em Dicas

8 apps ‘parceiros’ no intercâmbio

Já falamos no blog, neste post, sobre aplicativos que facilitam a comunicação e ajudam a encurtar distâncias durante o intercâmbio. São ferramentas úteis para falar com a família e mandar notícias de diversas formas. Agora, listamos os apps “parceiros”, que vão auxiliar no dia a dia do intercambista: mapas, metrôs, conversor de moedas, banheiros públicos e wi-fi gratuito… Tudo isso pode fazer falta eventualmente. Por isso, esteja preparado ao sair às ruas no exterior!

Veja a lista completa:

1. City Maps 2Go

app_intercambio_city_maps_2go

Reúne mapas interativos de praticamente todas as grandes cidades do mundo, além de indicar supermercados, restaurantes, bares, lojas, postos policiais e pontos turísticos. Ele não traça rotas (para isso, você pode apelar – com internet – para o bom e velho Google Maps), mas mostra todas as ruas e a sua posição no mapa. As versões gratuitas permitem download de um número limitado de mapas. Mesmo off-line, é possível acessar o que já foi baixado. Gratuito. iOS e Android.

2. AllSubway

app_intercambio_allsubway

Mostra mapas atualizados do metrô em mais de 170 cidades na Ásia, África, Oceania, Europa e Américas Latina e do Norte. Ótimo para traçar e reconhecer rotas no transporte público. E se no subsolo a conexão é ruim, sem problemas: não precisa de conexão com internet para visualizar o conteúdo. É o fim dos mapinhas de papel! U$ 0,99. iOS.

3. Find Toilets

app_intercambio_findtoilets

A partir da localização do usuário, o app indica o banheiro público mais próximo, informando também os horários de funcionamento e a qualidade do serviço. Excelente para quem ainda está conhecendo a cidade onde vai morar ou turistando em outros locais. Na hora do aperto, já sabe o que fazer!  Gratuito. iOS e Android.

4. Dropbox

app_intercambio_dropbox

Com ele, você pode hospedar os seus arquivos na “nuvem” e acessá-los de qualquer lugar. Antes de embarcar para o intercâmbio, salve arquivos importantes em uma pasta no Dropbox – uma boa ideia é digitalizar também seus documentos pessoais (passaporte, CNH, visto, comprovante de matrícula etc.). Assim, você terá acesso a eles sempre que precisar. Gratuito. iOS e Android.

5. Currency Converter

app_intercambio_currency_converter

Útil, rápido e simples. Essa ferramenta permite a conversão de mais de 180 moedas pelo mundo, com acesso também a taxas de câmbio atualizadas. Quando o usuário está off-line, fica salva a última cotação consultada. Bom para os momentos de empolgação nas compras. Gratuito. iOS e Android.

6. Word Lens

app_intercambio_word_lens

Usando a câmera do celular ou tablet, o app traduz palavras impressas. E o melhor: sem necessidade de conexão de rede. É só apontar o dispositivo para palavras que estão em uma placa ou cardápio, por exemplo, e a tradução aparece na tela. É uma boa ajuda para quem está iniciando o aprendizado em língua estrangeira. Os pacotes de idiomas são pagos. O pacote inglês-português custa US$ 4,99. iOS e Android.

7. Shoeboxed

app_intercambio_shoeboxed

Ajuda a organizar as finanças! É uma mão na roda para intercambistas que precisam ficar de olho nos gastos. O usuário tira fotos dos recibos e o app monta um relatório. Uma particularidade é que o programa memoriza gastos que não estavam programados – como um almoço fora – e ainda deixa um espaço que o gasto seja justificado. O programa é em inglês. Gratuito. iOS e Android.

8. Wi-Fi Finder

app_interecambio_wifi_finder

E se para quase tudo você precisa de acesso a internet, por que não um aplicativo que busca pontos gratuitos de rede? O Wi-Fi Finder funciona em 145 países. É possível fazer buscas por locais próximos a você, por regiões específicas ou por tipos de estabelecimentos (cafés, bares, restaurantes, shoppings). Muito, muito, muito útil! Gratuito. iOS e Android.

__

E aí?

Alguma outra sugestão de aplicativo? Conte aí embaixo o que você tem usado ou pretende usar durante o intercâmbio! Use a tecnologia a seu favor e Descubra o Mundo.

Comentários