em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Malta no inverno – Intercâmbio na Ace English

Malta no inverno, entre dezembro e janeiro, pode ser um dos períodos mais propícios para quem quer fazer um intercâmbio nas férias. Foi o que fez a Aline Cristina da Silva, de 24 anos: ela, que é Analista de Inteligência de Mercado, arrumou as malas e passou 1 mês estudando na Ace English Malta.

Veja abaixo opiniões e dicas:

Por que decidiu fazer um intercâmbio?

Na área em que atuo hoje e com os planos que tenho para minha carreira, o inglês é fundamental! Eu já tinha uma base do idioma mas sempre fui “tímida” para praticar. Então, depois de falar com amigos que passaram pela experiência, não tive dúvidas de que o intercâmbio me ajudaria a “desenrolar” no inglês.

Pontos turísticos de Malta. 6 lugares imperdíveis

O que achou do período de intercâmbio em 4 semanas?

Como eu trabalho, seria muito difícil conseguir fazer um intercâmbio por mais de um mês. Meu objetivo era realmente focar no aprendizado acima de qualquer coisa e aproveitar ao máximo a oportunidade! E consegui… Fugi de todos os brasileiros que encontrei. Com isso, falei o tempo todo em inglês durante todo o intercâmbio e procurei fazer quase todas as atividades com a escola. Senti que perdi todo o medo de falar em inglês e, com certeza, me sinto muito mais segura, além de ter melhorado muito meu vocabulário. Sem dúvidas, valeu muito a pena! O importante é ter FOCO.

Malta no inverno
Foto: Aline Cristina da Silva/Arquivo Pessoal

O que mais gostou e o que menos gostou em Malta?

O que mais gostei: fiquei numa região bem localizada e tinha tudo perto, de fácil acesso a mercados, bares e baladas. Malta tem um ótimo custo de vida e lugares incríveis em cada canto! Perfeito, um sonho!

O que menos gostei: o transporte público de Malta é pontual, porém faz muitas paradas e dá muitas voltas. Achei que existem poucas linhas para visitar o Sul ou o Norte da ilha, o que faz com que o trajeto seja demorado. Como fui no inverno e os dias eram curtos, não conseguia visitar alguns lugares durante a semana depois das aulas porque escurecia muito cedo e demorava cerca de, no mínimo, 1 hora para chegar nos lugares. Tive que faltar aulas à tarde quando tinha a intenção de explorar a ilha durante a semana.

Conheça a rede de transportes de Malta

O que achou do custo de vida em Malta? 

O custo de vida em Malta é excelente! Levei em média 50 euros para gastar por dia com alimentação e sobrou muito. Por ser Europa, estava com medo de não ser suficiente. Tem opções para todos os gostos e preços! Algumas vezes, fui em bons restaurantes para experimentar a culinária local e gastei aproximadamente 15-20 euros (incluindo bebida) por refeição.

Outras vezes, comprava coisas no mercado para cozinhar em casa e gastava mais ou menos 50 euros por semana. E as demais, comia lanche ou pizza que saía mais ou menos 5-10 euros por refeição, dependendo do lugar. Em todas as baladas que fui, não cobravam a entrada e às vezes ainda ganhávamos um ‘free drink’. Quando íamos com o pessoal da escola, ganhávamos champagne ou outros drinks. Maravilhoso isso! Não gastava praticamente nada na balada em comparação com o que gasto em SP. A long neck de cerveja era por volta de 1,50 a 2,50 euros (cerca de 7-8 reais cada). Em SP, pago 13-17 reais, fora o preço da entrada.

O transporte era 1,5 euros a cada 2 horas. Nesse intervalo, você pode pegar quantos ônibus quiser. Já os táxis, não são tão baratos – no mínimo, 20 euros o trecho. É bom fechar o valor antes de embarcar.

Malta no inverno: O que costumava fazer no seu tempo livre?

Eu gostava bastante de beber cerveja com minhas ‘flatmates’. Às vezes saíamos a noite para algum bar também. Algumas noites estudávamos juntas na cozinha da casa.

Dos passeios que fiz, sem dúvidas, Popeye Village foi um dos mais incríveis! Peguei um ônibus depois da aula e fui sozinha até o local; Foi super tranquilo e foi a melhor coisa que fiz: pegar minha mochila e sair em busca de um lugar incrível (o que não é difícil encontrar em Malta). Se eu não tivesse ido até lá, com certeza teria me arrependido. Azure Window em Gozo também é um lugar maravilhoso e com certeza não pode ser deixado para trás.

A melhor balada que visitei foi a Level 22 que fica no último andar do Portomaso Business Tower em St. Julian’s. Lá, tem uma vista panorâmica INCRÍVEL de Malta! Minhas amigas italianas me levaram até lá no meu último dia e foi inesquecível!

Depoimento: Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta
Malta no inverno
Foto: Aline Cristina da Silva/Arquivo Pessoal

Como estava o clima de Malta no inverno?

Fui para Malta no inverno (entre dezembro e janeiro) e a temperatura estava entre 14 a 17 graus. Venta muito e tem dias que o vento é forte e frio, o que fazia de algumas noites mais congelantes, em torno de 7 a 10 graus. Então, eu sempre andava com casacos, jaquetas e lenços. Estava sempre preparada, mesmo em dias mais ensolarados.

Como é a temperatura em Malta
Malta no inverno
Foto: Aline Cristina da Silva/Arquivo Pessoal
Depoimento: Fim de ano em Malta – intercâmbio de 4 semanas

Qual curso fez na escola Ace English Malta?

Meu curso na Ace English Malta era de 30 aulas semanais. A primeira aula era das 9h as 10h30, com um intervalo de 30min. A próxima aula era das 11h as 12h30 com mais um intervalo de 30min. E a última aula era de conversação das 13h as 14h30.

Estudar inglês em Malta: conheça a escola Ace English Malta

O que achou da Ace English Malta?

A escola Ace English Malta é maravilhosa! Como era localizada no shopping, tinha muita coisa por perto e era 10 minutos a pé da onde eu morava. Os professores são muito bons com didáticas excelentes! Amei todos os professores que tive e inclusive a equipe apoio da escola que é muito divertida e atenciosa!

Depoimento: Malta para estudar inglês – 3 meses na Ace English Malta

Qual é o perfil dos alunos na Ace English Malta?

Eu conheci alunos de todas as faixas etárias e de ‘n’ nacionalidades. Apesar de ter bastante brasileiros enquanto eu estava por lá, conheci pessoas do mundo todo! Tinha um mix muito bom de nacionalidades nas salas de aulas.

Depoimento: EC Malta 30+: intercâmbio depois dos 30

Como foi ficar em apartamento estudantil?

Eu amei a experiência! Tive as melhores ‘flatmates’ que poderia imaginar! Duas coreanas e das japonesas SENSACIONAIS. Fiz amizades pra vida toda!

Bebíamos cerveja juntas todos os dias e isso nos deixava muito à vontade pra conversar sobre os mais diversos assuntos! Sem medo de falar errado ou de passar vergonha! Elas me ajudavam muito! Sempre que falava algo errado, mesmo quando entendiam, me explicavam como era a maneira correta. Tive uma imersão em culturas extremamente diferentes e cada minuto era um aprendizado diferente com elas.

Intercâmbio em Malta
Foto: Aline Cristina da Silva/Arquivo Pessoal

Como você avalia o seu aprendizado durante o intercâmbio em Malta no inverno?

Sem dúvida, foi excelente! Faria novamente, quantas vezes fosse possível!

Como chegou até a agência Descubra o Mundo?

Essa é uma história engraçada. Minha família é do interior de Minas Gerais e sempre dei carona para algumas pessoas quando ia visitá-los. Coincidentemente, dei carona certo dia para um dos fundadores da Descubra o Mundo, o Gabriel Passarelli. Entre uma conversa e outra, falei sobre meu interesse em fazer intercâmbio e ele me apresentou a empresa.

Como foi o atendimento da Descubra o Mundo?

Sempre tive muito apoio do pessoal da agência Descubra o Mundo. Visitei a agência pessoalmente, tirei todas as minhas dúvidas, conheci as pessoas com quem trocava e-mails. Me senti muito segura em escolher a agência para me ajudar com o planejamento. Durante a viagem, tive alguns problemas e sempre consegui ajuda independentemente do horário. Muito atenciosos sempre! Sem dúvidas, é uma empresa diferenciada das demais.

Você recomendaria Malta no inverno como destino para estudar inglês?

Já recomendei para várias pessoas! Me senti muito acolhida, me virei muito bem e conheci pessoas incríveis lá! Sem contar os lugares que são um SONHO e o custo de vida que favorece muito! De brinde, ainda dá para conhecer outros países da Europa gastando muito pouco. Recomendo Malta no inverno!

TOP 10 cursos de inglês em Malta

Inspire-se nesse depoimento e vem também fazer um intercâmbio em Malta no inverno ou em qualquer outra época que preferir. Fale com a galera da Descubra o Mundo e faça as malas! Descubra Malta.

Comentários