em Dicas

Casa de família ou residência estudantil?

Muitos estudantes ficam na dúvida na hora de escolher o tipo de acomodação para o período do intercâmbio. A maioria das escolas possuem parcerias com casas de família e residências estudantis. Mas como saber qual opção é melhor pro seu perfil? Vamos te mostrar as características e diferenças entre as duas opções.

Como funciona a casa de família?

A famosa Homestay são famílias que optam por abrir suas casas para estudantes internacionais. Elas são avaliadas a fundo pelas escolas para confirmar que são aptas para receber os alunos. Essas pessoas moram há muito tempo no país, mas podem não ser nativos ok? A maioria são estrangeiros mas que estão completamente habituados à vida no alí e fluentes na língua local, então não se preocupe!

Normalmente você encontra opção com meia pensão (café da manhã e jantar) ou então pensão completa (café, almoço e jantar). O que é ótimo pois assim você economiza dinheiro com refeições. Mas detalhe: as refeições são apenas como um bônus; a família compartilha a refeição com a qual estão acostumados, não é possível escolher. Se você tiver alguma restrição alimentar é possível informar à escola para que encontrem uma família de adequada, mas é cobrado um valor extra.

Também é interessante ressaltar que a maioria das casas de família ficam distantes do centro da cidade, onde ficam as escolas. Então o aluno pode levar de 40 a 60 minutos de transporte público até a escola. Não tem muita escapatória. Mas lembre-se que o transporte público em outros países pode ser mais eficiente que o nosso, e 40 minutos admirando a cidade vão passar voando. Afinal, você está passeando!

É importante lembrar que você será um convidado, então terá que seguir as regras da casa. Pode haver horário certo para lavar a roupa, horário máximo para retornar à casa e talvez não seja possível receber amigos.

E a residência estudantil?

As
residências estudantis são como uma república. São
apartamentos onde é possível ter mais liberdade. Existe opção de
quarto compartilhado ou privado, mas as áreas comuns como
banheiro, sala e cozinha são compartilhadas com outros estudantes.
Banheiro privado é um luxo, são poucas opções disponíveis
e elevam bastante o valor. Aqui também não tem refeições
inclusas
. Os alunos podem comer em restaurantes ou cozinhar no
apartamento.

Dependendo do país, algumas residências podem ser próximas da escola e com um preço bom, como em Malta. Mas em países com cidades maiores como o Canadá, mesmo sendo mais perto, ainda será necessário ir pra escola de transporte público. Vale a pena analisar de acordo com o destino que você escolher.

Dica
importante:

Nas residências é possível encontrar muitos brasileiros. Então se você busca o menor contato possível com os conterrâneos, ficar em casa de família pode ser uma opção melhor.

Mas o aluno não é obrigado a fechar a acomodação da escola. Se preferir um espaço maior com mais privacidade, fique à vontade para ficar em um Airbnb. Assim você consegue ver localização, tamanho e pode escolher a que mais te agradar. Para quem viaja com a família, essa é a melhor opção.

Temos vários depoimentos aqui no blog de alunos que ficaram nessas acomodações e contaram como foi essa experiência pra eles. E no nosso site você consegue ver os valores de cada tipo de acomodação e o que cada uma inclui. É só escolher uma escola para fazer um orçamento. Go check it out!

Comentários