em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio Malta na Sprachcaffe – depoimento detalhado

Já imaginou ganhar um intercâmbio de presente? Foi o que aconteceu com a Marina Sant’Ana, 24, relações públicas, de São Paulo (SP). Os pais dela fizeram uma surpresa e a presentearam com um curso de inglês no exterior!

Aqui, ela conta essa experiência de 4 semanas: Intercâmbio Malta na escola Sprachcaffe!

Por que decidiu fazer um intercâmbio?

Sempre quis fazer intercâmbio, mas nunca pude, já que comecei a trabalhar cedo e minha faculdade era anual. Ficava difícil conciliar meu período de férias no trabalho sem prejudicar ou perder meu ano letivo na faculdade. Eu já estava juntando dinheiro pra viajar depois de terminar a faculdade, quando fui surpreendida pelos meus pais, que acertaram tudo com a Descubra o Mundo e me presentearam com um intercâmbio!

Sempre quis viajar para conhecer novas culturas, países e pessoas, mas nos últimos anos também estava pensando em fazer intercâmbio para dar um ‘up’ no currículo, já que em vários processos seletivos que participei para cargos mais altos, uma viagem de estudo ao exterior era diferencial importante.

O que achou do período de 4 semanas?

No que diz respeito a conhecer o país, acho que 4 semanas são o suficiente para fazer tudo que eu queria em termos de passeios e contato com a cultura.

Intercâmbio Malta – por que este destino?

Acredito que meus pais escolheram o local pelo preço. Eu nunca tinha considerado Malta para intercâmbio, mas gostei de lá. Malta é um local que une as características da Europa, com um ar jovem (já que o país recebe muitos turistas e intercambistas) e praiano (mesmo tendo ido no inverno, o clima descontraído de praia prevalece). Uma característica muito boa de Malta é que é um local muito próximo da Itália e da Grécia, então é possível fazer passeios para esses países pagando barato em voos da linha aérea local.

9 razões para morar, trabalhar e fazer intercâmbio em Malta

Como foi se hospedar na residência da Sprachcaffe?

A acomodação que eu escolhi foi o Standard Apartment Double Room e achei bom. Os flats são iguais àqueles das fotos no site da escola. Embora ficar em casa de família ou alugar um apartamento sejam opções mais em conta, a vivência que temos nos flats é incomparável. Além de ficarmos no terreno da escola, ter a possibilidade de conviver com pessoas de culturas diferentes é incrível! Era uma mistura de Brasil, com Japão, com Rússia, com Colômbia e Turquia e posso dizer que passando um mês em um local paradisíaco como Malta, as minhas melhores lembranças são cozinhando com as meninas, ficar sentada na mesa da cozinha trocando ideia e cantando música dos nossos países de origem.

Recomendo muito, mesmo para aqueles que não estão acostumados a dividir quarto e banheiro com outras 7 meninas, pois é uma ótima oportunidade para perder a frescura e perceber que mesmo de culturas e origens diferentes, todo mundo de um jeito ou de outro tem suas manias e é preciso respeitar. Sem contar que era divertidíssimo nos arrumarmos juntas para sair, emprestando roupa uma para outra, fazendo maquiagem, unha, cabelo e falando dos boys da escola.

Intercâmbio Malta - Residência na Sprachcaffe | Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal
Intercâmbio Malta – Residência na Sprachcaffe
Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal

Intercâmbio Malta – cite os pontos positivos e negativos.

O que mais gostei no intercâmbio Malta foi a energia do lugar. Não tem nada de espiritual ou exotérico sobre isso, mas é diferente do resto da Europa. Antes de chegar, eu fiquei quase 20 dias fazendo mochilão pela Europa e Malta tem uma vibe diferente.

Pessoalmente, tenho uma ligação muito grande com praia e mar e em Malta, por ser uma ilha, você fica constantemente em contato com essa natureza. É um local super antigo e com muita história, mas ao contrário de alguns lugares da Europa que tem um ar meio pesado, devido a tudo que aconteceu naquele local, Malta é um país que é ‘leve’, e que une beleza natural com todo seu acervo histórico super bem.

O que eu menos gostei de Malta foram os locais, por incrível que pareça. Não sei dizer se dei azar, mas tive experiências muito ruins devido a grosseria e estupidez do povo maltês. No geral, os malteses não são muito pacientes e para um país que praticamente vive de turismo, acredito que eles possam melhorar muito o atendimento e o respeito aos visitantes.

Outra coisa ruim de Malta é que inglês não é a primeira língua do país. Embora muitos falem inglês, a predominância é maltês e, muitas vezes, italiano. Para quem vai estudar inglês, uma das coisas mais ricas é escutar o inglês falando casualmente no dia a dia, e isso não acontecia, pois ninguém falava inglês nas ruas.

Saint Julian’s, Malta: uma cidade agitada e fervilhante

Como estava o clima em Malta?

Era fim do inverno durante o intercâmbio Malta, então as temperaturas iam de 6°C a 17°C. Eu peguei uma dos invernos mais secos de Malta, choveu só um dia no mês inteiro que estive lá. O problema é que lá venta MUITO e o tempo todo, então a sensação térmica é mais baixa do que parece.

Mais: Conheça o clima de Malta
Intercâmbio Malta - Piscina na Sprachcaffe | Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal
Intercâmbio Malta – Piscina na Sprachcaffe
Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal

Intercâmbio Malta – quais são as atrações turísticas e passeios?

Fiz muitos passeis em Malta! Só não ia quando íamos cozinhar/lavar roupa ou quando ia para o centro fazer compras. Entre as praias e museus lindos de Malta (que existem muitos), recomendo Gozo e Comino (as ilhas próximas de Malta), e Valleta, Mdina, Golden Bay, Popeye Village, Dingly Cliffs e Paradise Bay.

Pontos turísticos de Malta – 6 lugares imperdíveis
Intercâmbio Malta - Blue Window, Gozo | Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal
Intercâmbio Malta – Blue Window, Gozo
Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal

Intercâmbio Malta – Qual curso fez na escola Sprachcaffe?

Eu comecei fazendo o Upper Intermediate nos primeiros três dias e depois mudei para o Advanced, no período da manhã.

Top 10 cursos de inglês em Malta

O que achou da escola Sprachcaffe Malta?

A escola é boa, com uma infraestrutura idêntica a que podemos ver nos sites e folhetos, e a localização é boa. No que diz respeito aos professores, como sempre, tem uns muito bons e simpáticos, e outros, nem tanto. É uma questão de sorte, mas se tiver vagas em outras turmas, é possível mudar de sala para ficar com outros professores.

Sprachcaffe Malta: tudo sobre a escola

Qual é o perfil dos alunos da Sprachcaffe Malta?

Eu peguei a época dos brasileiros e colombianos na escola e achei ótimo, já que os latinos são os mais animados. Porém, para quem quer fugir dos brasileiros, fica a dica dos meus amigos que ainda estão lá: março/abril a escola fica cheia de asiáticos, principalmente do Japão, e muitos espanhóis; maio/junho começam a chegar muitos dinamarqueses, alemães e noruegueses.

A média de idade é entre 21-24 anos, o que me surpreendeu porque esperava um pessoal mais novo. A maioria das pessoas que conheci tinha entre 22 e 25 anos. Havia algumas pessoas mais novas (18 anos) e várias mais velhas (30-34 anos).

Intercâmbio Malta - Escola Sprachcaffe | Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal
Intercâmbio Malta – Escola Sprachcaffe
Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal

Como é o custo de vida em Malta?

O custo de vida em Malta é surpreendentemente baixo, o que mais se gasta é com o turismo pois os locais “metem a faca”, pois sabem que iremos pagar. [A Marina falou mais sobre os preços de Malta no link abaixo]

Gastos em Malta – dicas, lugares e noções de preço

Como você avalia o seu aprendizado durante o intercâmbio Malta?

Focando especificamente na parte de educação no intercâmbio Malta, acho difícil avaliar minha evolução. Posso dizer que fiquei um pouco decepcionada com o nível de inglês das aulas. Mesmo no nível mais avançado, não senti muita diferença entre meu conhecimento antes de ir e quando voltei. Acho que isso entra na questão de Malta não ter o inglês como primeira língua, pois para quem está indo com um nível mais avançado e domínio da gramática e ortografia do idioma, o que vai complementar o conhecimento é o vocabulário e a vivência com pessoas que falam fluentemente, e isso não aconteceu. A maioria das pessoas que vão estudar na escola tem um nível de inglês baixo, então o único lugar que eu tinha condições de falar inglês o tempo todo (na escola) não me adiantava muito, pois meus colegas não falavam bem e em vários momentos me vi corrigindo e ensinando meus amigos.

Em termos de aprendizado de vida, acredito que viajar seja essencial para se conhecer e abrir a cabeça para novas culturas e verdades e esse intercâmbio me proporcionou isso.

Depoimento: Estudar inglês em Malta – 4 semanas na LAL Malta

Como foi o atendimento da agência Descubra o Mundo?

Tive pouco contato com a Descubra o Mundo, pois toda a parte de contratação foi feita pela minha família, mas de resto, durante minha estadia lá e outras questões que resolvi por e-mail o atendimento foi ótimo!

Você recomendaria a agência?

Com certeza, já recomendei e continuarei recomendando. Acredito que a Descubra o Mundo une eficiência com um atendimento jovem e honesto, o que é essencial para quem está indo viajar e precisa de um contato mais próximo com quem conhece o local e todas as especificações das viagens.

Veja mais: Tudo sobre Malta – 12 dicas importantes
Intercâmbio Malta - Mdina | Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal
Intercâmbio Malta – Mdina
Foto: Marina Sant’Ana/Arquivo Pessoal

Intercâmbio Malta – animou também? A equipe da Descubra o Mundo tem todos os detalhes sobre esse e outros destinos e poderá te auxiliar a tomar a melhor decisão. Entre em contato com a equipe de consultores.

Comentários