em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio em NYC: como se organizar como mãe, esposa e profissional?

A Adriana Paschoal, de Osasco (SP), fez o que muita gente tem vontade, mas (acha que) não consegue colocar em prática: um intercâmbio em NYC aos 41 anos, sendo mãe, esposa e empregada de uma grande empresa. Parece impossível se ausentar e deixar temporariamente esses papéis? Mas não é! Procurando novas experiências e aprendizado acelerado, a Adriana passou 3 semanas estudando na EC Nova York e já pensa no próximo intercâmbio!

Veja que bate-papo incrível:

Por que fazer intercâmbio

A: Sou casada, tenho duas filhas e trabalho num banco. Tinha feito 1 ano de escola particular no Brasil. Sempre que eu tinha tempo, estudava online, mas não tinha direcionamento. Queria concentrar esforços e poder colocar meu inglês em prática no dia a dia. O intercâmbio vem com essa disponibilidade: de ficar focado o tempo todo – na escola, nas amizades, nos restaurantes. Não tem como dispersar. Achei que era importante sair do contexto de Brasil. É diferente acordar e dormir pensando em inglês.

Na escola no Brasil, estava no nível elementary. Na EC Nova York fui direcionada para o pré-intermediário, que ficou bem adequado com o que eu sabia e já estudava. Na média, todos os alunos da minha turma estavam no mesmo nível.

Intercâmbio em NYC
Foto: Adriana Paschoal/Arquivo Pessoal

Como foi o planejamento para fazer um intercâmbio em NYC?

A: Foi uma loucura, fiquei 21 dias no intercâmbio em NYC durante minhas férias! Fiz uma troca com o meu marido: eu iria, ficaria um período e depois seria a vez dele (ele também foi estudar inglês na EC Nova York pela Descubra o Mundo). Fizemos essa dinâmica para os dois poderem aproveitar o melhor de cada lado. Nos primeiros dias tudo aconteceu, mas me preparei 4 meses antes pelo menos para conseguir fazer essa viagem. O sucesso se deu à Descubra o Mundo. Eu tinha muitas dúvidas e senti uma parceria em relação ao suporte que tive. A equipe foi muito paciente comigo e me respondeu prontamente sobre diversos aspectos.

Depoimento: EC Nova York 30+: Intercâmbio EUA depois dos 30
Intercâmbio em NYC
Foto: Adriana Paschoal/Arquivo Pessoal

Como chegou até a Descubra o Mundo?

A: Joguei no Google, pesquisando escolas e intercâmbio em NYC! Fiz contato com algumas escolas inicialmente, mas não tive essa resposta rápida. Já a Descubra o Mundo me ligou no mesmo dia e fomos construindo um relacionamento. Como não conhecia ninguém que já tivesse contratado a agência, olhei no Reclame Aqui, pesquisei comentários de intercambistas e vi os depoimentos das pessoas. Isso foi me dando segurança. O suporte me deu muito conforto e segurança de fechar com a Descubra o Mundo.

Zero reclamações da Descubra o Mundo no ‘Reclame Aqui’

Por que intercâmbio em NYC?

A: Juntou um pouco de sonho com necessidade de estudar. Eu já tinha vontade de conhecer Nova York e fui me organizando para unir as duas coisas – estudo e turismo. Minha preocupação era ficar em uma casa ou em uma cidade menor, sem ter o que fazer fora do horário da escola. Nova York é mais cara, mas oferece inúmeras opções para quem está sozinha. Não ficaria ociosa em nenhum momento da viagem.

Conheça: EC New York 30+: programa de gente grande!

Como é a escola EC Nova York?

A: A escola EC Nova York é ótima. Reportei à diretoria algumas falhas que estavam havendo (tivemos vários professores em um curto período de tempo porque a professora ‘oficial’ estava de licença) e fui ouvida prontamente. Achei isso muito bom. Chamamos para um diálogo e fomos ouvidos. A localização da EC Nova York é excelente; há muitas opções nos arredores e metrô na porta. O Central Park está a 20 minutos andando.

Tinha aulas de segunda, quarta e sexta das 8h15 às 12h; de terça e quinta, das 14h às 17h. No entanto, por causa da grade de intensivo, entrava mais cedo, às 12h30. Duas vezes por semana, a escola oferece aulas gratuitas, que podem ser selecionadas pelo site. Fiz algumas, como pronunciação e gramática e são muito boas. Para quem vai disposto a estudar, é muito bom. Além disso, uma vez por semana, o aluno pode escolher conversar com algum nativo por 15 minutos. Uma pessoa se disponibilizava a conversar individualmente para praticar, trocar informações e conversar sobre assuntos gerais. Parecida pouco tempo, mas fazia grande diferença!

Escola EC Nova York, EUA
Foto: Adriana Paschoal/Arquivo Pessoal

Como foi fazer o curso de inglês 30+ durante o intercâmbio em NYC?

A: A escola EC Nova York tem os dois lados: o lado teen, para adolescentes e jovens; e o outro lado, para adultos (curso EC 30+). Na minha sala, tinham médicos, engenheiros, arquitetos, bailarina, comissário de bordo. Tinha uma mistura de profissões que agregam bastante em termos de relacionamento e vocabulário. E as pessoas que estão ali buscam o mesmo que você. Minha preocupação era cair numa sala com muitos jovens e ficar muito no “oba-oba”. O meu tempo era curto e teria que render muito. Essa maturidade dos colegas ajudou bastante para conversar com pessoas que têm os mesmo assuntos. Foi um divisor de águas!

EC Nova York 30+: programa de gente grande!
Depoimento: Intercâmbio em Nova York na EC – dicas e achados
Intercâmbio em NYC
Foto: Adriana Paschoal/Arquivo Pessoal

Como estava o clima em setembro em Nova York?

A: Estava calor! Na média, a temperatura ficava entre 24 e 32ºC. De manhã e no fim da tarde era mais friozinho, mas durante o dia já estava bem quente. O clima estava agradável!

Principais pontos turísticos de Nova York

Residência estudantil da EC Nova York

A: Num primeiro momento, a impressão é que o quarto é pequeno. Mas, depois você percebe que o quarto é só mesmo para dormir! O local era muito limpo e depois percebi que o tamanho era adequado para minhas necessidades. Existe um andar com uma cozinha compartilhada (não usei). Como ia ficar pouco tempo, não quis cozinhar dentro da residência porque teria que comprar alguns utensílios. A estrutura é muito boa. Ninguém entra no quarto, a não ser que seja solicitado. É muito seguro, bem localizado. Dentro do que foi proposto, é nota 10!

Conheça o transporte público de Nova York

Como avalia a experiência do intercâmbio em NYC?

Nova York é uma cidade que tem muita coisa para se ver. A cidade é tão completa, que abre os horizontes. Ter estudado inglês numa escola nos Estados Unidos faz toda diferença. Não tem comparação com o que vemos no Brasil. Não teve nenhum dia que fiquei dentro da residência, cada dia ia para um lugar. Agora, vou juntar dinheiro pro próximo ano!

Cidade de Nova York: conheça a capital do mundo!

Comentários