em Canadá

O básico e o útil do visto canadense

Você vai precisar de visto para ir ao Canadá. Existem diferentes tipos disponíveis, mas vamos às opções que, de fato, interessam aos intercambistas!

Quem vai estudar no Canadá, vai precisar de um visto que permita a estadia temporária.

PARA QUEM VAI FICAR MENOS QUE 6 MESES:

Turismo e Estudo

Visto Canadense de Múltiplas Entradas: permite que você entre no país diversas vezes enquanto estiver válido.

– Validade: variável de acordo com a validade do passaporte (no Brasil a validade máxima do passaporte é de 5 anos, portanto a válida máxima do visto seria de 5 anos).

– Para quem: quiser aproveitar para conhecer também outros países – por exemplo, os da América Central;

– Por quanto: R$ 262
– Em quanto tempo: cerca de 10 dias úteis

Documentação necessária: Formulários de visto para o Canadá; Duas fotografias recentes com fundo branco e com tamanho 3cm x 5cm; Passaporte válido ou passaportes anteriores se houver; cópia do RG; prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá; comprovação de vínculos sociais e econômicos com seu país de origem; comprovação acadêmica (última ou atual);

PARA QUEM VAI FICAR MAIS QUE 6 MESES:

1. Visto de Canadense com Permissão de Estudos: permite múltiplas entradas, ou seja, você poderá sair do Canadá e regressar, enquanto ainda estiver estudando na instituição que emitiu a documentação para solicitar o visto.

– Validade máxima: variável de acordo com a duração do programa + 15 dias de tolerância. Obs: a validade pode ser prorrogada em território canadense, mediante aprovação da imigração.
– Para quem: vai estudar e morar no país por mais de 6 meses. São enquadradas neste visto situações como: cursos mais longos de idioma, programas universitários ou combinados (estudos + trabalho – remunerado ou não)
– Por quanto: R$ 265
– Em quanto tempo: cerca de 20 dias úteis

Documentação necessária: Formulários de visto para o Canadá; duas fotografias recentes com fundo branco e com tamanho 3cm x 5cm; passaporte válido ou passaportes anteriores se houver; cópia do RG; carta de aceitação emitida por uma instituição de ensino canadense; prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá; comprovação de vínculos sociais e econômicos com seu país de origem; comprovação acadêmica (última ou atual); certificado de aceitação da província do Québec (CAQ – Certificat d’acceptation du Québec), se você for estudar em Québec por mais de 6 meses. Dependendo do tempo de permanência, o consulado poderá solicitar que você faça exames médicos.

 _______

Consulados do Canadá:
– São Paulo: Av. das Nações Unidas, 12901 – 16º andar, Torre Norte – Itaim Bibi – (11) 5509-4343
– Rio de Janeiro: Av. Atlântica, 1130 – 13º andar – Atlântica Business Center – Copacabana – (21) 2543-3004

Sites úteis: 

Governo canadense

Centro de Requerimentos de Visto 

Precisa de ajuda? Nós podemos lhe ajudar a tirar o seu visto canadense, tendo interesse é só entrar em contato conosco. Descubra o Mundo

Comentários

comentários