em Dicas

O melhor de 2014 em 10 cidades

A revista Lonely Planet divulgou o ranking anual das melhores cidades a serem visitadas em 2014. Seja por causa de reformas, mudanças, inaugurações ou festividades, essas cidades prometem ficar ainda mais interessantes. Na lista, alguns clichês (tudo bem, quem não gosta deles, afinal?) e outros cantinhos menos conhecidos. Anote aí e Descubra o Mundo:

1. Paris, França

PARIS

Além de Paris ser Paris – e isso já é motivo suficiente para visitá-la -, a cidade “está renascendo”. E isso se deve, principalmente, ao esforço do governo em desobstruir as ruas de uma das cidades mais congestionadas da Europa. O maior problema estava nas margens do rio Sena. Agora, 1,5 km da antiga via expressa tornou-se calçadões ou ciclovias. A área mais valorizada é hoje uma zona livre de carros, entre a Ponte de l’Alma e o Museu d’Orsay. A Catedral de Notre Dame ganhou nove sinos e o Louvre, novas galerias de arte islâmica. Depois de anos de reforma, o Museu Picasso abre novamente suas portas numa mansão do século 17, localizado no bairro do Marais. O que já era bom, está melhor.

2. Trinidad, Cuba

TRINIDAD, CUBA

Em 2014, a pequena Trinidad completa 500 anos de existência, desde sua fundação pelos espanhóis. Para o ano que vem, está prevista uma série de festas e eventos culturais, como apresentações afro-cubanas, marcadas pelo som hipnótico da percussão e pela base rítmica da salsa. Com uma exuberante riqueza arquitetônica e decorativa do século 19, a cidade reúne uma coleção de porcelanas francesas e de mármore.

3. Cidade do Cabo, África do Sul

CIDADE DO CABO

A Cidade do Cabo recebe elogios mil por causa de suas belezas naturais vai ficar ainda mais bonita: em 2014, será a Capital Mundial do Design durante 12 meses. Alguns dos espaços públicos serão decorados com esculturas, projetos sustentáveis e bairros industriais, como Woodstock e The Fringe, serão reformados. O evento busca repensar os espaços urbanos e promover a inclusão social e econômica dos sul-africanos. Com as fachadas coloridas, a cidade fica mais alegre e se transforma em uma das mais encantadoras da África do Sul.

4. Rïga, Letônia

riga-latvia-night-wallpaper-hd

Localizada em uma região conhecida por ter abrigado grandes impérios, Rïga passou séculos sendo apenas um local estratégico de anexo de terras importantes. Após o fim da Cortina de Ferro, caiu no esquecimento. Hoje, depois de duas décadas de liberdade, a capital da Letônia reivindica o título de eixo cosmopolita e de Capital Cultural da Europa. Cafés moderninhos e bons restaurantes inspirados na gastronomia nórdica espalharam-se pelo centro e ganharam ar de sofisticação.

5. Zürich, Suíça

ZURICH, SUIÇA

Em agosto de 2014, Zürich receberá o Campeonato Europeu de Atletismo. Além de poder ver os melhores atletas quebrando recordes, você vai cair na balada. Com a flexibilização das regras nos horários de funcionamento de casas noturnas, os habitantes locais estão se jogando na noite, especialmente no descolado bairro Züri-West. Além disso, lojas de grifes e butiques locais juntam-se agora aos ótimos restaurantes e cafés charmosos da cidade.

6. Shanghai, China

SHANGAI, CHINA

Shangai: onde todos querem ver e ser vistos. Extremamente desenvolvida, a cidade conta com um sistema metroviário eficiente, que abrirá uma linha de alta velocidade com 59 km de comprimento até 2014. Após ser concluída, a Xangai Tower será o edifício mais alto da China e o segundo maior do mundo, com 121 andares. Recentemente, a cidade expandiu para 72 horas a cota de trânsito para pessoas que não têm visto chinês. Assim, sem burocracia, está garantido um passeio de pelo menos três dias para turistas.

7. Vancouver, Canadá

VANCOUVER

Em Vancouver, você nunca estará distante de paisagens montanhosas, áreas verdes e praias preservadas. O ar de “cidade grande, com atmosfera de cidadezinha” vai te encantar assim que chegar ao aeroporto. A cidade do Canadá vive um momento em que prédios comerciais e residenciais lutam por uma das vistas mais caras do mundo – por isso, ganhou o apelido de “Cidade de Vidro”. Quem escolher viver ali gosta de correr, pedalar, nadar, esquiar e jogar. O tédio não é permitido. Não tem desculpa nem para os dias chuvosos, sem dinheiro, ou caso você já tenha aproveitado tudo o que podia: sempre há a opção de se divertir nas montanhas locais (Cypress, Grouse e Seymour), além das mundialmente famosas Whistler (esqui) e Blackcomb (snowboard).

8. Chicago, Estados Unidos

CHICAGO

A arquitetura de arranha-céus e os ótimos museus estão sempre no centro das atrações de Chicago, mas a diversão começa mesmo depois que você já viu o essencial. Vá ao Wrigley Field, o campo de beisebol favorito dos Estados Unidos, e sente-se na arquibancada com uma boa cerveja nas mãos. Conhecido pelas paredes de marfim, ele completa 100 anos em 2014, com muitas comemorações. O The Second City também merece uma visita. O clube de comédia de 55 anos recém completados, foi o pioneiro no gênero da improvisação. Os apaixonados por música não podem perder os festivais Blues Fest, Lollapalooza e Pitchfork que acontecem no verão, além do Wavefront Music Festival, em julho, e o Riot Fest, em setembro.

9. Adelaide, Austrália

ADELAIDE, AUSTRALIA

Enquanto Melbourne e Sydney disputavam a atenção dos turistas, Adelaide se transformou na cidade perfeita para recebê-los. O local acumulou certa experiência em eventos esportivos e artísticos, como Adelaide Festival, Adelaide Fringe Festival e WOMADelaide. 2014 promete ser um grande ano, com melhorias em infraestrutura e a finalização da multimilionária reforma do estádio Adelaide Oval. Portal para algumas das regiões vinícolas mais acessíveis da Austrália, Adelaide é chique sem se esforçar para tanto.

10. Auckland, Nova Zelândia

AUCKLAND

Frequentemente esquecida por viajantes ansiosos por paisagens naturais, com alpes e lagos, a maior cidade da Nova Zelândia oferece gastronomia, artes e um litoral pouco urbanizado. Em Auckland, novas áreas com restaurantes não param de surgir, em geral em edifícios históricos. A descolada City Works Depot dá um toque ousado à culinária com cervejarias artesanais e comidas de rua. A Auckland ArtGallery foi recentemente reformada e vale a visita, assim como o Wynyard Quarter, de onde é possível observar barcos de pesca e iates de luxo.

Comentários