em Dicas

10 melhores cidades do mundo para visitar em 2015

A revista Lonely Planet divulgou o ranking Best in Travel com as 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2015. Todas elas têm bons motivos para serem especialmente interessantes neste ano. E quer uma boa notícia? Vários destinos listados são perfeitos também para um intercâmbio! Que tal unir o útil ao agradável? Comece a fazer seus planos…

Enquanto isso, vamos conhecer as cidades campeãs:


#10. Toronto, Canadá

Toronto, Canadá
Toronto, Canadá

Essa cidade é o mundo dentro do Canadá. Por isso, fazer um intercâmbio em Toronto é uma experiência tão incrível e desejada. A metrópole multicultural, onde mais de 140 línguas são faladas, promete uma vibração extra em 2015, quando cerca de 250 mil pessoas chegarão para os Jogos Panamericanos.

Os projetos públicos estão a todo o vapor. Entre as novidades, está o esperado trem Union Pearson Express, que levará passageiros do aeroporto de Toronto ao centro da cidade em 25 minutos. Para quem gosta de badalação, não faltarão oportunidades: as influências das vizinhas Nova York e Montreal mantêm a vida noturna de Toronto cheia de atrações e shows ao vivo em bares alternativos e descolados. Ou seja, a hora é agora para programar o seu intercâmbio em Toronto.

Em 2015, Toronto recebe os Jogos Panamericanos
Em 2015, Toronto recebe os Jogos Panamericanos

#9. Chennai, Índia

High Court | Chennai, Índia
High Court
Chennai, Índia

Até pouco tempo atrás, Chennai (antiga Madras) era considerada apenas um ponto de passagem entre cidades como Nova Delhi e Mumbai. Contudo, aos poucos, a cidade tem conquistado seu lugar no itinerário dos turistas por causa dos templos, institutos de cultura indiana, museus e construções da colonização britânica. As praias de Chennai são um atrativo extra.

Kapaleeshwar Temple | Chennai, Índia
Kapaleeshwar Temple
Chennai, Índia

Em 2015, será inaugurado por lá o Chennai Metro Rail, sistema de transporte integrado que promete facilitar o deslocamento entre as principais cidades indianas. Com isso, a cidade quer dar um up no papel que desempenha no cenário internacional. Os trens de alta velocidade com ar-condicionado, certamente, transformarão a experiência turística nessa metrópole quente e úmida.

#8. Viena, Áustria

Viena, Áustria
Viena, Áustria

Passar por Berlim, Paris, Londres e não ir à Viena, capital da Áustria, é um erro que você não deve cometer durante um intercâmbio na Europa. Inclua a cidade no seu roteiro e separe alguns dias para conhecê-la, principalmente porque chegar até lá ficará mais simples em 2015, quando será inaugurada a nova Hauptbahnhoff, a estação de trem da cidade, que receberá passageiros de todas as partes da Europa.

Elegante e clássica, a cidade vive um período intenso de renovação, que pode ser notado na arquitetura e infraestrutura. Neste ano, diversos eventos especiais e exposições de arte celebrarão os 150 anos da Ringstrasse – uma das principais vias da cidade, que circunda o distrito de Innere Stadt. Viena também será o palco da concorrida competição musical Eurovision Song Contest.

Ringstrasse | Viena, Áustria
Ringstrasse
Viena, Áustria
Foto: The Big Wide Yonder

Mas há mais motivos para celebrar. A Universidade de Viena, por onde passaram mentes brilhantes como a de Sigmund Freud e de mais 15 ganhadores de Prêmios Nobel, completa 650 anos.

#7. Salisbury, Inglaterra

Salisbury, Inglaterra
Salisbury, Inglaterra

Salisbury, na Inglaterra, sempre atraiu turistas que paravam na cidade antes de chegar até o Stonehenge. Mas, em 2015, há motivos para permanecer na cidade: Salisbury comemorará o 800º aniversário de seu maior tesouro, a Magna Carta. Assinada e selada às margens do Tâmisa em 1215, a Magna Carta limitava o poder real e estabelecia os direitos de todos os cidadãos comuns. Ela inspirou manifestações por justiça e liberdade.

Catedral de Salisbury será o palco central das celebrações. Haverá exposições, palestras, eventos noturnos, um festival de flores, entre outras atrações. É difícil imaginar outra época tão inspiradora para visitar Salisbury. Portanto, durante um intercâmbio na Inglaterra, programe-se para participar da festa!

Catedral de Salisbury, Inglaterra
Catedral de Salisbury, Inglaterra

Salisbury oferece opções excelentes para quem curte esportes radicais como pulos de asa delta e paraquedas. Além disso, assim que a noite cai, os pubs lotam.

#6. Plovdiv, Bulgária

Plovdiv, Bulgária | Foto: Nikola Totuhov
Plovdiv, Bulgária
Foto: Nikola Totuhov

Durante um intercâmbio na Europa, programe uma visita a uma das mais belas old towns do continente (datada de 6.000 a.C). Plovdiv, a segunda maior cidade da Bulgária, é emoldurada pela majestosa cordilheira Ródope. Além de ter diversas construções romanas devido a um período de colonização, mais de 200 sítios arqueológicos estão espalhados pelo território.

Plovdiv, Bulgária
Plovdiv, Bulgária

As últimas décadas a transformaram em uma cidade de espírito moderno: suas belas ruínas (entre elas, a de um anfiteatro, bem no meio do centro comercial) foram escavadas nos anos 1970 e 80. E, ao longo dos anos 2000, edifícios históricos, antes largados e empoeirados, foram transformados em museus, restaurantes e hotéis.

#5. Valletta, Malta

Valletta, Malta
Valletta, Malta

Valletta é a capital da belíssima ilha de Malta, pertinho do sul da Itália – aliás, um lugar perfeito e com ótimas escolas para quem quer estudar inglês! A cidade, uma espécie de fortaleza medieval, é pequena e pode ser conhecida a pé, em poucas horas. As construções intocadas de Valletta, datadas do século 17, se enfileiram lindamente em um emaranhado de ruas.

Recentemente, o local recebeu uma injeção de traços contemporâneos, que inclui um gracioso novo portal da cidade e o edifício do parlamento, com trabalho em pedra cortada a laser na fachada – ambos assinado por Renzo Piano. Embora utilize o mesmo estilo nas construções maltesas, a intervenção de Piano tem sido controversa e promete ser o assunto principal da pequena ilha em 2015.

Valletta, Malta
Valletta, Malta

Neste ano, a cidade também comemora os 450 anos desde o Grande Cerco. Em 1565, soldados malteses lutaram contra um exército de turcos saqueadores em uma batalha com muito sangue derramado dos dois lados. Essa lembrança será particularmente forte em 8 de setembro, Dia da Vitória, precedido por uma missa especial e uma noite literária. Por que não considerar fazer um intercâmbio em Malta?

#4. Zermatt, Suíça

Zermatt, Suíça | Foto: Firefly Collection
Zermatt, Suíça
Foto: Firefly Collection

Altitude de verdade é em Zermatt, na Suíça, onde montanhistas e praticantes de esqui se divertem. Logo à frente se estende o Matterhorn, uma das montanhas mais famosas de todo o mundo em forma de pirâmide.

Zermatt, Suíça | Foto: World For Travel
Zermatt, Suíça
Foto: World For Travel

O espírito festeiro invade a cidade em 2015, quando serão celebrados os 150 anos da primeira subida na montanha pelo alpinista inglês Edward Whymper, em 1865. Na ocasião, durante a descida, quatro pessoas morreram. A tragédia colocou a montanha no mapa dos alpinistas e transformou a pequena vila de Zermatt em uma cidade focada no ecoturismo. Diversos eventos vão relembrar a tragédia, incluindo uma encenação teatral ao ar livre, que terá como cenário o próprio Matterhorn. Imagina ver tudo isso ao vivo? Planeje o seu intercâmbio na Europa e dê um pulinho em Zermatt.

#3. Milão, Itália

Duomo di Milano | Milão, Itália
Duomo di Milano
Milão, Itália
Foto: Spume

Em Milão, a elegância é quase assustadora com cidadãos esbanjando beleza e vestimenta. Mas em 2015, a cidade vai se aproximar mais dos “mortais” ao sediar a mega feira Expo 2015, especializada em gastronomia e nutrição. Se você gosta dessa temática (e que não gosta?), essa pode ser uma excelente oportunidade de conhecer a capital e, de quebra, aprender e praticar o italiano. Considere fazer um intercâmbio em Milão em 2015…

Milão será a sede da Expo 2015
Milão será a sede da Expo 2015
Foto: Where Milan

O evento dura 184 dias e ocorre entre 1 de maio e 31 de outubro, com mais de 130 participantes. Mais de 20 milhões de visitantes são esperados para fazer uma “viagem” pelos sabores do planeta e refletir sobre a alimentação mundial e sustentabilidade. Que tal ser um deles?

#2. Él Chaltén, Argentina

Él Chaltén, Argentina
Él Chaltén, Argentina

2015 é o aniversário de 30 anos da novata Él Chaltén, uma pequena cidade argentina aos pés da montanha (Monte Fitz Roy, quase na fronteira com o Chile), localizado dentro do Los Glaciares National Park, cheio de cachoeiras, árvores e lagos.

Los Glaciares National Park | Argentina
Los Glaciares National Park
Argentina

Mas chamar El Chantén de cidade é quase um erro. Com ares rústicos de vila, sinal de celular precário e um único caixa automático, este tem sido o destino favorito de quem busca um contato íntimo com a natureza e com os esportes. Artesãos, empreendedores e estudantes marcam presença no local, que é conhecido como a “capital do trekking”. Há muitas trilhas e picos para serem explorados por entusiastas de todas as idades. Mas, se “verticalizar-se” não é a sua onda, opte pelo cavalo, bike ou pesca.

Faça um intercâmbio em Buenos Aires e programe com calma uma visita a esse paraíso cravado na Patagônia argentina.

#1. Washington, Estados Unidos

US Marine Corps Memorial | Washington DC, Estados Unidos | Foto: Beautiful Places To Visit
US Marine Corps Memorial
Washington DC, Estados Unidos
Foto: Beautiful Places To Visit

Há algum tempo Washington vem se destacando nos melhores rankings, principalmente devido à sua vida cultural intensa, aos seus monumentos e museus. Em 2015, será completado o 150º aniversário de assassinato de Abraham Lincoln e várias atividades estão previstas. A famosa cartola usada pelo 16º presidente dos Estados Unidos, a pistola que o matou e outros objetos serão expostos ao público. O memorial American Veterans Disabled for Life já está aberto desde outubro de 2014 e outros projetos, como reformas no CityCenterDC e no The Yards, estão em andamento.

Nos últimos anos, Washington tem conquistado moradores mais jovens. Estima-se que um terço da população tenha entre 20 e 30 anos. O resultado disso é uma cidade em constante renovação. A cena gay da cidade continua vibrante, assim como os sabores de todas as partes de uma gastronomia diversificada. PER-FEI-TO para quem quer estudar inglês em um ambiente incrível. Faça seu intercâmbio em Washington.

Washington DC, Estados Unidos
Washington DC, Estados Unidos 

Agora que você já sabe quais são as melhores cidades para visitar em 2015, programe o seu intercâmbio e prepare-se para conhecer alguns dos lugares mais incríveis do planeta. Estudando e passeando, passeando e estudando… Descubra o Mundo.

Comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag