em Canadá

Toronto no inverno: intercâmbio de 1 mês na WTC Toronto

Tem curiosidade sobre como é Toronto no inverno? A Isabelle Roque, de 19 anos, de São Paulo, aproveitou as férias do trabalho e da faculdade para fazer fazer intercâmbio na WTC Toronto. Apesar do frio, ela amou a experiência e nos conta como foi.

Confira este depoimento sobre a WTC Toronto

A Isabelle não poupou elogios à cidade e à escola, mas soube criticar quando necessário também! Confira tudo e veja de você faria  a mesma escolha que ela!

Faça seu intercâmbio no Canadá com a Descubra o Mundo.

Por que decidiu fazer um intercâmbio? O que a motivou?

Sempre tive interesse em conhecer outros países, culturas e povos. Juntei essa minha vontade com a necessidade de treinar o meu inglês e resolvi fazer um intercâmbio.

Prepare-se: Visto de estudante no Canadá: 4 coisas que você precisa saber

Por que escolheu fazer intercâmbio no Canadá, em Toronto?

Escolhi o Canadá pelo fato de ter um bom custo-benefício, além dos serviços de excelência e segurança. Sempre ouvi falar muito bem de lá e, principalmente, de Toronto por ser uma grande cidade, com muitos lugares para se conhecer e vida noturna super agitada.

CN Tower em Toronto, Canadá | Foto: Isabelle Roque/Arquivo Pessoal
CN Tower em Toronto, Canadá
Foto: Isabelle Roque/Arquivo Pessoal
Depoimento: Intercâmbio em Toronto aos 50 – ILAC Toronto

Por que optou por um intercâmbio de curta duração? 1 mês foi suficiente?

Fiz intercâmbio de um mês, pois consegui conciliar férias do trabalho e faculdade. Posso dizer que esse um mês me ajudou muito a “dar um up” no meu inglês e rever temas que há muito tempo não estudava. Infelizmente, quando você começa a se acostumar com o novo local de moradia, escola, pessoas e rotina em geral, o intercâmbio já está no fim.

Como é ficar em uma casa de família no Canadá?

Escolhi ficar em casa de família para realmente vivenciar um pouquinho da rotina de lá. No começo, quando fiquei sabendo que ficaria na casa de uma família indiana, fiquei um pouco receosa pelo fato de nossas culturas serem totalmente diferentes. Mas, passei a olhar a situação com outros olhos e vi que poderia ser uma ótima experiência. E foi! Adorei a família: era um casal, Rizvana e Sanjay. Me trataram super bem, desde a chegada até a despedida. Sempre interessados em saber da minha rotina, dos passeios que pretendia fazer e tudo mais. Sempre muito solícitos e dispostos a conversar comigo. Recomendo ter esse tipo de experiência!

Confira: 5 dicas de convivência em casa de família

O que mais gostou e o que menos gostou em Toronto?

Gostei de tudo, do começo ao fim. É uma cidade apaixonante! Os pontos turísticos, patinar no gelo, conhecer a neve, experimentar um pouco do inverno canadense, ter contato com a população local (muito educada), sem contar com o transporte público sensacional de lá!

Falando nisso… Como é o transporte público em Toronto?

O transporte público de Toronto é invejável! Super eficiente. Nunca cheguei a esperar mais de 10 minutos por um streetcar, ônibus ou trem. Vinha sempre um atrás do outro. Além disso, algumas linhas funcionam de madrugada até certo horário, cortando as principais ruas da cidade, o que ajuda muito.

Veja também: Saiba mais sobre o transporte público de Toronto

O que achou do custo de vida em Toronto?

Achei o custo de vida em Toronto razoável, nada tão caro assim. Algumas coisas, não valia tanto a pena comprar – por exemplo, roupas. Quanto ao transporte, comprava weekly pass toda semana e gastava CAD 42,75. Pode até parecer caro, mas durante a semana você pode ir para onde você quiser, usando o cartão a vontade. Por isso, valia a pena!

Quanto aos gastos com alimentação, baladas e todo o restante vai depender de onde você vai frequentar. Vale lembrar que lá são adicionados 13% de taxa local no preço final e ainda tem a gorjeta dos garçons – se você não der, eles fazem cara feia para você.

Saiba mais: Estudar inglês no Canadá: razões para ir

Como é a vida noturna em Toronto?

Super agitada! Tem várias baladas, barzinhos e pubs para conhecer.

O que fazer em Toronto no tempo livre?

Costumava sair com a galera que conheci lá e conhecer a cidade, os pontos turísticos, baladas e tudo mais. Super recomendo ir conhecer a CN Tower, andar no deck perto do Lago Ontário, ir ao Aquário de lá, visitar a Ilha de Toronto. São lugares simplesmente sensacionais. Um barzinho/balada que recomendo é o Crocodile às quartas-feiras, além da famosa Madison às quintas.

Curta na cidade: O que fazer em Toronto: 11 lugares indispensáveis

Como foi fazer um intercâmbio na WTC Toronto no inverno?

Um frio total! Mas a adaptação foi rápida porque amo frio. Então, para mim foi tranquilo. O negócio é se agasalhar muito bem. Pensei que ia sofrer porque vi muita gente na internet falando que os casacos do Brasil não serviam para lá, mas é tudo bobagem. A única coisa que comprei lá foi segunda pele. Aproveitei bem Toronto no inverno.

Saiba mais:
Toronto no inverno | Foto: Isabelle Roque/Arquivo Pessoal
Toronto no inverno
Foto: Isabelle Roque/Arquivo Pessoal

Qual curso você fez na escola WTC Toronto?

Fiz curso de inglês em período integral (9am-4pm). Na parte da manhã era mais puxado e mais teórico, estrutural do inglês. Já a parte da tarde era mais dinâmica.

Confira: Escolas de inglês no Canadá: conheça as melhores opções

O que achou da WTC Toronto?

Adorei a WTC Toronto! Muito bem estruturada, os professores são ótimos e super atenciosos. 

Depoimento: Intercâmbio em Toronto, Canadá – WTC de Toronto

Qual é o perfil dos alunos da WTC Toronto?

A maioria das pessoas na WTC Toronto são jovens de 20 e poucos anos e, pelo menos a maioria dos brasileiros, vão para ficar pouco tempo – aproximadamente 1 mês. A maioria trabalha aqui no Brasil e vai para lá durante as férias.

Como você avalia o seu aprendizado durante o intercâmbio?

Aprendi muita coisa durante essa curta estadia no Canadá, não só relacionada ao inglês, mas também no lado pessoal também. Como falei anteriormente, revi muitos aspectos do idioma que não via há muito tempo, pois tinha parado de estudar. Então, refresquei a memória.

Convivi com outras pessoas de culturas totalmente opostas a nossa, não só canadenses, mas também coreanos, árabes e indianos (minha host family) e deu para aprender um pouquinho de cada uma delas. O que aprendi lá e as pessoas que conheci irei carregar para vida. Intercâmbio é uma experiência que marca muito!

Você chegou a procurar outras agências? O que chamou a sua atenção na Descubra o Mundo?

Não, não cheguei a procurar outras agências. Vi que a Descubra o Mundo estava com umas promoções super bacanas e mesmo sem conhecer a agência resolvi dar um voto de confiança.

Veja também: Intercâmbio Canadá: 6 meses que vão mudar sua vida!

Como foi o atendimento da Descubra o Mundo?

Não tenho o que reclamar. Aliás, só tenho elogios a Descubra o Mundo. Cheguei a ir até Campinas (SP) para conhecer a equipe e o próprio espaço físico. Todos que me atenderam foram super solícitos em tudo o que precisei.

Você recomendaria a agência? Por quê?

Sim, pois como disse antes, comprei o pacote para Toronto sem conhecer a agência, resolvi dar um voto de confiança e superou todas as minhas expectativas.

Toronto no inverno, Canadá | Foto: Isabelle Roque/Arquivo Pessoal
Toronto no inverno, Canadá
Foto: Isabelle Roque/Arquivo Pessoal

Não precisa ter medo de Toronto no inverno: a cidade é incrível em qualquer época do ano e perfeita para quem quer estudar inglês. Quer saber mais? Contate a equipe da agência Descubra o Mundo, que irá ajudar no planejamento do seu intercâmbio. Descubra Toronto.

Conheça mais escolas de Inglês no Canadá:

Comentários