em Dicas

Comida – saiba o que te espera no intercâmbio!

Se você nunca foi pra outro país e está começando a planejar seu primeiro intercâmbio, já viu que são vários pontos para escolher e decidir, e vão ser muitas novidades, com certeza. E a comida no intercâmbio com certeza será uma delas!

Cada país irá te oferecer coisas diferentes e muitas novidades, seja em modo de vida, costumes, ou até mesmo roupas e eletrônicos. A comida também entra nessa questão!

Dependendo do país em que for estudar, você pode já conhecer ou não parte da alimentação local. Isso é bom para poder viajar mais preparado e saber melhor o que esperar. Mas, alguns lugares possuem algumas curiosidades sobre comidas que já conhecemos. Confira!

Café 

O café é queridinho de quase todos. E aqui no Brasil estamos acostumados àquele cafezinho a tarde, passado no coador. Mas no exterior pode ser um pouco diferente. O café americano é considerado chafé por alguns, e vem sempre em grande quantidade. Se quiser algo mais forte, vá de espresso. Ou, se estiver de passagem pela Irlanda, peça um Irish coffee, que vem acompanhado de uma dose de whisky. Esse é pros fortes hehehe.

Coffee creamer

E para quem não gosta café black, ou café preto puro, além das variações com capuccino, chocolate quente e o latte – café com leite – é comum encontrar potinhos pequenos de coffee creamer disponíveis para encrementar seu café. O coffee creamer no geral é bem parecido com leite, em cor e textura, além de conter açúcar. Mas na verdade não é um laticínio e sim feito à base de gordura vegetal. Mas pra quem prefere um cafezinho com leite mais baratinho, até que engana bem.

Veja também: 5 livros para te inspirar a viajar!

Macarrão com almôndega 

Se estiver indo para a Itália, se preparando para se entupir de massa e comer o famoso macarrão com almôndegas, não se iluda. Esse prato se popularizou com os americanos mas não é algo encontrado nos cardápios de restaurantes italianos. No lugar, curta um delicioso spaghetti alla carbonara que não irá se arrepender.

Pão francês

Coitado daquele que for buscar um pão francês na França ou algum outro país. O pão francês não tem nada de francês. Mas, se bater aquela vontade, pode pedir uma baguette que irá substituir o pãozinho de cada dia com luxo.

Requeijão cremoso 

Comida no intercâmbio pode surpreender pra melhor ou pior. No geral é pra melhor. E já que estamos falando de pão, é bom também comentar sobre o requeijão cremoso. Esse você só encontra por aqui e em alguns países da América do Sul, como na Argentina. Em outros países, se conforte com o cream cheese e aproveite os seus vários sabores. Uma troca boa, não é mesmo?

Também pode te interessar: Dicas de Galway

Água

Mas você vai me perguntar: Nossa, vai ter diferença até na água? Sim e não. Além do fato de que a água muda sim seu gosto de lugar pra lugar, a diferença também é que em muitos países a água da torneira é potável e utilizada para consumo por toda a população. Então não se assuste se te oferecerem um copo de água da torneira. Pode beber sem medo. Mas se preferir, também pode comprar água mineral nos mercados.

Pizza 

Quem não gosta de pizza, boa pessoa não é! Embora seja um prato comido em diversos países, nós brasileiros demos o nosso toque especial à ela. Aqui às vezes é quase recheio com massa, e não o contrário. Sem contar os mais de 100 sabores. Nos EUA você não encontrará tantas opções. E na Itália, além de menos sabores, e alguns bem diferentes como de Batata!, a pizza possui bem menos recheio e uma inteira é considerada individual. Então pode comer sem culpa, viu? E os ingredientes são tão bons que o recheio em excesso nem vai fazer falta.

No entanto, em alguns países, como na Irlanda, a pizza pode ser um pouco mais ousada, roubar a parceira do hambúrguer e ser acompanhada de batata frita. Quanto mais melhor, não é mesmo?

Refrigerante 

Se você é amante dos refrigerantes, vá preparado para experimentar todos que puder. A maioria dos países possui marcas que você nunca viu. Nos EUA, por exemplo, são centenas de tipos. Só a máquina Freestyle da Coca-cola oferece mais de 160 sabores!!

Para quem tenta fugir da bebida, também poderá encontrar uma grande variedade de chá gelado. Mas, como nem tudo são flores, se você é amante de guaraná, sinto te dizer que não encontra fora do Brasil (a menos que seja importado).

Porções

Se você for para os EUA, prepare o estômago. As porções de bebida são bem generosas. Nada de 200ml por lá. Em alguns estabelecimentos o menor copo é de 500 ml. Com refil!! Vai conseguir encarar? 

Se você for ao mercado, também irá se deparar com porções “family size”para toda a família. Mas às vezes não precisamos da família para comprar um desses né? Fica só aqui entre nós heheheh.

Pimenta

Caso não seja muito fã de comida apimentada, fique de olho. Nos EUA e Canadá principalmente, há muita comida asiática picante. Às vezes mesmo pedindo a mais fraca, alguns não aguentam. Então fique atento!

O mesmo vale para os frangos fritos e lanches de frango. Os empanados normalmente contém bastante pimenta do reino. Se você não gosta ou não está acostumado, peça pela opção grilled – grelhado!

Gostou? Essas são apenas algumas das diferenças que você pode encontrar. O legal é ir passeando e experimentando tudo que puder. Quer começar a planejar seu intercâmbio? Então peça ajuda a um de nossos especialistas e prepare-se para conhecer muitas coisas novas!

Comentários