em Dicas

Tudo o que você precisa: um passaporte

Você precisa de um passaporte. E só vai compreender o porquê enquanto aprecia uma bier em um bar de Berlim ou enquanto se move pelo underground londrino, sem pressa, brincando de identificar idiomas e sotaques alheios. Você só vai entender quando os auto-falantes soarem com as chamadas islâmicas nas mesquitas de Marrakech ou quando experimentar a sorte do encontro, do outro lado do mundo, ao descobrir que todos nós temos “irmãos” espalhados por aí…

Você vai entender que tudo o que faltava na sua vida era um passaporte quando comer o pastel de Belém em Lisboa, as tapas em Madrid ou quando experimentar as autênticas enchiladas mexicanas. Mas em Roma, quando o seu passaporte for carimbado, o seu paladar nunca mais será o mesmo e aí você vai entender…

Você vai entender também quando sorrir sozinho ao escorregar sem jeito em algum ponto do Valle Nevado, ao se levantar depois de alguns “caldos” no mar agitado e cristalino de Gold Coast ou ainda quando estiver extasiado pela beleza histórica de Jerusalém.

Você vai agradecer por finalmente ter tirado um passaporte quando chegar a Paris, olhar no horizonte e perceber que, sim… Paris existe.

Você perceberá que realmente precisava de um passaporte quando se esforçar para chegar, para ir, para vir, para entender e ser entendido. E quando conseguir, vai concluir que nada é tão difícil quanto parece.

Derreter no verão ou lutar para sobreviver no inverno canadense é preciso. Assim como explorar o mundo que existe dentro de Tokio, assistir a um emocionante tango portenho ou deixar se surpreender pelo talento de um artista solitário que toca jazz em uma rua da imensa Nova York.

Ler, comer, acordar, conviver, experimentar, andar, explorar, falar, ouvir, conhecer, apreciar, observar, dividir, sentir, compartilhar, aprender, questionar… Tudo junto, de uma vez? Só depois que tirar o passaporte.

Definitivamente, você precisa de um. E depois que tirá-lo (e usá-lo) vai se perguntar por que demorou tanto.

__

Tire o seu passaporte. Mas antes, a partir de hoje, Descubra o Mundo neste blog.

Comentários