Descubra a Espanha: toda boa de norte a sul
Dicas de Madri dadas por um autêntico madrilenho
Leia nosso bate-papo:
Na sua opinião, o que Madri tem que as outras cidades não têm?
Uma oferta de entretenimento, dificilmente comparável, para todos os públicos, gostos, bolsos e para qualquer hora do dia.
O que os jovens morando em Madri gostam de fazer no tempo livre? Quais são os programas mais populares?
¡”Botellón”! Hahaha. O botellón é a ação de ficar em grupos bebendo, em parques ou praças, antes de entrar em bares ou baladas. É uma opção muito popular entre os jovens por um motivo econômico. É barato e possível num país que, a níveis europeus, que tem um ótimo clima. O botellón está se tornando cada vez mais difícil pelas novas reformas legais que o perseguem, mas o espanhol se vira para beber na rua. O Faro de Moncloa é lugar de encontro aos fins de semana antes de entrar nas baladas da área, como Copérnico, Penélope ou Inn.

Foto: arquivo pessoal
Dicas de quem mora em Madri
Também é muito popular o “tapeo”. Existe um grande desconhecimento acerca das tapas. Uma tapa autêntica é gratuita! É uma pequena porção de comida tradicional espanhola como acompanhamento da bebida. Pagamos a bebida, mas a porção é de graça, mas escolhida pelo garçom. Os locais mais turísticos cobram pelas tapas aproveitando-se da sua fama internacional. Cada dia é mais comum encontrar cardápios de tapas em muitos bares/restaurantes. Mas uma dica de Madri para aproveitar a tapa tradicional é ir em botecos tradicionais, que são os que têm propaganda de toros, de futebol com as cores dos times ‘Real’ e ‘Atleti’, uma grande perna de porco pendurada no teto, garçom careca “pouco limpo” e caipiras cotucando os dentes com um palito e assistindo futebol. Isso é Espanha! Hahahaha. Nas ruas perto da Puerta del Sol, como a Carrera de San Jerónimo ou Tetuán, há muitos botecos deste tipo.

Dicas de Madrid, Espanha
Uma das dicas de Madrid é que nos meses de março e abril começa a temporada de “terraceo”. Na cidade, a primavera é ensolarada, mas não muito quente – um cenário perfeito para colocar as mesas no exterior dos bares de tapas. O espanhol não precisa de grande luxo: cerveja com tapa, sweater leve, óculos de sol e um agradável papo entre colegas até o cair do sol. Um bairro para o terraceo? La Latina.
Quais são as comidas e bebidas típicas de Madrid?
O cocido madrileño é o prato mais típico e famoso de Madri. É um prato pesado, por isso só o recomendo para almoçar. É composto de frango, carne bovina, chorizo, batata, fideos (macarrão), jamón (presunto), vegetais, garbanzos (grão de bico) e morcilla. Pode-se comer como único prato ou como três: sopa com os fideos e o caldo resultante, garbanzos com batata e vegetais e, o último, a carne com frango, chorizo, jamón e morcilla.

Madrid, Espanha
Dicas de Madri
Outra dica de Madri é aproveitar ao máximo os produtos mais típicos da Espanha, (facilmente encontrados na cidade) especialmente ibéricos variados [os ‘ibéricos’ são equivalente aos nossos ‘frios’ e são compostos especialmente por carnes de porco defumadas]. Exemplos: jamón, lomo embuchado, chorizo, salchichón, fuet, salami, cecina, morcilla, sobrasada. Também há a sangría, bebida espanhola feita de vinho com frutas, açúcar e canela. Tortilla de patata (espécie de omelete), croquetas (croquetes), boquerones (sardinha) em vinagre, toreras (espeto de azeitonas, cebola e pimentão), torreznos (torresmo)… Mmmmmm.
Em quais bairros é possível encontrar boas opções de restaurantes e bares não-turísticos, a preços acessíveis?
La Latina e Huertas.

Madri, Espanha
Foto: Siu Madrid
Dicas de Madri
Quais os bares e baladas mais populares entre os jovens de Madri?
no quesito bares e baladas minhas dicas de Madri são o bar: La Sureña, ao lado da Puerta del Sol, Gran Vía. Balada: Pachá, na rua Fuencarral, Metro Tribunal. E também Kapital, em Atocha. Em ambas têm que ir bem elegante (não pode entrar de tênis).
Governo espanhol congela taxas aeroportuárias até 2025
Como os madrilenhos vêm os estudantes estrangeiros?
A Espanha é o país da Europa que recebe maior número de estudantes de programas europeus de intercâmbio e é o país europeu com maior número de estudantes. Isso mostra a mentalidade aberta do espanhol. No ambiente universitário há muitos estrangeiros. Eles organizam festas temáticas onde você escutará linguas de todos os cantos do mundo. O programa de intercâmbio ‘Erasmus’ é o mais famoso da Europa.
Os nightclubs mais famosos de Madri organizam baladas ‘Erasmus’ de segunda a sexta-feira. A mais conhecida é a balada às segundas na sala Joy Eslava, rua Arenal, no centro. Os bairros perto de Ciudad Universitaria, como o Metropolitano ou Guzman el Bueno, também têm baladas muito populares, como a Ricorda, Cats ou Don Friolera (“el Donfri”). Madri é uma cidade muito cosmopolita e com muitos brasileiros.
Qual é o melhor bairro para um estudante estrangeiro morar em Madri? Por que?
O melhor bairro para um estudante morar em Madri é o Metropolitano porque fica perto de Ciudad Universitaria e tem muitas residências universitárias. Além disso, a maioria dos apartamentos são compartilhados por estudantes. Os bares dessa área são dedicados exclusivamente ao público universitário com preços populares e festas temáticas.
Na sua opinião, como a crise europeia tem afetado o país e, em especial, Madri?
Tópico delicado. A taxa de desemprego na Espanha é a mais alta da Europa e afeta especialmente os jovens. Além disso, existe muita precariedade no trabalho e existe uma economia “paralela”. Mas isso não tem efeito nos estrangeiros que vão lá para estudar. O que Madri precisa é exatamente isso: turismo, motor da economia espanhola. Madri está cada dia mais cara, mas continua sendo mais barata que outras grandes capitais europeias como Paris ou Londres.
Veja também: Madri numa boa
Do que você mais sente falta em Madri?
Do transporte público. É um modelo de nível nacional e internacional. Poucos metrôs do mundo são melhores do que o metrô de Madri, que chega a qualquer lugar, é rápido, seguro e limpo. No Brasil, usar carro é o mais cômodo, mas lá é o contrário porque é muito difícil achar estacionamento e os parkings do centro são caros. Sinto falta também da comida. O Brasil tem uma boa e variada gastronomia, mas para mim, é muito difícil achar produtos ibéricos que adoro como fuet e lomo embuchado. E é óbvio: o futebol. Adoro a ESPN Brasil e a cobertura que fazem da Liga Espanhola, mas nada como ir ao estádio Vicente Calderón, do lado do rio Manzanares, e curtir com a melhor torcida da Espanha. ¡Aupa Atleti!

Madri, Espanha
Foto: arquivo pessoal
Dicas de Madri
___
Gostou das dicas de Madri? Se você tem outras dicas ou mesmo dúvidas sobre estudar ou morar em Madri, escreva nos comentários abaixo :) Descubra Madri.
Comentários