em Dicas

Como praticar o listening em inglês!

Saber ouvir é tão importante como saber falar. E nós quando crianças aprendemos a falar ouvindo, então se quer melhorar o seu speaking é necessário melhorar o seu listening em inglês.

Não existe uma fórmula para melhorar o listening rápido, pois cada pessoa tem o seu tempo de aprendizado, e é necessário entender que está tudo certo.

Veja também: Aprenda inglês com documentários

Mas é preciso ter a conciencia que é extremamente importante desenvolver essa técnica, pois ninguém quer ficar com “cara de ué” quando conhecer um gringo, né?!

Então confira algumas dicas para ajudar no estudo dessa habilidade.

1- Busque ter um vocabulário amplo. Assim, quando você escutar uma palavra nova, simplesmente pelo contexto você entenderá o que está sendo falado.

2- Melhore a sua pronúncia, pois quando se mantém a pronuncia errada, ao escutar um nativo falando poderá ter dificuldade para entender.

3- Entenda todos os significados das palavras, porque como já sabe, um palavra pode ter vários significados, e assim mudar todo o contexto da conversa.

Saiba mais: Faça um curso de inglês online com a DMI!

4- Escute mais em filmes e séries em inglês. Dedique-se a entender o máximo do que está sendo falado.

5- Escute ainda mais, como uma música ao tomar banho, ao lavar o carro e a louça, pois é um ótimo exercício para o subconsciente.

Faça exercícios para melhorar o seu listening inglês, como:

  • Escolha um vídeo ou um trecho de um filme e assista em inglês;
  • Preste atenção plena em tudo o que for falado. Uma dica é fechar os olhos e ficar apenas escutando palavra por palavra;
  • Procure as palavras que não conhece;
  • E escute o mesmo vídeo ou trecho várias vezes, até que compreenda tudo e aprenda a pronúncia correta.

Se quiser saber como anda seu listening, pode fazer um teste AQUI um teste para você fazer a respeito do seu listening.

O mais importante é saber que não precisa entender tudo sempre. Até mesmo nativos da língua inglesa podem ter dificuldades para acompanhar falas muito rápidas ou com sotaques diferentes do seu. Assim como nós também temos dificuldades em acompanhar alguns brasileiros que falam muito rápido ou de uma parte diferente do país.

Busque entender o contexto geral do que está sendo falado, e não foque em palavras soltas. Praticando, logo você irá compreender até os mais faladeiros rsrs.

Comentários