em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio na Inglaterra – 3 semanas na Kaplan Bournemouth!

Hoje nós conversamos com a Mayara, de Brasília. Para ela, fazer um intercâmbio era uma realização pessoal, então ela decidiu estudar inglês na Inglaterra, e passou 3 semanas na Kaplan International Bournemouth.

Vamos ver como foi!

Oi Mayara! Como surgiu a idéia de fazer intercâmbio na Inglaterra?

Sempre sonhei em conhecer a Inglaterra, e dentre as possíveis cidades, Bournemouth foi a que eu mais me identifiquei, pois é pequena, tem praia, fica perto de Londres, além de ser uma das cidades mais baratas da Inglaterra.


E como foi a sua hospedagem? Ficou em casa de família?

Sim! Fiquei na casa de uma família que é um casal com dois filhos. Eles são muito gentis e sempre conversávamos durante o jantar, que por sí só já ajudava muito a praticar o inglês. Realmente tive muita sorte de encontrar uma host family tão incrível. Na Kaplan é possível trocar de host family, mas por sorte não precisei.

Nos conte um pouco sobre Bournemouth. Você gostou da cidade?

Com certeza! Eu diria que o que mais me encantou em Bournemouth, foram as pessoas. Nas pesquisas que fiz antes de ir, descobri que Bournemouth é a cidade mais feliz da Inglaterra, e fui viajar com isso em mente.

As pessoas sempre se cumprimentam na rua, e as vezes conseguia conversar com pessoas no ponto de ônibus, pois lá, os ingleses são muito solícitos e gentis.

A parte que menos gostei foi o transporte público noturno, pois apesar de estudar em Bournemouth, minha host family vive em Poole. Isso significa que normalmente eu levava 20 minutos de casa até a escola, porém aos fins de semana, era muito difícil pegar um ônibus e depois da meia-noite, não havia mais nenhum que passava. Por esse motivo, tinha sempre que sair mais cedo ou pagar cerca de 15 libras por um táxi.

Afinal minha dica é: Se for estudar em Bournemouth, fique em um apartamento estudantil para não ter esse tipo de problema.


Como você fazia para se locomover pela cidade?

Pessoalmente eu usava o transporte público, ou seja, o ônibus, mas eu via na rua alguns estudantes se locomovendo por bicicleta.

Bournemouth é muito caro? O que você achou dos preços?

A Inglaterra sempre terá um custo alto, afinal a libra vale quase 6 vezes mais que o real, mas mesmo assim, comparando com Londres, Bournemouth tem um custo bem mais acessível.

Por exemplo, para utilizar o ônibus por 21 dias, eu paguei £38,00. No Tesco (rede de supermercados) £3,00 pelo “meal deal” (um sanduíche, uma bebida e um doce ou salgadinho); Almoçar fora em um restaurante sai por volta dos £8,00; um cinema sai por volta de £8,00; no supermercado você compra coisas como biscoitos, pão ou cereais por volta de £2,00; a entrada de uma balada sai por volta de £5,00; a tirolesa no pier é £15,00. Eu também fui num boat party com a escola que custou £15,00.


E essas festas, como eram? Lá é agitado?

Em Bournemouth, você só encontra uma verdadeira “vida noturna” no centro da cidade, que é onde ficam a maioria dos pubs e baladas. Como a Inglaterra é muito rígida na questão de idade, com menos de 18 anos você não vai conseguir tantas opções de vida noturna.

Quais lugais você gostava de visitar?

Depois da aula, eu gostava de ir à praia com alguns amigos, inclusive, em Sandbanks tem uma linda praia onde é possível fazer aulas de caiaque, windsurf e paddleboard. Durante a noite, normalmente íamos aos pubs e nos fins de semana, as pessoas costumavam viajar para Londres, Jurassic Coast, Isle of Wight, Cambridge e Oxford.


Quanto lugar legal! Dizem que aí chove muito! O clima estava agradável?

Fiquei em Bournemouth nas últimas três semanas de Julho e peguei apenas 2 dias de chuva. Na primeira semana, estava uma média de 19ºC e nas últimas duas semanas tiveram dias bem mais quentes, chegando em média à 22ºC, ou seja, consegui aproveitar a praia quase todos os dias, porém, segundo minha host family, o verão em Bournemouth normalmente não é tão ensolarado.


Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a Kaplan Bournemouth para um amigo ou familiar?

Nos conte um pouquinho sobre a escola!

Eu simplesmente amei a Kaplan! A escola fica a menos de 15 minutos de ônibus do centro da cidade. Além disso, a escola tem uma ótima infraestrutura – Tínhamos uma sala de TI onde podíamos usar a Kaplan-Online para fazer exercícios; um centro de estudos onde tinham aulas de conversação, escrita e leitura e além disso a escola promovia inúmeros passeios, porém boa parte eram pagos.

Os professores com quem tinha aula, eram excelentes; Sempre traziam material extra e nos davam dicas. No início das aulas, estudávamos gramática e depois fazíamos alguma atividade para fixar o conteúdo, que era ótimo, pois deixava as aulas muito mais dinâmicas e permite que os alunos praticassem conversação.


No geral, como eram os alunos da escola?

Um dos principais motivos que me fez escolher Bournemouth para fazer intercâmbio, é que lá não é um destino muito popular entre brasileiros. Por exemplo, na minha turma, não estudava nenhum.

Nos eventos da escola, acabei conhecendo alguns, mas não muitos, menos de 15. A maioria dos alunos da minha sala e da escola no geral, eram italianos e árabes e a média de idade era de 25 anos.

Você sente que seu inglês evoluiu bastante no seu intercâmbio?

Acredito que minha evolução foi muito rápida, pois em apenas três semanas, consegui subir de nível. O segredo é esse: interagir nas aulas e conversar o máximo possível. No fim das aulas, chame seus colegas de sala para sair, mas sempre evitando brasileiros, pois assim você também evita falar português.

Outra dica é interagir bastante com sua host family, como conversar durante o jantar. Bournemouth, no geral, é uma ótima cidade para puxar assunto, pois as pessoas são muito gentis e conversativas. É fácil de conversar com o pessoal na rua.


Você ficou 3 semanas, né? Foi o suficiente?

Meu maior arrependimento foi não ter ficado mais uma semana. Pessoalmente acredito que um intercâmbio tem que ter no mínimo 4 semanas.

E o que você achou da Descubra o Mundo?

Eu cheguei até a Descubra o Mundo através da internet e li excelentes avaliações sobre a agência.

Eu tive um ótimo atendimento. A assistência da Piera, do pós-vendas, foi sempre pontual e ela me ajudou com todas as minhas dúvidas.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a Descubra o Mundo para um amigo ou familiar?

Comentários