em Dicas

Bolsas de Estudo no Exterior – Faculdades com Intercâmbio

Se o seu sonho é realizar parte da sua graduação ou pós-graduação fora do Brasil, temos duas dicas de ouro para apresentar para você, inclusive com oportunidades de conseguir bolsas de estudo no exterior. ;) 

Laureate

Laureate é uma rede internacional de universidades com mais de dez faculdades particulares brasileiras. No total, são 31 instituições na América Latina, 16 na Europa, 13 na Ásia, 10 no Oriente Médio, 5 na América do Norte e 2 África.

Como todas essas faculdades fazem parte da mesma rede, eles facilitam o trânsito de alunos entre as instituições por meio de vários programas e bolsas de estudo no exterior. As opções vão desde experiências curtas (programas de curta duração/férias, de 1 a 12 semanas), até programas de maior duração, como de extensão (mínimo 3 meses), programas semestrais (4 a 5 meses) e duplas titulações (18 a 24 meses).

A Laureate promove ainda eventos em que os alunos têm a oportunidade de representar sua faculdade em convenções internacionais, como ouvintes ou âncoras.

ilustração de programas de intercâmbio - bolsas de estudo no exterior

O processo de seleção, a concessão de bolsas de estudos no exterior e os prazos de inscrição variam de uma faculdade para outra. Por isso, é importante informar-se na instituição em que você estiver matriculado. Mas você precisa se programar com certa antecedência.

Na Anhembi Morumbi , por exemplo, você tem que registrar interesse um semestre antes do período em que quer viajar. Daí, precisa pagar uma taxa e levar o comprovante ao departamento de Relações Internacionais da faculdade, com duas fotos 3×4, cópia do passaporte e histórico acadêmico. Também tem que comprovar que está com as mensalidades em dia. Depois dessa etapa, a universidade decide se aprova a inscrição.

No caso da Anhembi, todos os alunos inscritos têm a oportunidade de participar, dependendo apenas da oferta de vagas e dos processos seletivos de cada universidade internacional.

Mas quanto custa? Em alguns cursos, se o aluno estiver matriculado em uma das universidades da rede, ele pode estudar no exterior pagando a mesma mensalidade que já paga no Brasil. Existem também bolsas de estudo no exterior, que variam de acordo com a sua universidade. Vale procurar por essas informações na faculdade com antecedência, né?! ;)

Das 12 faculdades brasileiras da rede Laureate, 7 são parceiras do Quero Bolsa:

Anhembi Morumbi FPB Uniritter
FG – Faculdade dos Guararapes Unifacs
FMU UnP                                                        

Bons estudos e boa viagem!! 

Comentários