Espanha, um dos destinos mais procurados
Moderna, vibrante, histórica. A Espanha não é só um polo turístico, mas também um centro de ensino e de cultura, que atrai estudantes do mundo todo. Segundo a Fedele (Federación de Escuelas de Español como Lengua Extranjera), o país recebe cerca de 250 mil estudantes de idioma por ano, o que o deixa atrás apenas dos destinos clássicos para estudar inglês. A maioria dos intercambistas vem dos vizinhos da Europa.
Vivem na Espanha 47 milhões de pessoas divididas em um território de diferentes temperaturas, comidas, gostos e regras. Sobre a Espanha, e o clima? O clima é variado ao longo do território, predominando o tipo mediterrânico. Esse é um dos países mais montanhosos da Europa, que tem contato com o Mar Mediterrâneo e com o Oceano Atlântico.
Enquanto o dia da sua viagem à Espanha não chega, se encante com 5 filmes que vão te fazer enlouquecer de vontade de estar logo lá!
Tudo sobre a Espanha: sua geografia!
Por ser um país relativamente grande para padrões europeus e altamente fragmentado, cada pedacinho tem sua cara própria. Vamos à explicação: ao todo, são 17 comunidades. Cada uma delas com diferentes níveis de autonomia, administrando de forma local seus sistemas de saúde, educação, segurança pública. Nesse sentido, políticas separatistas fazem parte da história e são motivos de discussões e conflitos internos até os dias de hoje. Apesar do espanhol (ou castelhano) ser a língua oficial, as comunidades têm, inclusive, dialetos próprios.
Mas não há motivos para preocupação. O estrangeiro que quiser estudar espanhol vai encontrar uma infinidade de opções de escolas e localidades e não terá a menor dificuldade em se comunicar por meio do espanhol clássico. Os dialetos existem, mas são, de fato, “coisa de nativo”. Uma coisa boa a se saber sobre a Espanha: ao viajar para lá, você vai descobrir uma cultura nativa arrepiante.
Mesmo diferentes entre si, os “povos” espanhóis são encantadores de norte a sul! Hospitaleiros, simpáticos, festeiros, fãs de esportes, apreciadores de boas bebidas e comidas. Falando em comida…
A famosa siesta espanhola
Não se assuste se você estiver pela rua e, de repente, próximo às duas da tarde, tudo fechar. Não é feriado. Nem Copa do Mundo. Muito menos arrastão! É a famosa siesta – fenômeno suuuper típico da cultura espanhola. O que acontece é que entre 14h e 16h, mais ou menos, estabelecimentos comerciais fazem uma (longa e tardia) pausa para o almoço, seguida por uns minutinhos a mais de descanso. Pode parecer algo quase inacreditável, mas trata-se de um ritual diário e sagrado, praticado por, sei lá… 80% dos trabalhadores e comerciantes. A exceção fica por conta das lojas maiores e/ou localizadas em áreas extremamente movimentadas e turísticas, que preferem manter-se abertas. Mais um ponto positivo sobre a Espanha: descanso é fundamental!
Na Espanha, o seu intercâmbio pode acontecer em Madri, Barcelona, Granada, Marbella, Salamanca ou Valência. DEUS AJUDE NESSA DECISÃO! Uma cidade parece melhor do que a outra, com encantos e charmes próprios. De qualquer forma, falaremos sobre todas aqui, nos próximos posts, para elucidar algumas questões e tentar amenizar o sofrimento da escolha. E adianto: definitivamente, neste país, não há espaço para arrependimentos! Tudo é bom em qualquer lugar. Descubra sobre a Espanha.

______
FICHA TÉCNICA
País: Espanha
Capital: Madri
Clima: variado ao longo do território, mas predominantemente mediterrâneo.
Visto: desnecessário para quem ficar até 90 dias
Moeda: euro (valorizado em relação ao real)
Comentários