% em relação ao ano anterior, e estima-se que o mercado global das fintechs valha aproximadamente 305,7 bilhões de dólares até 2023.

Já deu para perceber que, para estar alinhado com o mercado de trabalho e com o futuro dos negócios, é extremamente importante conhecer mais sobre o universo das fintechs, não é mesmo?

Neste artigo, dividimos o nosso conhecimento com você e damos uma ajuda internacional, listando os melhores cursos sobre fintech que você pode encontrar ao redor do mundo!

Então, aperte o cinto, e venha conhecer quais são estes cursos sobre fintech e por que você deveria considerar esse investimento para o seu futuro.

Por que um curso sobre fintech?

Considerando o crescente cenário mundial das fintechs, as grandes e tradicionais instituições bancárias e financeiras, passaram a investir mais em soluções tecnológicas, buscando adaptação e maior aceitação dos usuários.

De acordo com “Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019” da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 60% das transações bancárias no Brasil são efetuadas através dos canais digitais.

Veja abaixo um vídeo do Ted Talks em que Chris Skinner — uma das pessoas mais respeitadas do ramo de tecnologia no Reino Unido — comenta sobre como a geração millennial está reinventando o mundo das finanças.

Além disso, todas as áreas do comércio que envolvem tecnologia são de alguma forma, afetadas pelas inovações das fintechs, que muitas vezes se tornam modelos para estas outras indústrias.

É possível afirmar que, com o aumento de investimentos em tecnologias, a ascensão das fintechs no mercado financeiro e a preferência dos usuárias pelos meios digitais, criou-se uma necessidade de mão de obra especializada e conhecimentos aprofundados em todos os âmbitos das empresas de tecnologia no ramo financeiro.

Então para conhecer mais sobre a segmentação fintech é preciso entender o que está por trás, em todos os aspectos do negócio: inovações financeiras, tecnológicas e de negócios, novos processos, modelos de negócios, novos softwares e aplicativos. 

A área financeira-tecnológica é abrangente e, ainda, não possui um formato exato, portanto pode ser moldada e permite explorar diversas carreiras. Por exemplo, um aluno que possui qualificação avançada em fintech pode buscar empregos na área de segurança cibernética, inovação, gestão de riscos e compliance, gestão de riquezas e analista de dados.

Já pensou estar qualificado e entender sobre todos os âmbitos que envolvem uma fintech? Ser capaz de, em maneiras inovadoras e eficientes, entrar no mundo financeiro do futuro? 

Veja abaixo, os melhores (e mais completos) cursos oferecidos em diversos países de língua inglesa, que irão, além de te qualificar para as profissões do futuro, abrir as portas do mercado internacional.

Cursos sobre fintech presenciais ao redor do mundo

Reino Unido

1. MSc in Fintech, Risk and Investment Analysis

A Universidade de Sussex, que está entre as 50 melhores universidades do mundo, oferece um Master em Fintech e Análises de Risco em Investimentos com duração de um ano. Uma especialização com foco em consultoria localizada na cidade de Brighton, na Inglaterra.

2. Fintech – Innovative Banking Course

O curso Fintech e Inovação Bancária tem duração de dois dias e é oferecido pela Imperial College Business School, em Londres, na Inglaterra. Trata-se de um programa para profissionais que já possuem certa experiência, e que pretendem ter um conhecimento aprofundado em fintechs da área bancária.

3. MSc Financial Technology

Oferecido pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, na Escócia, o curso de Mestrado de Tecnologia Financeira foi eleito o segundo melhor curso em Finanças e Contabilidade pelo Guia Universitário do Reino Unido 2020 e tem duração de um ano.

Estados Unidos

1. MBA Specialization in Fintech

Oferecido pela NYU (New York University – Stern School of Business), em Nova Iorque, o Mestrado com especialização em Fintech é um dos cursos mais completos de Fintech dos Estados Unidos.

2. Fintech Intensive

O curso de Fintech Intensivo oferecido pela Universidade Cornell, uma das maiores universidades da Ivy League, foi desenhado para os diferentes programas de MBA da escola de negócios Samuel Curtis Johnson e tem duração de sete semanas (durante a Primavera). Neste curso os alunos aprofundam seus conhecimentos sobre fintech e põe em prática o conteúdo estudado. 

Canadá

1. Financial Technology Graduate Certificate

A Certificação em FinTech tem foco principal no desenvolvimento da tecnologia do mundo financeiro e do empreendedorismo, possui duração de dois semestres, ou oito meses, e é oferecida pela Seneca College que está localizada em Toronto.

2. Financial Technology and Innovation

O Programa de Inovação e Tecnologia Financeira tem duração de dois dias, está localizado  em Toronto, e é oferecido pela Escola de Negócios Smith da Queens University. Foi desenvolvido por dois profissionais experientes da área de fintech para gerentes e investidores que desejam adquirir os conhecimentos e as qualificações necessárias para sair a frente do mercado.

Austrália

1. Graduate Certificate of Financial Technologies

Certificado em FinTech com duração de um ano, oferecido pela Universidade de Tecnologia da Swinburne, na cidade de Hawthorn. Destinado a pessoas interessadas pelo tema, pois abrange diversas áreas do mercado fintech.

2. Financial Technology

Pós-graduação na área de tecnologias financeiras oferecida pela UNSW Escola de Negócios de Sydney, tem duração de três semestres, e objetivo de compreender o processo de pensamento inovativo por trás das startups.

Outros países

1. Fintech Foundations for NonTechnical Executives

O curso Fintech Foundations for Non Technical Executives tem duração de dois dias, é oferecido pela Universidade Chicago Booth em seu campus de Hong kong. O programa tem foco principal no mercado asiático de fintechs, lar das maiores fintechs do mundo.

2. MSc in Fintech

O Mestrado em Fintech tem duração de um ano e é oferecido pela universidade da

Irlanda (National College of Ireland). Abrange as mais diversas áreas das fintechs e é designado para pessoas graduadas em cursos de áreas financeiras.

3. International Master In Fintech, Finance and Digital Innovation (Fintech)

O Mestrado internacional de Fintechs, Finanças e Inovação Digital tem duração de 12 meses e é lecionado em diversos campi universitários espalhados pela China e Europa, como na Itália, França, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Alemanha.

Cursos sobre fintech online

1. Oxford Fintech Programme 

O Oxford Fintech Programme é um curso de estratégias inovadoras de fintech online oferecido pela Universidade de Oxford, localizada na Inglaterra. Tem duração de 8 semanas e oferece auxílio capacitado e um plano de negócios sob medida para o seu projeto.

2. Introduction to FinTech

Curso de Introdução a FinTech, com duração de seis semanas, oferecido pela Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos. Utiliza diversos estudos de caso para facilitar a aprendizagem e expor o cenário na prática.

3. Advanced Program in Digital Economy, FINTECH and Intelligent Society 

O Programa Avançado em Economia Digital, Fintech e Inteligência Social, oferecido pela CEU IAM Business School (Institute for Advanced Management), em Madrid, Espanha, com total de 120 horas. 

E você, ficou interessado nos cursos sobre fintech que listamos acima? 

Se você está considerando aprender ou fortalecer seu inglês, entre em contato com a Descubra o Mundo para saber mais sobre aplicações, datas, prazos, certificações necessárias e claro, sobre os preços e condições de pagamento. 

————————————————————————————————————————Este post foi escrito pela equipe da Fintech, o melhor portal de fintechs do Brasil. Visite nosso site e saiba tudo sobre o mercado de fintechs!

Comentários