em Dicas

Pratique inglês falando sozinho! Ahnnn??

Pode até parecer maluquice, mas praticar inglês falando sozinho ou na frente de um espelho pode ajudar muito a desenvolver uma conversa, principalmente se você for uma pessoa tímida.

Essa é uma técnica usada por psicólogos para ajudar a pessoa a perder a timidez, e no caso de quem aprende inglês, ajuda a praticar sem o nervosismo de falar em sala de aula.

Conversar sozinho com o seu espelho, pode parecer estranho, principalmente se alguém escutar você conversando sozinho… Mas não se preocupe, pois essa é uma técnica que fará com que você escute a sua própria voz, crie o seu próprio diálogo e observe os pontos que precisa melhorar.

Veja também: Aprenda inglês vendo documentários!

O objetivo desse exercício é que você possa observar a sua boca, rosto e linguagem corporal enquanto conversa com o espelho, ou então, você pode imaginar que está conversando com outra pessoa. 

O que é preciso para realizar esse exercício?

  • Reserve um tempo para realizar esse exercício, mais ou menos de 15 à 30 minutos,
  • Escolha um ambiente tranquilo e reservado que possua um espelho, para que não seja interrompido,
  • Se possível, utilize um espelho que você consiga ver pelo menos o seu rosto e braços.

Qual a técnica correta para realizar o exercício?

O mais importante é tentar desenvolver um diálogo maior. Você pode conversar consigo mesmo, ou então imaginar que está conversando com uma ou mais pessoas. Conte sobre o seu dia, sobre algo do passado e até mesmo os planos para o futuro (já estará praticando 3 tempos verbais!!).

O importante é que tudo seja de uma forma espontânea, como se realmente estivesse em um conversa, mas se no início achar que precisa seguir um roteiro, não tem problema.

Caso você trave em alguma palavra, não fique preso nela. Tente se expressar de uma maneira diferente com palavras que você conhece.  O importante aqui é se soltar, perder a vergonha e praticar sua fala.

Essa técnica realmente funciona?

Sim! Quem nunca conversou sozinho, não é mesmo? Ou se imaginou em situações que talvez nunca ocorram na vida real? Então porque não fazer isso em inglês?

Veja ainda: Faça aulas de inglês online!!

O simples hábito de falar sozinho, seja fazendo comida ou dirigindo, ajuda muito a desenvolver sua habilidade de conversar em outra língua. Em um primeiro momento você pode achar estranho fazer isso, mas com o tempo perceberá o quanto isso te fez ganhar segurança e melhorar a sua forma de falar. O que você tem a perder? Nada! Ninguém vai ouvir mesmo rsrsrs.

O melhor dessa técnica é que você pode aplicar não apenas no seu aprendizado do idioma, mas também em uma entrevista de emprego ou uma apresentação da faculdade.

Então na próxima vez que estiver sozinho no carro ou com um espelho em casa, deixe a vergonha de lado e bata um papo consigo mesmo!

Comentários