em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio depois dos 40 em Fort Lauderdale, EUA

Um intercâmbio depois dos 40 pode ser tudo o que você precisa para oxigenar a mente, conhecer pessoas diferentes e desenvolver novas habilidades. Isso foi o que sentiu a Lucianne Inoue dos Santos, 45, analista de sistemas. Ela embarcou para os Estados Unidos, em um curso de inglês de 12 semanas, na LAL Fort Lauderdale.

Veja a opinião dela sobre vários tópicos:

Intercâmbio em Fort Lauderdale, EUA – como é a cidade

Eu tenho uma amiga que está morando em Fort Lauderdale. Já tinha feito uma visita a ela, quando fiquei 10 dias na cidade e adorei. Eu tinha na minha cabeça que voltaria de qualquer forma. Fort Lauderdale está perto de Miami, o que traz uma facilidade. No entanto, Miami é uma cidade grande, que particularmente não me agrada – tem muitos latinos, muita bagunça. Por outro lado, Fort Lauderdale é mais sossegada, mais aconchegante, mais arrumadinha e, por isso, amei e decidir por um intercâmbio em Fort Lauderdale!

Tem muita coisa para fazer por lá. Embora tenha amigos na cidade, fiz muitos programas de turista. Adoro praias e conheci todas elas. Também há parques incríveis. Recomendo passear pelas Las Olas, fazer o passeio de barco (Water Taxi)… São possibilidades infinitas. Os estudantes costumam ir bastante em um lugar chamado Cowboys Saloon, mas eu não sou baladeira, então não conheço muitas opções noturnas. A orla de Fort Lauderdale tem muitos bares, feiras e eventos acontecendo o tempo todo.

Depoimento: Intercâmbio em Miami – 2 meses na Rennert Miami
O que fazer em Fort Lauderdale – dicas de passeios, praias e mais
Intercâmbio em Fort Lauderdale, EUA
Foto: Lucianne Inoue/Arquivo Pessoal

Intercâmbio em Fort Lauderdale – o clima

O clima em Fort Lauderdale é perfeito, muito parecido com o do Brasil. Para quem gosta de praia, é ótimo. No inverno, passei por uma semana de frio apenas. Todos os outros dias, o clima estava ótimo. Dá para fazer atividades ao ar livre e ir à praia sempre. O clima é realmente quente praticamente o ano todo.

22 perguntas sobre tirar o visto americano
Intercâmbio em Fort Lauderdale, EUA
Foto: Lucianne Inoue/Arquivo Pessoal

Intercâmbio em Fort Lauderdale – escola LAL

A LAL Forte Lauderdale é uma escola para quem quer realmente estudar, “por conta própria”. O aprendizado depende muito do esforço individual do aluno porque a estrutura da escola em si deixa a desejar. O método é absolutamente tradicional, com muita gramática e exercícios, e poucas dinâmicas. Todos os professores da escola são velhinhos, lá pelos 70 anos, e, por isso, a realidade deles é muito distante em relação a dos alunos.

Os professores não dão feedback e não podem opinar em relação ao nível dos alunos. Se o aluno sentir que pode avançar de nível, deve ir diretamente até a coordenação e pedir para fazer uma prova. Essa iniciativa tem que partir do próprio aluno – quando acho que o professor poderia avaliar e sugerir tal mudança, quando julgasse necessária.

De forma geral, os estudantes não registram suas reclamações, apesar de ter ouvido algumas. Considero o sistema de avaliação ruim e a metodologia falha. Fiquei bem desmotivada ao fim do curso. 

Depoimento: Intercâmbio em Fort Lauderdale – 1 mês na LAL

Intercâmbio em Fort Lauderdale – hospedagem

Nas duas primeiras semanas de intercâmbio, aluguei um quarto em uma espécie de pensão, através do AirBnB. O proprietário dessa casa aluga quartos individuais ou compartilhados e os hóspedes usam coletivamente a cozinha e os banheiros. Havia pessoas de diferentes nacionalidades, como árabes, brasileiros, alemães. A localização era muito boa, dava para ir a pé para a LAL Fort Lauderdale e, por isso, vários estudantes se hospedavam ali.

Após essas duas semanas, fui a procura de um apartamento para alugar. Fechei 3 meses de curso de inglês, mas a minha intenção era ficar ao menos 6 meses nos Estados Unidos. Por isso, considerei essa uma opção melhor de acomodação. Encontrei um apartamento próximo à escola, barato, sem mobília. Comprei os itens básicos e resolvi ficar por lá. 

10 razões para estudar inglês em Fort Lauderdale

Residência estudantil da LAL Fort Lauderdale

Um ponto positivo da residência estudantil (La Quinta) ligada à LAL Fort Lauderdale é que todos os alunos da escola podem frequentá-la, inclusive aqueles que não fecharam essa acomodação. O prédio da escola e o da residência são colados praticamente, o que traz muita praticidade para quem está hospedado ali. Todos os estudantes podem usar a piscina e os banheiros. Por isso, a La Quinta era um ponto de encontro entre os estudantes após as aulas.

Depoimento:Intercâmbio em Fort Lauderdale – 12 semanas na InLingua
Intercâmbio em Fort Lauderdale, EUA
Foto: Lucianne Inoue/Arquivo Pessoal
Experiência pessoal: Tirando o visto EUA em São Paulo

Intercâmbio depois dos 40 – a experiência

Fazer intercâmbio depois dos 40 é uma experiência! É preciso ter em mente que vamos conviver com adolescentes que, muitas vezes, não estão tão comprometidos com o aprendizado. Estão lá mais para curtir. Tive muita sorte porque, logo que cheguei, entrei em uma sala onde não havia nenhum adolescente. Conheci um senhor de mais 60 anos e outras pessoas bem mais adultas. A gente se divertia muito e fizemos uma turma boa. Mas, os alunos vão se renovando, vai entrando gente mais jovem, mais velha. Tem que estar preparado para essas idas e vindas. Fiz várias amizades internacionais e achei incrível.

“Eu, que vim do mundo corporativo, tive uma experiência ótima. Fiquei 3 meses estudando na praia, só andando de chinelo e falando inglês, com a cabeça aberta para conhecer outras pessoas.”

Lucianne Inoue, 45, intercambista DMI

Mais: Assista o webinar EUA e tire todas as suas dúvidas
Intercâmbio em Fort Lauderdale, EUA
Foto: Lucianne Inoue/Arquivo Pessoal

Atendimento da Descubra o Mundo

Cheguei até a Descubra o Mundo pela indicação de uma amiga, que fez um intercâmbio para o México. Desde o primeiro contato, fui super bem atendida. Cheguei a fazer cotação com outras agências, mas fechei com a Descubra o Mundo.


Gostou do intercâmbio da Lucianne? Nós também! Converse com a equipe da Descubra o Mundo e planeja seu intercâmbio. Independentemente do destino, da sua idade e das suas preferências, há um local ideal para você! ;) Descubra Fort Lauderdale.

Comentários