#1. Seja racional
Pode parecer difícil em algumas situações, mas deixe o emocional de lado. Avião é mais seguro que carro. Ponto. Quantas pessoas você conhece que já se acidentaram de carro? E de avião? Pense nisso.
#2. Faça algo relaxante
No dia anterior a viagem, ganhe uma massagem profissional ou pratique um exercício físico. Além disso, durma cedo. Nada de forçar o cansaço para tentar dormir pesado no avião! Isso geralmente não funciona e pode te deixar mais estressado.
#3. Coma ‘light’ na véspera
Nas horas que antecedem a viagem e durante o voo, evite comidas “duvidosas” ou pesadas demais. Além disso, não ingira álcool. Ninguém precisa de enjôos ou dores de barriga em pleno voo!
#4. Planeje-se
Faça a mala com antecedência, separe a documentação necessária e chegue bem antes do horário no aeroporto. Quanto mais evitar imprevistos e correrias, mais tranquilo você estará no momento do embarque.
#5. Arrume distrações
Leve em mãos livros, revistas ou músicas que possam te manter ocupado por algum tempo. A ideia aqui é distrai-lo e tirar o foco da viagem.

#6. Preste atenção nos avisos
Turbulências acontecem e isso não significa que o avião vai cair. Se você estiver atento aos avisos (sem nóias, claro!), sustos serão evitados. Só destrave o cinto quando realmente for se levantar.
#7. Levante-se
Sim! Viajar não significa não se mover. Você pode – e deve – se levantar, principalmente em voos longos. Mesmo que você não esteja com vontade de ir ao banheiro, vá. Lave o rosto, escove os dentes, fique um pouco de pé. Esticar as pernas é preciso e faz o tempo passar!
Por fim, lembre-se de que essa sensação é natural e que você não é o único que passa por isso. Mas a solução não é fugir das viagens! Ao contrário: quanto mais viagens de avião você fizer, menos assustadoras elas se tornarão.
Agora marque o voo, programe seu intercâmbio e Descubra o Mundo.
Comentários