em Documentação

Como tirar o passaporte?

Quer fazer uma viagem ou intercâmbio? Uma das primeiras coisas que deve pensar é no passaporte. O passaporte é seu documento oficial de identidade para que se identifique em outro países em entradas, saídas ou vistos. Ele é emitido pela Polícia Federal.

No Brasil, existe o Passaporte Comum, o Passaporte de Emergência, Passaporte para estrangeiros e o Passaporte Laissez-Passer. Então se você é nascido no Brasil, não tem uma viagem emergencial próxima, provavelmente irá tirar o Passaporte Comum.

Saiba mais: Visto de turista x visto de estudante

Para países do Mercosul, nós brasileiros não precisamos entrar com um passaporte. Um RG servirá como documento de identidade nesses países, contanto que tenha sido emitido nos últimos 10 anos.

Mas se estiver pensando em ir para qualquer outro país, deverá tirar seu passaporte.

O que é necessário para tirar o passaporte?

Ao solicitar o passaporte, você deve atender às seguintes condições:

  • Ter feito alistamento eleitoral, caso se aplique
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais (ter votado ou justificado)
  • Não ser procurado pela justiça
  • Reunir a documentação necessária
  • No caso de homens, estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório

Como tirar o passaporte

O processo para tirar o passaporte é bem simples. É necessário preencher um formulário eletrônico. Após o preenchimento, será gerado automaticamente a taxa do passaporte, que deverá ser paga, para então poder agendar o atendimento. O passaporte comum custa R$ 257,25, e o de emergência custa R$ 334,42.

Com seu atendimento agendado, é só comparecer na unidade escolhida, na data e horário marcados, com os documento originais necessários (veja a lista AQUI), onde tirára uma foto e coletar impressão digital.

Preciso já ter passaporte para comprar minha viagem?

Não. Se você possui uma viagem agendada para daqui a 6 meses ou mais, tudo bem tirar seu passaporte após a compra da viagem ou intercâmbio. Entretanto, se o seu destino exigir visto, é necessário aplicar com antecedência e para isso, é preciso ter o passaporte. Então fique atento!

Viu como é simples? Agora é só começar a planejar seu intercâmbio com a Descubra o Mundo o/

Comentários