em Dicas

Aprenda inglês ouvindo rádio!

Sabia que você consegue ouvir programas de rádio de várias partes do mundo? Isso mesmo! Escutar rádio em inglês pode te ajudar e muito a “melhorar o seu ouvido” e a sua pronúncia. Então porque não aproveitar e aprender inglês ouvindo rádio?

Hoje em dia podemos não ouvir tanto rádio quanto antigamente, especialmente com tecnologias como o Youtube, Spotify, Podcast… Mas o rádio ainda é bastante difundido ao redor do mundo e você pode usar isso a eu favor no aprendizado de uma língua estrangeira!

Saiba mais: Aprenda inglês ouvindo podcasts!

Para todos os níveis de inglês

Para os iniciantes, pode ser algo um pouquinho mais difícil e até ser meio chato, por não compreender muitas das coisas que estão falando. Mas mesmo assim, separe alguns minutinhos do seu dia para escutar um pouquinho de rádio, pois aos poucos seu cérebro irá acostumar e ficará mais fácil… Mas não vale ser na hora que as músicas estão tocando, hein?! 

Para aqueles que estão no intermediário, pode parecer difícil no começo também, mas tenho certeza que se ouvindo 15 minutinhos por dia durante uma semana, já conseguirá acompanhar muito mais.

E para os que possuem um nível avançado, use e abuse de diversos tipos de rádios do mundo todo, é uma ótima forma de aprender novas palavras e expressões. 

Ouvir rádio em inglês é uma ótima maneira de estudar estando em contato com a vida real. Como programas de rádio nada é editado, as pessoas falam na sua velocidade normal (que muitas vezes parece velocidade Papa-léguas) e com erros gramaticais (afinal de contas, os nativos cometem erros também). Além disso, são diversos tipos de sotaques e expressões e gírias que muitas vezes não estamos acostumados a ouvir.

E o legal é que você consegue se conectar com rádios do mundo todo e ouvir notícias, peculiaridades e o inglês do país que mais gostar, como rádios dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Malta, e por aí vai… E quem sabe já ir acostumando o ouvido com o sotaque do país do seu próximo intercâmbio?

️ Dica Importante

Não tente entender tudo o que é dito no rádio e não se cobre por isso, pois aprender um idioma deve ser prazeroso e não estressante. Tente entender o contexto geral da conversa, pois isso já será um ótimo exercício.

Um ótimo aplicativo para você baixar no seu computador é o TuneIn, ele é gratuito e possui versão na App Store e Google Play.

Esse aplicativo é um dos melhores, que reúne esportes ao vivo, músicas, notícias, podcasts e rádios do mundo todo como: CNN, MSNBC, FOX News Radio, NPR e BBC. Ainda é possível pesquisar as rádios por idioma e por localidades. Bacana né?

Procure a sua rádio favorita no seu lugar favorito do mundo e good luck!

Comentários