em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio Irlanda: Business English na Kaplan Dublin

Intercâmbio Irlanda: essa foi a escolha do José Roberto Oliveira, que ficou 3 meses no país estudando inglês para negócios na Kaplan Dublin. Ele estava desempregado no Brasil e sentiu que era o momento de investir na carreira. Ele hospedou na casa de um amigo irlandês e curtiu bastante a experiência! Leia nosso bate-papo:

Por que decidiu fazer intercâmbio?

Trabalhei durante 16 anos em uma empresa americana. Tinha inglês avançado, mas, após perder o emprego no Brasil, decidi que precisava fazer um curso específico de inglês em negócios. Assim, encontrei a Descubra o Mundo e a Kaplan Dublin, no curso de Business English. Ali, os alunos são mais focados e determinados a aproveitarem ao máximo. O curso inclui vocabulário de negócios com gramática.

A vida na Irlanda: festivais, frio, cultura e cerveja
Depoimento: Intercâmbio em San Francisco: upgrade no inglês para a carreira
Intercâmbio Irlanda
Foto: José Roberto Oliveira/Arquivo Pessoal

Intercâmbio Irlanda – O que achou da escola Kaplan Dublin?

As aulas na Kaplan Dublin eram das 8h30 às 14h. Os professores são muito apaixonados e hiper qualificados – uma das professoras, inclusive, foi a melhor que já tive na vida. A equipe é muito atenciosa, dá todo o suporte aos alunos e a Kaplan é uma escola grande e muito bem estruturada.

A localização da Kaplan Dublin é boa, bem central. Apesar de não ter me hospedado ali, cheguei a conhecer a residência ligada à escola e é um lugar muito estruturado. O estudante não gasta com transporte porque a residência fica do lado da escola.

Toda segunda-feira, é divulgada a programação da semana, com passeios e atividades extracurriculares.

Existia uma preocupação de não deixar alunos da mesma nacionalidade juntos. Fiz uma turma legal com pessoas do Brasil, França, Bolívia, Itália e Turquia. Esse mix de nacionalidades é muito interessante!

Intercâmbio Irlanda: o blog completo!
Intercâmbio Irlanda
Foto: José Roberto Oliveira/Arquivo Pessoal

Intercâmbio Irlanda – Como é a cidade de Dublin?

Não tive uma impressão tão positiva de Dublin quanto gostaria: de forma geral, achei a cidade suja e com muitos brasileiros (algo “incontrolável”, mas que é preciso saber antes de ir).

Outro aspecto que me incomodou muito e que merece atenção foi a presença dos knackers: grupos que circulam pelas ruas da cidade e que são conhecidos por arranjar problemas (brigam, intimidam, pedem dinheiro…). Não são vistos como “trombadinhas” e nem costumam ser violentos, mas incomodam, assustam as pessoas e recebem ajuda do governo – algo difícil de compreender!

Como ponto positivo, a cidade é bem cultural e histórica. As igrejas são lindas, assim como os museus e universidades. Escolhi a Irlanda porque tenho um amigo irlandês, que mora em Dublin e me hospedou na casa dele. Esse foi o principal motivo. Mas, se fosse escolher um país aleatório, provavelmente escolheria fazer um intercâmbio nos Estados Unidos.

Como é viver em Dublin: um guia completo
Depoimento: EU FUI: estudar inglês na Irlanda na ACET Cork

Intercâmbio Irlanda – O que fazer em Dublin?

Na Europa, as passagens aéreas são muito baratas e é tudo muito perto. Muita gente aproveitava os fins de semana para viajar e conhecer outros países. É perfeitamente possível e é uma grande vantagem do intercâmbio Irlanda.

Eu estava muito focado no estudo do inglês, queria conhecer bem e o país e preferi não viajar tanto assim. Nos horários livre, visitava cidades pela Irlanda e ia a passeios com a escola. À noite, há muitas opções de pubs, onde não se paga para entrar.

Intercâmbio Irlanda
Foto: José Roberto Oliveira/Arquivo Pessoal

Como são os irlandeses?

Os irlandeses são pessoas simpáticas, porém fechadas. Se você conhecer alguém de lá e for apresentado ao grupo, como aconteceu comigo, vão te tratar bem. Mas, sendo um estrangeiro, dificilmente vão vir falar com você espontaneamente. Outro aspecto é a higiene: infelizmente, eles não costumam se cuidar tanto quanto nós!

Depoimento: Intercâmbio Cork: ano sabático para estudar inglês
Intercâmbio Irlanda
Foto: José Roberto Oliveira/Arquivo Pessoal

Intercâmbio Irlanda entre março e maio – Como estava o clima?

Em março, estava frio (por volta dos 3ºC), chuvoso, com muito vento. Era preciso andar sempre com guarda-chuva. Quando fui embora, em maio, o clima estava começando a melhorar, com sol um pouco mais aparente.

Mas, o próprio irlandês reclama do clima da Irlanda, que é muito imprevisível: chove, faz sol, venta, esfria, tudo num dia só. Para eles, 15ºC é uma temperatura considerada agradável, apesar de para mim ser frio ainda. Nesse período do ano, durante meu intercâmbio Irlanda, os dias são longos e, por isso, perdemos um pouco a noção do tempo.

Depoimento: Por que resolvi prolongar o intercâmbio na Irlanda 1 ano
Intercâmbio Irlanda
Foto: José Roberto Oliveira/Arquivo Pessoal
Dicas de como escolher: Dublin x Cork

Intercâmbio Irlanda: como foi fazer intercâmbio depois dos 40?

Valeu muito a experiência de fazer um intercâmbio mais velho. A idade não significa nada, pois existem adultos com atitude de meninos e meninos com atitude de adultos. Muitas vezes, a melhor performance vem de um adolescente. Por isso, um intercâmbio é válido em qualquer idade.

Elogio mais uma vez a Kaplan Dublin, que fez diferença nessa experiência: a escola chama a atenção pela organização, limpeza e infraestrutura.

Documentação: GNIB Irlanda, tudo o que você precisa saber

Se você também se animou para fazer um intercâmbio na Irlanda, entre em contato com a equipe da Descubra o Mundo que tem as melhores dicas e orientações para te dar! Descubra a Irlanda.

Comentários