em Dicas

Homesick – o que é e como evitar!

Sabemos que hoje muitas pessoas desejam fazer um intercâmbio para estudar o inglês em outro país, seja por motivos pessoais ou profissionais. Muitos estudam a língua aqui no Brasil, mas sabem que pode ser difícil praticar e desenvolver a fala, então buscam por uma imersão no exterior para conseguir a tão sonhada fluência. Mas você está pronto para morar fora e evitar o Homesick?

Não existe idade certa para fazer um intercâmbio. Mas é importante que o estudante se prepare psicologicamente para a viagem que pretende fazer. Diferente de uma viagem a turismo, um intercâmbio no geral possui uma duração maior, e você irá ter uma nova rotina.

São pessoas, comidas, lugares, clima diferentes que você irá enfrentar. Mas nem todos levam isso em consideração, e podem ter uma surpresa quando chegar no destino.

Veja também: Imersão x Estudar no Brasil

Homesick

Uma das primeiras coisas que podem acontecer é a saudade de casa, o famoso Homesick. Morar em outro país traz muitas coisas novas e que podem ser bem diferente do nosso dia a dia. E isso não é uma coisa ruim! Você pode se encantar com as comidas, lugares e pessoas novas que conhecer.

No entanto, algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis nos primeiros dias e começar a sentir falta da normalidade do dia a dia a qual está acostumada. Coisas simples como a comida da mãe, objetos pessoais, namorado (a), cama… são ítens que podem fazer falta para quem não está habituado a passar mais tempo fora de casa.

Veja também: Quanto custa uma faculdade no exterior?

Não foque nas coisas que você deixou para trás. Elas estarão lá te esperando quando você voltar. Foque em todas as coisas diferentes que poderá fazer, os lugares que quer visitar, comidas diferentes que já viu em filmes e séries, fazer novas amizades. E dê tempo ao tempo. A primeira semana pode ser um pouco complicada, mas acredite, logo você irá se acostumar.

Ainda sente muita saudade?

Algumas pessoas podem demorar um pouquinho mais para se adaptar quando passam um período maior longe de casa. Mas hoje existem formas de você lidar com a saudade. É possível falar com sua família e amigos por whatsapp e fazer chamadas de vídeo. Em grandes metrópoles é possível encontrar restaurantes brasileiros para matar a saudade do arroz com feijão diário, ou até mesmo fazer uma comida que você goste, na cozinha da residência estudantil.

Vão ser várias coisas novas mas que com certeza deixarão muita saudade quando você voltar pro Brasil. Então aproveite ao máximo, pois o tempo passa rápido!

Open modal

Comentários