em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio em Montreal para estudar inglês aos 66 anos

Veja o depoimento do sr. Milton Rocha da Silva: 66 anos, aposentado e morador de Divinópolis (MG).  Ele, que sempre teve vontade de estudar no exterior, decidiu passar 12 semanas num intercâmbio em Montreal, Canadá, e está adorando a experiência! Veja todos os detalhes:

Por que decidiu fazer intercâmbio?

Faço cursos de inglês há mais de 10 anos, mas por motivo de transferência no serviço de uma cidade para outra, sempre começava e parava. Nunca tive uma sequência – exceto entre 2013 a 2015, já aposentado, quando pela primeira vez conclui um curso que me motivou. Por isso, decidi fazer intercâmbio em Montreal.
“Eu sempre dizia para mim mesmo que um dia faria um intercâmbio. É uma realização pessoal.”
– Milton Rocha, 66, intercambista DMI

Por que escolheu fazer intercâmbio no Canadá, e por que Montreal?

Estava negociando com a Descubra o Mundo um intercâmbio para Malta, quando recebi o e-mail com uma promoção para Montreal. Posso dizer que Montreal foi escolhida pelo preço.
Depoimento: Canadá ou Malta? Opinião de quem fez os dois intercâmbios!

Qual acomodação escolheu?

Escolhi residência estudantil e estou gostando muito; boa casa, bem localizada com comércios próximos, ponto de ônibus e metrô também, e a 20 minutos da escola. Recomendo por tudo isso e pela liberdade de não ter que dar satisfação a ninguém. Claro que tem que estar preparado para dividir tarefas como a limpeza da casa e a convivência com outras desconhecidos, mas é também uma boa maneira de conviver com pessoas de hábitos diferentes dos seus.
Depoimento: Intercâmbio com o marido: 5 semanas em Toronto
Intercâmbio em Montreal
Foto: Milton Rocha/Arquivo Pessoal

O que mais gostou e o que menos gostou em Montreal?

Depois de 50 dias, estou gostando de tudo, não tive o que não gostar.
Por que escolher Montreal, no Canadá?

Como é o transporte público de Montreal?

O transporte público de Montreal é uma das coisas que nos fazem gostar de Montreal; por ele você vai rápido e facilmente em qualquer lugar.
Conheça o transporte público de Montreal

O que achou do custo de vida em Montreal?

O custo de vida em Montreal não é barato quando se faz a conversão do nosso dinheiro, mas uma coisa que penso e aprendi aqui uma frase: quem converte não se diverte.

Como é a vida noturna em Montreal?

A vida noturna em Montreal parece ser muito boa, bons restaurantes, bons barzinhos e outras coisa. Como sou casado e estou sozinho, fiquei focado nos estudos!
O que fazer em Montreal, a cidade bilingue dos contrastes

O que costumava fazer no seu tempo livre?

Aos sábados e domingos sempre saia para conhecer lugares em Montreal. Tem muitos lugares bonitos para se conhecer. Também conheci Toronto, Niagara Falls, Quebec, Ottawa, Nova York e pretendo conhecer Mont-Tremblant. Em todas essas viagens fui de ônibus, inclusive Nova York.
Intercâmbio em Montreal – viagem a Nova York
Foto: Milton Rocha/Arquivo Pessoal

Como está o clima em Montreal no período do intercâmbio?

Escolhi o período do meu intercâmbio em Montreal entre junho e setembro baseado nas estatísticas sobre o clima em Montreal. E não podia estar melhor. O tempo tem variado entre mínima de 14ºC e máxima de 28ºC, alguns dias com chuva.
6 motivos para fazer Intercâmbio em Montreal

Como é a escola Miila Montreal?

Fiz o curso de inglês intensivo: segunda e quarta das 9h às 15h30; terça, quinta e sexta das 9h às 13h30. A Miila Montreal é uma boa escola, bons professores. Quanto à localização, não tem comércios próximos. Algumas das salas são muito pequenas. No meu primeiro mês ficamos em uma sala improvisada, realmente desconfortável.

Depoimento: Intercâmbio depois dos 50: aventura de 3 meses no Canadá

Qual é o perfil dos alunos da Miila Montreal?

Teve aluno na minha classe de 12 anos. Porém, a média de idade é de 20 anos. Muitos brasileiros, mexicanos, panamenhos. Mas, isso muda toda semana. Já teve alunos da China, Vietnã, Irã, Japão.
Cidade de Montreal, a melhor para se viver
Intercâmbio em Montreal
Foto: Milton Rocha/Arquivo Pessoal

Como você avalia o seu aprendizado durante o intercâmbio em Montreal?

Claro que evolui e estou evoluindo com o intercâmbio em Montreal, mas acho que poderia ter mais conversação e menos gramática. Mas, isso é coisa da escola.
As 3 melhores cidades do Canadá: Vancouver, Toronto e Montreal

O que acha de Montreal como destino de intercâmbio para estudar inglês?

Montreal é fantástica, maravilhosa, linda, limpa, segura e fácil de andar. Apesar da língua francesa ser a mais falada pelas estatísticas, isso não atrapalha em nada, porque quase todo mundo fala o inglês também.

Como foi seu atendimento na agência Descubra o Mundo?

Há quase dois anos, fui a uma feira de intercâmbio em Belo Horizonte e estive no estande da Descubra o Mundo. A partir daí sempre recebia e-mails sobre intercâmbio. Até que em fevereiro deste ano, recebi um e-mail com uma promoção para intercâmbio em Montreal. Não pensei duas vezes, fechei o contrato e estou muito feliz por isso. Costumava dizer que a Descubra o Mundo não desistia de mim e deu certo. Acabou acontecendo quase dois anos depois. Uma coisa que gostei muito de ouvir quando fechei o contrato foi algo mais ou menos assim: “a partir de agora até a sua volta você é nosso protegido”. Para mim, isso foi fundamental para minha tranquilidade. Sou inseguro com o desconhecido, estava indo sozinho pela a um país de língua inglesa sem dominar o idioma local… Depois vieram os vídeos que antecederam a viagem – muito bons e esclarecedores.
“Desde o primeiro contato, o atendimento foi super atencioso com todos(as) com quem falei. Claro que recomendo a agência por causa da cordialidade, profissionalismo e, dentre outras coisas, pela rapidez nas repostas sobre as dúvidas levantadas.”
– Milton Rocha, 66, intercambista DMI

Comentários