em Dicas

Saiba como fazer amigos facilmente durante o intercâmbio

Um intercâmbio é uma experiência para toda a vida. O aprendizado cotidiano vivido em um país estrangeiro vai muito além de aperfeiçoar uma nova língua ou ter bom aproveitamento das aulas regulares no curso escolhido. Tudo será novidade e você entrará em contato com pessoas e ambientes completamente diferentes dos que está habituado. Isso certamente acrescentará algo novo à sua personalidade e você perceberá, então, que o mundo é muito maior do que você imagina. E a melhor forma de conquistar tudo isso é conversando e conhecendo as pessoas com quem você irá conviver, vindas das diversas partes do mundo.

No entanto, sabemos que fazer amigos não é a tarefa mais fácil em qualquer país e fica ainda mais difícil se você não domina a língua local. Mas pela experiência que você vai viver, vale a pena o esforço. Confira nossas dicas e faça amigos facilmente durante o intercâmbio!

Estude

Uma primeira forma de conseguir relacionamentos relevantes em um país estrangeiro é conhecer bem a cultura em que se irá imergir durante o intercâmbio, saber de sua história e atualidades. Esse tipo de informação será a pauta de muitas discussões entre seus colegas e, para se incluir nessas conversas, você precisa saber do que eles falam. Antes de partir, busque pela história do país e saiba o que as pessoas estão curtindo na música, cinema e literatura por lá. Leia, escute e assista tudo o que puder. Se você escolheu um destino que realmente lhe agrada, não haverá dificuldade e a sua curiosidade pelo lugar que será seu lar por um período vai aumentar.

Participe

Chegando lá, tente participar o máximo possível. Observe e se aproxime de pessoas com gostos parecidos com os seus. Uma boa forma de conseguir isso é entrando em grupos, participando de oficinas ou praticando esportes. Não é tão diferente do que você já está habituado a fazer por aqui, certo? Se você é tímido, é um bom momento para tentar se libertar um pouco desse bloqueio. Comece uma conversa lembrando que você também é diferente e interessante para o país que está te recebendo. Não são somente os brasileiros que gostam de conhecer “gringos”!

Tome a iniciativa

Deixe a vergonha de frequentar lugares sozinho por aqui. Se souber de algum evento interessante, não perca a chance de participar. O mesmo vale para tudo o que você quer conhecer. E não aguarde até fazer grandes amigos para convidar alguém para um programa. Outros intercambistas com quem você terá contato estarão tão ansiosos quanto você para conhecer coisas e pessoas novas!

Aproveite

Não diga muitos “nãos”. Tome cuidados com a sua segurança, mas aproveite todas as oportunidades que chegam até você. Afinal, por mais que seis meses ou um ano pareça um tempo longo, logo você percebe que faltou tempo para fazer tudo o que tinha vontade.

Uma rede social interessante é o Couchsurfing, muito popular na Europa. Nela, pessoas de vários países abrem as portas de suas casas para receber turistas e oferecer, gratuitamente, um lugar para se hospedarem. Mais importante que essa oportunidade é saber que os grupos do site realizam encontros em diversas cidades. São pessoas interessadas em fazer contato com diversas culturas, portanto, você não poderia estar em melhor companhia durante o seu intercâmbio!

Já deu para perceber que a dica geral é aproveitar, né? Acredite, essa é a melhor oportunidade para perder medos e preconceitos! 

Comentários