Tudo o que você precisa: um passaporte
Muita atenção para as novas regras de passaporte na Europa!
Na prática, é o seguinte:
- Se você vai passar 10 dias na Europa, precisa desembarcar com o passaporte brasileiro válido por 3 meses e 10 dias;
- Para passar 15 dias, passaporte com validade de 3 meses e 15 dias;
- Para ficar um mês (ou mais), passaporte com validade de 4 meses.
Basicamente a nova regra do passaporte exige que se você for fazer intercâmbio na Espanha por 30 dias e deixar o país, suponhamos, no dia 2 de julho, seu passaporte obrigatoriamente deve ser válido até 2 de outubro. Essa “conta” será feita no aeroporto do Brasil, durante a checagem de documentação.
Na Inglaterra, que não faz parte do acordo, tudo continua igual. Lá, atenção redobrada: o prazo de validade do passaporte é ainda maior – seis meses. Para entrar na Irlanda, o passaporte brasileiro deve ter no mínimo 1 ano de validade.
A falta de conhecimento das novas regras de passaporte tem surpreendido muitos turistas e intercambistas, que são impedidos de embarcar nos aeroportos brasileiros. A recomendação? Se o seu passaporte for expirar (nas regras acima) antes da volta da viagem, o ideal é já solicitar um novo documento à Polícia Federal antes de partir para o intercâmbio.
O ideal mesmo, independentemente do destino, é nunca deixar o passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar. E, claro: sempre se informar com antecedência sobre as regras de imigração do país. Descubra o Mundo.
Passaportes brasileiros serão novamente válidos por 10 anos (entenda a mudança)

Atenção com a validade
+
Ainda não tem passaporte? Saiba como tirá-lo aqui.
Perdeu o passaporte durante o intercâmbio? Saiba o que fazer aqui.
Outras dúvidas sobre a documentação necessária no intercâmbio? Consulte a equipe DMI.
Comentários