em Argentina

SIM, o tango portenho é obrigatório

Quem escolhe passar uma temporada em Buenos Aires como intercambista tem privilégios que um turista comum não tem. Um deles é conhecer calmamente algumas das inúmeras casas de tango que existem na cidade. Com o tempo disponível, é possível escolher dias menos cheios com ingressos promocionais, além de arriscar lugares pitorescos, fora do circuito turístico. E para quem ainda está se perguntando: SIM, um show de tango é obrigatório.

O tango surgiu na região do Rio da Prata, exatamente entre Buenos Aires e Montevidéu. Independentemente do lugar, o que se vê é muito mais que uma apresentação artística: é um espetáculo completo de música, dança e interpretação. Como característica principal, o tom melancólico e dramático, mesclado à sensualidade e ao romantismo. Talvez seja exatamente essa dramaticidade contrastante que encanta a nós, brasileiros, acostumados com a alegria de nossos ritmos.

Em praticamente todas as casas de Buenos Aires existe a opção do jantar. Apesar de muitas vezes a diferença nos valores não ser tão grande, dificilmente essa opção compensa. Afinal, o personagem principal é o tango, e não a comida. Por isso, não estranhe se ela vier morna ou fria, e se o bife não estiver no ponto que você gostaria. Conselho para não errar? Esqueça a refeição e concentre-se na dança (essa mesma teoria vale para casas de shows em outros lugares do mundo!)

Veja alguns dos lugarzinhos de BA que merecem sua consideração:

Café Tortoni: não é somente uma bela e histórica confeitaria na região central, cheia de coisas gostosas. De noite, é também uma casa de tango aconchegante por um preço honesto. O espaço (dois salões no subsolo) é simples e pequeno, mas charmoso. Durante a apresentação, você pode pedir as comidinhas do cardápio do Café.

Centro Cultural Borges: o teatro fica dentro da Galerías Pacífico. Apesar da localização turística, trata-se de um show alternativo, dificilmente listado nos guias. Cada dia é um show diferente e o repertório explora menos as canções clássicas. Com um pouquinho de sorte, é possível comprar ingressos na hora, diretamente na bilheteria, sem reservas.

 El Viejo Almacén: é uma casa com mais de dois séculos de história localizada no bairro San Telmo. É menos badalada, porém tradicionalíssima. Ali, o público fica mais próximo dos dançarinos. O ambiente é intimista e o show mais básico, sem grandes surpresas.

Esquina Carlos Gardel: chama a atenção pelo ambiente bem decorado e requintado, que recria um cabaré dos anos 30. O show é baseado em um enredo que conta a evolução do tango. Fica no coração do bairro Abasto e, nas altas temporadas, costuma ser cheio e apertado. Programe-se para escolher um bom lugar e fugir da muvuca.

La Ventana: show intimista e tradicional em San Telmo. O espaço é pequeno, o que impede grandes extravagâncias. Ficar em uma mesa próxima ao palco é indispensável para ter uma boa visão.

Madero Tango: das largas janelas, é possível admirar uma bela vista de Puerto Madero. O ambiente é moderno e arrojado e o elenco, talentoso e carismático, proporcionando um show bacana. Cuidado com as “armadilhas das colunas”: informe-se bem e atente-se ao mapa de assentos no momento da compra.

Piazzolla Tango: é um teatro localizado na famosa Calle Florida. Também é conhecido pelo ambiente intimista e pelas tarifas mais acessíveis. Boa relação custo benefício. Diretamente na bilheteria, dá para pechinchar ingressos – principalmente para grupos.

Tango Porteño: uma das mais famosas, juntamente com Esquina Carlos Gardel e Señor Tango. A casa é bem localizada, a apenas alguns passos do Obelisco. O show, com troca de cenários e telões, também traz uma espécie de retrospectiva da história do tango. É uma apresentação agradável, com preços ligeiramente mais simpáticos aos praticados pelos concorrentes ilustres.

Señor Tango: apresenta um espetáculo “a la Broadway”, com luzes, figurinos, cavalos (!) e tudo mais que couber.  Não à toa, é o mais famoso, impressionante e, consequentemente, caro.  O palco é redondo, mais centralizado e, por isso, a visão é boa de quase todos os ângulos. É mais afastado do centro da cidade, no distrito de Barracas. Para quem quer um verdadeiro show, essa deve ser a opção.

Tango ao ar livre | Caminito, La Boca
Tango ao ar livre
Caminito, La Boca

__________

Observações

– Quer ver uma palhinha do tango portenho para aguçar a vontade? É só dar uma volta durante o dia pela Calle Florida ou pelo Caminito. Ali, casais talentosos de artistas de rua disputam a atenção dos estrangeiros.

– São nas milongas que os portenhos vão para dançar o tango. Pode ser uma experiência incrível conhecer um desses lugares que oferecem também aulas para iniciantes. Alguns nomes: Confiteria Ideal, Gricel, El Beso ou La Viruta.

__________

E você?

Qual casa recomenda? Explorou o tango portenho em algum outro lugar? Escreva aí a sua dica!

Comentários