em Dicas

Comida de avião ganha toque brasileiro (veja o menu!)

Apesar de ser um momento bastante aguardado, as comidas no avião têm decepcionado os passageiros. Pratos cada vez menores e menos saborosos, poucas opções de snacks e, em alguns casos, comidas e bebidas pagas à parte (prática comum nas companhias low cost). Na tentativa de causar melhores impressões e de oferecer um diferencial, a companhia holandesa KLM disponibilizou um novo menu, criado especialmente por um brasileiro.

O escolhido para essa missão foi o chef paulistano Rodrigo Oliveira. Ele é conhecido por usar ingredientes locais e sazonais, o que demonstra uma preocupação da empresa aérea com o fator ‘sustentabilidade’. No menu, ingredientes e pratos conhecidos nossos: mandioca, carne-seca, moqueca, cocada, quindim, nhoque, omelete…

 “Tentei traduzir a comida do meu sertão para as bandejinhas do avião, com um menu 100% brasileiro. Eu brincava que o céu era o limite, e agora é mesmo.” (Rodrigo Oliveira, em entrevista à Folha)

O contrato com o chef é de um ano e prevê que o cardápio seja trocado a cada três meses. O novo cardápio já está sendo servido em voos que partem de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo rumo à Amsterdam.

Confira alguns integrantes do menu atual, que será servido até 30 de junho.

  • 1. Cuscuz Caiçara e Folhas do Jardim

Prato típico do sudeste: cuscuz de milho com camarão, legumes salteados e capuchinha.

Cuscuz
Cuscuz
  • 2. Balotine de frango com arroz e legumes

Coxa e sobrecoxa de frango desossados e recheados com o próprio frango suavemente temperado, servido em seu próprio molho acompanhado de arroz de abobrinha – arroz basmati, abobrinha, tomate e ervilha.

Frango
Frango
  • 3. Gratinado de mandioca com carne-seca e requeijão

O clássico brasileiro feito com purê de mandioca, recheado com carne-seca desfiada e requeijão cremoso. Gratinado com queijo coalho e servido com brócolis e tomate cereja.

klm_gratinado_aviao
Gratinado de mandioca com carne-seca
  • 4. Moqueca de peixe, arroz com castanha

Pintado no molho de coco com tomatinho, cebola pérola e pimenta cambuci, servida com mix de arroz e castanha de caju.

Moqueca
Moqueca
  • 5. Cocada, coco e castanha-do-pará

Sobremesa: cocada cremosa, servida com castanha-do-pará e coco queimado.

Cocada
Cocada

Mais sobre a parceria neste vídeo:


___

Se você já estava pensando em fazer um intercâmbio para algum lugar da Europa, agora tem mais um bom motivo para levar a sério essa ideia. Aproveite os últimos ‘mimos’ brasileiros no avião e depois Descubra o Mundo

Comentários