em Dicas

10 sugestões de presentes do Brasil

Conheça os 10 lugares mais populares de 2014 no Instagram

E aí, já pensou o que levar de presente do Brasil para os estrangeiros? Se você optar por ficar em casa de família (homestay ou host family) durante o intercâmbio, reserve um espaço na mala para levar algumas lembrancinhas e presentes do Brasil para os anfitriões. O gesto, além de ser gentil, ajuda a “quebrar o gelo” e aproximar a família de você. Mas uma dúvida comum é: o que levar de presente do Brasil? 

5 dicas de convivência em casa de família
Querendo fazer intercâmbio? Temos opções em todos os lugares do planeta, confira!

Fizemos uma lista com algumas sugestões de lembrancinhas do Brasil que costumam agradar os gringos.


 10 sugestões de presentes do Brasil

#1. Havaianas

Dica de presente do Brasil
Dica de presente do Brasil

Que atire a primeira pedra quem não gostaria de ganhar um par de Havaianas. Note que eu disse Havaianas (as legítimas!). Nem pense em optar por algo genérico que não vai colar! A marca é super valorizada no exterior e os valores, geralmente, são mais elevados em comparação ao Brasil. Sucesso garantido.

Para quem: Qualquer um da casa.
Atenção: Cheque a numeração dos pés da galera antes de ir às compras.

#2. Doces, chocolates ou petiscos típicos do Brasil

Escolha alguns petiscos/doces regionais ou chocolates de marcas brasileiras para mostrar um pouco da nossa gastronomia. Pode ser castanha do Pará, pé-de-moleque, doce de leite, doce de abóbora, cocada ou algo do gênero. Dentre as opções mais industriais, o Sonho de Valsa, os bombons da Nestlé e alguns biscoitos recheados costumam fazer sucesso!

Para quem: Todos.
Dica: Atente-se para o prazo de validade, para a embalagem e para o local na mala onde você irá armazenar os alimentos (afinal, você não quer que o doce chegue como farofa, certo?)

#3. Livro sobre o Brasil

Existem alguns livros por aí que são verdadeiras joias (inclusive, no preço!). Escolha um que tenha fotos bacanas e muita informação. Além disso, não se esqueça de que ele deve estar traduzido para o inglês (ou espanhol, francês, alemão… o idioma depende do destino do intercâmbio).

Para quem: Pai e/ou mãe. É claro que o livro pode agradar qualquer um, mas são geralmente os adultos da casa que se interessam mais por eles.

#4. Cosméticos feitos com matéria-prima nacional

Sugestão de presente do Brasil
Sugestão de presente do Brasil

Este é um ótimo presente do Brasil. As mulheres da casa vão adorar sabonetes, shampoos, hidratantes e outros produtos de higiene e beleza, especialmente, se tiverem um “toque” brasileiro. Prefira adquirir produtos artesanais ou os vendidos pela Natura – imbatíveis nesse sentido, já que a maioria é feita com o uso de matéria-prima nacional. Se você não conhece nenhuma consultora da marca, pode fazer pedidos pela internet neste link.

Para quem: Mãe e/ou irmãs.

#5. Camiseta de futebol

Dica de presente do Brasil
Dica de presente do Brasil

Os homens, por outro lado, não costumam reclamar se ganharem um presente do brasileiro relacionado a esporte. Já que estamos falando do Brasil fica difícil pensar em algo que faz mais sucesso do que a camiseta da Seleção Brasileira de futebol. Camisetas de outros times (especialmente os maiores, como Flamengo e Corinthians) também agradam os gringos.

Para quem: Pai e/ou irmãos (jovens ou crianças).
Atenção: Cheque o tamanho dos presentados.

#6. CDs e DVDs de música brasileira

É verdade que hoje em dia é mais fácil fazer um download básico da trilha sonora e gravar tudo num pendrive (isso, inclusive, pode ser feito durante o próprio intercâmbio). Mas se você quer investir num presente brasileiro mais charmoso, os CDs ou DVDs causam boa impressão. Os mais bem cotados são os álbuns de MPB, bossa nova, choro ou samba.

Para quem: Pai e/ou mãe.

#7. Kit caipirinha

Sugestão de presente do Brasil
Sugestão de presente do Brasil

Uma boa caipirinha conquista muita gente! Você pode levar um kit como presente do Brasil e usá-lo para preparar a bebida quando chegar lá. Existem várias opções mais “engraçadinhas”, com as cores verde e amarela.

Para quem: Pai e/ou irmãos (com mais de 18 anos).

#8. Canga

Canga é uma coisa bem brasileira, mas todos precisam de uma durante as férias (algumas pessoas só não descobriram isso ainda!). Ela pode ser útil também em picnics no parque – um hábito muito comum na maioria dos países por aí. Prefira as cores brasileiras.

Para quem: Mãe e/ou irmãs.

#9. Bikinis brasileiros

Esse é um presente do Brasil “de mulher para mulher”, digamos assim. Bikinis brasileiros são um frenesi entre as garotas de 20 e poucos anos. Mas só invista neles se você estiver indo para uma região razoavelmente quente (pelo menos, no verão). Se não, a peça pode ficar esquecida eternamente na gaveta.

Para quem: Irmãs (jovens).
Atenção: Os bikinis brasileiros são considerados minúsculos em comparação aos usados mundo afora. Por isso, escolha um modelo maiorzinho e mais discreto para não causar constrangimentos. Além disso, certifique-se de que a presenteada usa bikini.

#10. Bijouterias ou acessórios

Opte por acessórios artesanais ou compostos por pedras brasileiras. Um presente brasileiro amado no exterior (e muito mais simplório) é a fitinha do Nosso Senhor do Bonfim. É claro que não tem a mesma graça do que ganhá-la na Bahia, mas enfim… Contextualize seu significado e dê algumas como uma lembrancinha para os estrangeiros.

Para quem: Mãe e/ou irmãs

Onde ficar quando for estudar no exterior? Confira 4 dicas práticas!

O que levar de lembrancinhas do Brasil – Dicas finais!

  • Prefira sempre presentes que remetam ao Brasil (todo o resto, provavelmente, eles já tem por lá!);
  • Para ter mais chances de acertar, obtenha o máximo de informações que puder sobre os anfitriões;
  • Considere que algumas coisas suas podem acabar ficando por lá como presente. Por isso, certifique-se de que estejam em bom estado (não leve, por exemplo, aquela camiseta furada!);
  • Você vai conhecer outras pessoas, fora a família. Leve alguns itens “coringas” que podem também servir como lembrancinhas brasileiras a amigos e professores;
  • Não se preocupe com embalagens. Todo mundo sabe que você veio de longe!

E aí? Gostou das dicas? Já decidiu o que levar de presente do Brasil? Deixe suas dicas e vá às compras! Descubra o Mundo.

Veja também: 10 melhores cidades do mundo para jovens

Comentários