em Documentação

Atenção às novas regras de passaporte na Europa

Quem está pensando em fazer intercâmbio na Europa deve ficar atento às novas regras de passaporte, em especial, à validade do passaporte. Desde julho de 2013, mudaram as regras da validade mínima contada a partir da data de saída do velho continente. Essa mudança vale para os 26 membros do Tratado de Schengen – acordo que envolve países como Espanha, Malta, França, Alemanha, Itália, entre outros.

Tudo o que você precisa: um passaporte

Muita atenção para as novas regras de passaporte na Europa!

Na prática, é o seguinte:

  • Se você vai passar 10 dias na Europa, precisa desembarcar com o passaporte brasileiro válido por 3 meses e 10 dias;
  • Para passar 15 dias, passaporte com validade de 3 meses e 15 dias;
  • Para ficar um mês (ou mais), passaporte com validade de 4 meses.

Basicamente a nova regra do passaporte exige que se você for fazer intercâmbio na Espanha por 30 dias e deixar o país, suponhamos, no dia 2 de julho, seu passaporte obrigatoriamente deve ser válido até 2 de outubro. Essa “conta” será feita no aeroporto do Brasil, durante a checagem de documentação.

Na Inglaterra, que não faz parte do acordo, tudo continua igual. Lá, atenção redobrada: o prazo de validade do passaporte é ainda maior – seis meses. Para entrar na Irlanda, o passaporte brasileiro deve ter no mínimo 1 ano de validade.

A falta de conhecimento das novas regras de passaporte tem surpreendido muitos turistas e intercambistas, que são impedidos de embarcar nos aeroportos brasileiros. A recomendação? Se o seu passaporte for expirar (nas regras acima) antes da volta da viagem, o ideal é já solicitar um novo documento à Polícia Federal antes de partir para o intercâmbio.

O ideal mesmo, independentemente do destino, é nunca deixar o passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar. E, claro: sempre se informar com antecedência sobre as regras de imigração do país. Descubra o Mundo.

Passaportes brasileiros serão novamente válidos por 10 anos (entenda a mudança)
Novas regras de passaporte | Atenção com a validade
Novas regras de passaporte
Atenção com a validade

 +

Ainda não tem passaporte? Saiba como tirá-lo aqui.

Perdeu o passaporte durante o intercâmbio? Saiba o que fazer aqui.

Outras dúvidas sobre a documentação necessária no intercâmbio? Consulte a equipe DMI.

Onde ficar quando for estudar no exterior? Confira 4 dicas práticas!
Agora, cães e gatos podem tirar passaporte

Comentários