em Dicas

Guias turísticos: faça os seus e compartilhe

Você já esteve em algum lugar super interessante, mas pouco indicado em guias turísticos? Isso acontece. Muitas vezes, os guias tradicionais não satisfazem totalmente – seja por causa das indicações chiclês demais ou pela ausência de novos programas. Os blogs de viagens e intercâmbios, como esse, resolvem parcialmente esse problema, já que costumam trazer pontos de vista mais pessoais, relatar experiências e revelar peculiaridades. Mas agora uma ferramenta extra pode ajudar ainda mais.

O designer francês Raphaël Grignani criou o Jauntful, uma rede social que permite criar guias e mapas personalizados e colaborativos. Qualquer um pode criar e compartilhar mapas com dicas de passeios, restaurantes ou lugares interessantes. Pode também deixar notes (comentários pessoais) até mesmo sobre lugares conhecidos – SEMPRE há alguma dica valiosa!

O primeiro passo é cadastrar uma conta e aguardar o ok (a rede demora certo tempo para aceitar novos usuários). Depois, basta escolher a cidade que deseja “mapear” e começar a inserir os spots, com foto e descrição. O fato de tudo ser marcado diretamente no mapa é um diferencial: dessa forma, é possível compreender melhor a localidade, o entorno e visualizar distâncias.

Orientações: Crie. Compartilhe. Engaje-se.
Orientações do Jauntful: Crie. Compartilhe. Engage-se.

A ferramenta usa o GeoNames, uma base de dados global com nomes de lugares, e o Foursquare, para marcar os locais do mapa. Criado o mapa, você pode compartilhar o arquivo em PDF com todo mundo, com apenas alguns amigos ou com pessoas específicas. O Jauntful permite ainda que o mapa seja visualizado pelo smartphone. Atualmente, estão disponíveis no site alguns guias exemplares personalizados, como o de Paris, San Francisco e Seattle.

Intercambistas são ótimos para darem dicas de destinos, já que vivenciam temporariamente a vida da cidade, como um morador – e não como turista. O olhar mais apurado rende excelentes sugestões.

E aí?

Gostaria de fazer o seu próprio mapa? Escolha o destino e Descubra o Mundo.

Comentários