em Dicas

Quando começar a planejar seu intercâmbio?

Muitas pessoas se perguntam quanto tempo antes é necessário se planejar para fazer um intercâmbio. Mas depende! Vamos te mostrar então 5 coisas que você deve levar em consideração para poder se programar melhor.

1-
Duração do seu curso

Para planejar seu intercâmbio é necessário levar em consideração a duração do curso que deseja fazer. Cursos mais longos, como os de estudo e trabalho que podem levar até 8 meses, é melhor se programar com mais antecedência.

O programa na Austrália, por exemplo, exige que você compre o curso e pague integralmente. Assim a escola envia a carta de matrícula, necessária para a aplicação do visto, que pode levar alguns meses para ser aprovado. Então não é um curso que você consiga fazer com menos de 6 meses de antecedência. Mas se quiser fazer tudo com calma desde o início, o ideal seria 1 ano.

2- Passagens aéreas

Além do visto e do curso, também é importante se atentar às passagens aéreas. Pesquisando com antecedência, você consegue encontrar voos mais baratos. Quanto mais perto da viagem, mais caro eles tendem a ficar.

3- Investimento total

Outra questão é o valor que será investido. Você vai pagar tudo à vista? Parcelado? Normalmente ao parcelar o curso no boleto, é necessário quitar antes de embarcar. Então suas parcelas serão limitadas ao tempo que você deixar para o planejamento.

Se for fazer o programa de Estudo e Trabalho na Irlanda, como o visto é tirado lá, é possível comprar seu curso e embarcar. Mas é preciso já ter reservado os EUR$ 3.300 necessários para tirar o visto.

4- Acomodação

Agora, se você já tem todo o valor necessário guardado e deseja planejar um curso de 4 semanas dentro dos próximos 3 meses, é possível (se não precisar tirar visto). Vagas nas escolas não costumam ser um problema, mas dependendo da época, pode ser complicado encontrar acomodação. Algumas opções ficam bem reduzidas e mais caras.

5- Gastos com o dia a dia

Além de pagar curso, acomodação e passagens também é preciso reservar uma quantia suficiente para gastar no dia a dia com alimentação, transporte, passeios e compras durante seu curso. Planejando-se com mais tempo é possível acompanhar o valor do câmbio e economizar um dinheirinho.

Veja também: quanto custa um intercâmbio no Canadá!

Enfim, são diversos fatores que devem ser levados em consideração. Mas no geral, recomendamos que o aluno se planeje de 8 a 12 meses antes do curso para poder fazer tudo com calma.

Para saber a melhor opção pro seu caso, converse com um de nossos especialistas. Assim eles analisam seu perfil e ajudam no planejamento que você precisa para viajar com tranquilidade.

Vamos começar a planejar sua próxima viagem?

Comentários