em Documentação

Passaporte válido por 10 anos, o que mudou?

O governo anunciou que os passaportes brasileiros serão válidos por 10 anos, ao invés de cinco. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de dezembro de 2014.

A Polícia Federal informou em nota que um grupo de trabalho será constituído para implementar essas alterações ainda 2015. Isso significa que, apesar de a mudança já ter sido anunciada, por enquanto, os passaportes atuais continuam com o prazo de validade de cinco anos. Por isso, para já, nada muda. Não se sabe ainda a data exata em que os documentos serão emitidos com a nova validade. Por isso, teremos que aguardar novas informações… Mas, mesmo assim a notícia de que os passaportes brasileiros serão válidos por 10 anos ajuda e muito a galera que ama viajar, mas que constantemente tem que renovar.

Passaporte válido por 10 anos, mais rapidez na emissão de documentos

Como a renovação vai passar a acontecer em um intervalo maior de tempo, já que os novos passaportes brasileiros terão 10 anos de validade, a expectativa é de que o processo de emissão de novos documentos seja mais rápido (ótimo!). A decisão, segundo o Itamaraty, segue uma tendência mundial.

Agora que você já sabe a nova validade do passaporte, descubra como fazer intercâmbio

Se você tem um passaporte antigo, aquele de cor verde, ainda pode utilizá-lo regularmente até a data de vencimento. Desde 2010, os passaportes são emitidos em cor azul e a taxa de confecção é de R$ 156,07 [Saiba mais sobre o procedimento completo no passo a passo de como tirar o passaporte].

passaporte brasileiro válido por 10 anos
Passaporte brasileiro válido por 10 anos

Vale lembrar que um novo passaporte pode ser expedido a qualquer momento. Não é preciso esperar vencer o documento para solicitar uma nova versão.

Aliás, se o seu está se aproximando da data de vencimento, vale a pena dar início ao procedimento de emissão, já que alguns países só aceitam passaportes com validade inferior a seis meses [Leia também: Passaporte: atenção para as novas regras em países europeus].


Dito isso, vamos aguardar mais novidades. Enquanto isso, prepare o passaporte e escolha o destino. Descubra o Mundo.

Faça seu intercâmbio com a DMI: centenas de escolas no mundo inteiro!

Comentários