em Dicas

Espanhol: Espanha ou América Latina?

Está em dúvida se estuda espanhol na Espanha ou na América Latina?

Se você tem vontade de estudar espanhol, ou já estuda e deseja se aperfeiçoar e ainda ter uma super experiência no seu currículo, fazer um intercâmbio é a melhor opção. Mas aí bate a dúvida: é melhor estudar na Espanha ou América Latina?

Nós vamos te ajudar nessa escolha com algumas dicas sobre as duas possibilidades, assim fica mais fácil escolher. Vamos lá?

Estudar na Espanha

A Espanha é o berço da língua espanhola. O espanhol ou espanhol castelhano é a língua oficial do País, mas não é a única que você vai ver por lá. Isso porque existem várias variações de acordo com a região do país, que são idiomas co-oficiais, como o catalão, o basco, o galego…

Salamanca, Espanha

Algumas como o catalão são bem parecidas com o espanhol, e é possível compreender. Mas o basco é como uma língua completamente diferente. Então estude a região que deseja conhecer antes, para não se assustar com o choque cultural quando chegar, ok?

Por estar na Europa, a Espanha proporciona a oportunidade de conhecer outras cidades do país e ainda outros países, pois uma viagem de trem pode ser curta e ainda existem os voos de companhias low-cost para diversos destinos na Europa. E isso por si só é maravilhoso.

Estudar na América Latina

A América latina pode ser uma boa opção para quem deseja ficar mais próximo de casa e sem a necessidade de cruzar o atlântico. São países mais próximos com os quais estamos um pouco mais habituados, e talvez conheçamos um pouco mais. Quem nunca ouviu falar no alfajor argentino, não é mesmo?

Casa Rosada, Buenos Aires

São muitos os lugares que nos atraem aqui nos nossos vizinhos: o futebol argentino, a Cordilheira dos Andes no Chile, as praias lindas da Colômbia e até mesmo a região histórica de Machu Picchu, no Peru. Isso ainda com o benefício de um voo mais barato que pra Europa, e muito mais curto.

Mas se optar por estudar na América Latina, também é importante lembrar das variações linguísticas. O sotaque é diferente de país pra país, há diferenças no vocabulário e ainda na gramática!

Mas se eu estudar espanhol em um país, não vou ser compreendido em outro?

Não! A base é a mesma. Independente do país que escolher, você vai encontrar o espanhol. No entanto, o que muda são as variações linguísticas, coisas como sotaque, gírias e expressões que variam de país para país. E isso é bem normal até mesmo dentro do próprio país, como no Brasil. Já viu um nordestino conversando com um paulista?

Veja também: Intercâmbio de 2 semanas no Chile!

Uma outra questão é a moeda. Se você optar por escolher um país da América Latina por considerar que o peso é mais barato, pode se decepcionar. As escolas cobram em dólar, e coisas como alimentação podem sair mais caras que na Espanha, quando converter para real.

Colônia do Sacramento, Uruguai

Pesquise sobre a cultura do país que deseja conhecer, e não desanime com as questões linguísticas. Mas independente de onde decidir estudar, você irá se adaptar e fazer uma verdadeira imersão na cultura do país! Todos eles possuem coisas incríveis a oferecer!

Gostou? Então entre em contato com um de nossos especialistas para encontrar o melhor país pro seu curso e tirar suas dúvidas.

Comentários