em Dicas

Intercâmbio arquitetura: 5 dicas para estudar no exterior

Fazer um intercâmbio de arquitetura é uma experiência extremamente enriquecedora para alunos de graduação e recém formados por um motivo simples: a beleza das formas e a funcionalidade das edificações varia de povo para povo, de país para país, de cultura para cultura. E o que pode ser mais esclarecedor deste fato que a própria vivência em outro país? Assim, ficará fácil perceber as sutilezas dessas diferenças e compreender como cada nação e seus habitantes entendem a arquitetura e o modo de idealizar suas habitações, prédios, escolas e demais edificações destinadas ao uso das pessoas.

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar os interessados a conseguirem realizar um intercâmbio em arquitetura no exterior.

Veja também: Bolsas de intercâmbio: as 5 dicas de ouro para conseguir

Intercâmbio arquitetura: dicas para realizar este sonho

1- Pesquise na internet e em sua faculdade

Existem duas maneiras de encontrar uma instituição internacional que possa receber alunos de intercâmbio de arquitetura e conceder um diploma aceito no Brasil.

A primeira é pesquisando na própria faculdade onde estuda ou estudou. Veja se existe um departamento especializado em intercâmbios e parcerias internacionais que possa ajudar.

A segunda é pesquisando muito na internet. Diversos sites especializados oferecem ferramentas de busca. Mas é importante que você fique atento a qualidade desses cursos. Veja se as universidades e faculdades tem qualidade de ensino, tradição e, principalmente, se seus diplomas são reconhecidos no Brasil. 

2- Faça intercâmbio de arquitetura numa língua que você domina

Bom, fica difícil estudar um campo do conhecimento tão rico como a arquitetura sem conhecer o idioma em que as aula serão dadas. Se for o caso, você pode fazer primeiro um intercâmbio para desenvolver essse idioma e, para isso, o Descubra o Mundo pode ajudar muito, pesquise em nosso site. 

Veja: Tudo sobre intercâmbio: guia completo que você precisa ler

3- Quais as vantagens de um intercâmbio no exterior?

Uma das maneiras dos povos se expressarem culturalmente e mostrarem todas as suas particularidades e modo de pensar são as edificações. Pirâmides no Egito, Castelos na Europa, templos de diversas religiões, tendas e até cavernas. Tudo isso é de uma diversidade gigantesca e pode ser absorvido positivamente por um estudante inetligente. A arquitetura não se limita a planejar belas e funcionais cosntruções, mas leva em conta também fatores sócio-culturais, ambientais, históricos e políticos. Um intercâmbio de arquitetura no exterior só pode beneficiar o intercambista ao vivenciar os costumes e o dia a dia de uma outra cultura. 

4- Quanto dura um intercâmbio em arquitetura?

Isso dependerá muito do tipo de curso que escolheu, país e instituição.

Existem cursos de aperfeiçoamento, de curta duração, que podem durar de algumas semana até seis meses, e cursos de pós graduação, como especializações, mestrados e doutorados que duram, normalmente, de 1 a 3 anos, aproximadamente. 

Onde ficar: Como funciona o intercâmbio – Entenda suas opções de moradia

5- Documentos exigidos para o intercâmbio em arquitetura

Isso varia muito do país e da instituição onde o curso está sendo ministrado. Veja as exigências mais comuns:

  • Prova de proficiência no idioma do país (No caso do inglês, testes como IELTS ou TOEFL)
  • Portfólio de projetos
  • Diplomas
  • Histórico escolar 

A maioria das escolas também inclui uma entrevista durante o processo de seleção.

Antes de fazer seu intercâmbio em arquitetura, é muito interessante fazer primeiro um curso para aprender o idioma no própio pais. Que tal um curso de algumas semanas? Confira as promoções da Descubra o Mundo!

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Fique atento: 50 dicas de intercâmbio: o guia definitivo!

Confira os intercâmbios de arquitetura da FAU-USP

A FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Universidade de São Paulo, oferece diversos programas de intercâmbio para seus alunos. Veja a lista das instituições por países:

Intercâmbio de arquitetura na Alemanha:

Intercâmbio de arquitetura na África:

  • Instituição: Centre for Urban and Built Environment Studies Univertsity of the Witwatersrand, Johannesburg (South Africa)
  • Site: http://web.wits.ac.za/

Intercâmbio de arquitetura no Chile:

Intercâmbio de arquitetura na Espanha:

Intercâmbio de arquitetura na França:

Intercâmbio de arquitetura na Holanda:

Intercâmbio de arquitetura na Itália:

Intercâmbio de arquitetura no México:

Intercâmbio de arquitetura na Noruega:

Intercâmbio de arquitetura no Portugal:

Comentários