em Dicas

Aprenda inglês criando um caderno de vocabulário!

Existem várias formas de estudar inglês além da sala de aula. Uma delas é a criação de um Lexical notebook, ou seja, um Caderno de vocabulário! Nele você irá anotar todo o vocabulário que não conhece e também anotar todas as formas que aquela palavra pode ser usada.

Como por exemplo a palavra “night“, que significa noite, ela pode ser usada em algumas expressões como: “at night” = à noite; “last night” = noite passada; “night out” = noite afora; “night shift” = trabalho noturno…

Aprender vocabulário é muito importante. Mas muito além de saber o significado da palavra, também é necessário saber como ela se encaixa nas frases, como ela será falada no dia-a-dia ou usada na formação de expressões.

Veja também: Como melhorar sua memória e aprender inglês mais fácil

Agora que você já sabe o que é um Lexical notebook e como ele pode ser útil no seu aprendizado, vamos à prática!

Como fazer um Caderno de vocabulário?

Uma forma de colocar esse método em prática é utilizando o aplicativo InFlux Lexical Notebook, que foi criado exatamente para ser um caderno virtual de vocabulário. Ele ainda possui vários cards e quiz para ajudar a testar o seu conhecimento. Ele está disponível no Google Play e na Apple Store.

O legal desse aplicativo é que ele irá te ajudar a organizar o seu caderno de vocabulário de forma rápida e fácil. Ele possui algumas sugestões de categorias, mas você pode criar e personalizar o seu conforme desejar!

Claro que a forma mais eficaz é aquela que te ajuda a aprender, então não existe o jeito certo!

Veja ainda: Você sabe o que é Shadow Reading?

Um caderno de vocabulário não é apenas para constar o significado da palavra, mas deve ter todas as formas que pode utilizá-la e em todos os contextos, pois desse modo te ajudará na memorização e a montar a suas frases. Se quiser pode até colocar frases para exemplificar!

Se você prefere o método tradicional em caderno físico, confira as dicas abaixo:

Escolha um caderno que tenha muitas páginas e que seja fácil transportá-lo com você.

Divida ele em 4 partes:

  • Vocabulary: Separe em ordem alfabética e deixe essa parte para colocar apenas o significado de cada palavra;
  • Portuguese to English: Essa parte você usará para escrever frases em portugues que deseja falar e traduzi-las para o inglês. Separe em ordem alfabética e deixe pelo menos 1 página frente e verso para cada letra.
  • English to Portuguese: Aqui você usará para escrever as mesmas frases que aprendeu acima, mas em inglês. Separe em ordem alfabética e deixe pelo menos 1 página frente e verso para cada letra.
  • My Personal Categories: Aqui eu sugiro que você deixe as páginas em branco e anote um conteúdo específico, algo que precisa ter um foco maior para o aprendizado.

Cuide dele com muito carinho, pois será um dos seus melhores amigos nessa etapa do aprendizado da nova língua. 

Nós aprendemos diversas palavras novas a cada aula, mas é quase impossível lembrar de todas depois. A melhor forma de fazer isso é anotando-as em um caderno para que você possa reler de tempos em tempos. Te garanto que vai ajudar muito!

Bons estudos!

Comentários