em Dicas

Erros cometidos pelos brasileiros no intercâmbio!

Erros cometidos pelos brasileiros no intercâmbio e como evitá-los!

Todo intercambista de primeira viagem, por mais que se preparem, acabam
cometendo alguns errinhos que podem baquear sua experiência no exterior, e isso é muito normal. Então vamos te passar os erros mais cometidos pelos brasileiros para que você viaje mais confiante e preparado para aproveitar ao máximo desta experiência. Vamos lá?

https://www.youtube.com/watch?v=Cj3H6_w9UjQ

1- Só andar com brasileiros

O brasileiro é um povo muito caloroso e prestativo, e quando encontramos um conterrâneo durante a viagem, nos sentimos em casa. Mas isso pode prejudicar seu aprendizado. Se fizer amizade com brasileiros, irá passar mais tempo falando português do que inglês, mesmo se fizer uma promessa de só falar em inglês. Vai por mim, não rola!

2- Não fazer amizade com estrangeiros da sua sala

O ideal é conversar e conhecer os estrangeiros da sua sala. Eles estarão todos na mesma situação que você, e vocês serão obrigado a interagir em inglês. Essa prática ajuda muito!

3- Se frustrar ao não cair no nível que esperava

Toda escola de inglês faz um teste de nivelamento. Mas é comum que os alunos acabem fazendo um nível abaixo do que esperam, pois as escolas são bem exigentes e avaliam tanto o oral quanto a escrita. Então vá preparado caso não fique no nível que espera. Se após a primeira semana de aula ainda achar que está no nível errado, converse com seu professor que a escola irá ajudar em uma segunda avaliação.

Saiba mais: Quanto custa e como se preparar para um intercâmbio?

4- Achar que seu dia a dia vai ser igual no Brasil

Com referência a limpeza, comida, calor humano, vá preparado para novidades. Muitas culturas não possuem a mesma percepção que a nossa, então não fique chateado por não receber tanta atenção, ou se frustrar pela comida ser ruim. Intercâmbio é tudo isso. Fique aberto ao novo e para se adaptar.

5- Não sair nas redondezas quando chegar

Na maioria dos destinos o estudante chega no domingo. Você terá o dia livre para descansar, mas também é bom já ver onde fica o mercado mais próximo, estações de ônibus e metrô e como chegar à escola. Ir se habituando o quanto antes é o ideal.

6- Não estudar depois das aulas

Aulas de inglês sozinhas não fazem milagre. Mesmo durante um intercâmbio é necessário estudar também depois das aulas. Há várias formas de praticar pelas ruas, puxar papo com estrangeiros na escola e com a família da homestay, revisar o q foi aprendido… Não esqueça que seu objetivo é aprender o máximo possível.

7- Vergonha de fazer as atividades propostas pela escola

Outro erro cometido pelos brasileiros que acontece basnte é ter vergonha de falar. Vários dias a escola oferece atividades extra para ajudar os alunos a interagir e praticar o idioma. Não tenha vergonha de participar. Antes de tudo, todos os estudantes estarão na mesma situação, e ninguém irá te julgar se falar errado. Isso é uma ótima oportunidade para praticar e conhecer pessoas novas.

8- Não se preparar pro destino

É importante que você leia sobre seu destino, o clima, costumes para não se chocar quando chegar e não ser aquilo que você esperava. Já fizemos vários textos aqui no blog com dicas de como se preparar. Dê uma conferida!

Saiba mais: Como me preparar pro intercâmbio?

9- Não experimentar comidas novas

Intercâmbio é muito mais do que aprender uma língua nova. É aprender sobre costumes diferentes, ter experiências novas e experimentar algo novo. Por exemplo, procure restaurantes locais e dê uma oportunidade para a comidas diferentes. Até porque não dá pra comer fast food todos os dias, não é mesmo?! Explore as novidades e encontrará coisas deliciosas com certeza.

Agora você já está mais preparado para embarcar para seu próximo intercâmbio. Converse com nossos especialistas para iniciar seu planejamento e tirar suas dúvidas!

Comentários