em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Destino Toronto: intercâmbio na ILSC

Destino Toronto! Essa foi a escolha do Murilo Nunes Boteon, 25, de Cordeirópolis (SP), intercambista da Descubra o Mundo. Ele estudou durante 1 mês na ILSC Toronto e se hospedou em casa de família. Assista nossa conversa:

Por que fazer intercâmbio

M: Fazia um tempo que eu tinha essa ideia, mas esperei até terminar minha graduação e pós-graduação. Aproveitei as férias da empresa para fazer o intercâmbio de 1 mês no Canadá.

Estudei inglês no Brasil durante uns 4 anos. Não uso inglês no trabalho e parei de estudar há um tempo. Estava meio enferrujado, mas já havia tido uma experiência prévia e isso ajudou.

Destino Toronto
Foto: Murilo Boteon/Arquivo Pessoal
Depoimento: Intercâmbio depois do 50: aventura de 3 meses no Canadá

Destino Toronto: Por que o Canadá

M: Sempre tive vontade de ir para Toronto, não sei por que. Surgiu essa oportunidade e eu não pensei duas vezes. Ainda fiquei um pouco em dúvida entre Toronto e Vancouver, mas optei por Toronto por ser uma metrópole, mais parecida com São Paulo.

Escola ILSC Toronto

M: Estive na Descubra o Mundo pessoalmente e obtive informações sobre várias escolas, mas me identifiquei mais com a ILSC Toronto. Minha experiência lá foi muito boa. Tive um professor jovem, de 25 anos apenas, mas muito experiente em dar aula. Ele trazia várias coisas atuais, vídeos e tudo mais. A administração da escola também é muito boa. Há várias pessoas de diferentes nacionalidades trabalhando, que ajudam os estudantes a todo o momento. Todas minhas dúvidas foram esclarecidas e recomendo muito.

A ILSC Toronto fica no centro, no meio de tudo. A estrutura é bem completa, fica num prédio bacana. Na sala, tinha uma TV grande, e nas áreas comuns há máquinas de bebidas, sucos e comidas.Havia 7 nacionalidades diferentes na minha sala. Quem está ali sozinho, que viajou sozinho mesmo, tem até mais facilidade em fazer amizades. Fiz amigos dentro da escola e continuo mantendo contato com eles. Marcávamos de sair à noite e aos fins de semana.

As aulas começavam às 9h e terminavam 12h. Saía para almoçar e à tarde e sempre aproveitava para conhecer algum lugar.

Destino Toronto
Foto: Murilo Boteon/Arquivo Pessoal

Casa de família em Toronto

M: Na casa de família em que fiquei, morava a dona da casa e havia mais uma estudante colombiana, que me ajudou bastante nos primeiros dias. Ela também estudava na ILSC Toronto, mas ela já estava em no intercâmbio há alguns meses. Na residência, eu tinha direito a café da manhã e jantar. Quando resolvia ficar no centro para sair à noite, mandava uma mensagem à homestay e, assim, ela não precisava preparar janta. Fiquei com uma cópia das chaves e a convivência foi bem tranquila.

Depoimento: Intercâmbio Canadá: 5 semanas na ILSC Toronto

Custo de vida em Toronto

M: Me preparei financeiramente para o custo de vida de Toronto. Comprei o cartão mensal do transporte público, que dava direito a usar toda a rede de forma ilimitada durante 1 mês. Custou 130 dólares aproximadamente. Achei que valeu a pena porque eu podia usar ônibus, metrô e bonde.

O custo das refeições depende das opções. Estudantes têm desconto em alguns restaurantes. De forma geral, achei os preços justos.

As 3 melhores cidades do Canadá: Vancouver, Toronto e Montreal

Clima em Toronto em abril

M: Em setembro estava muito calor em Toronto, por volta de uns 26ºC. Levei algumas roupas de frio, mas estava muito sol. O tempo muda bastante lá. De manhã, usava jaqueta; na hora do almoço já era bem quente e depois esfriava novamente. Peguei muito frio somente em um final de semana (por volta de 4ºC).

Tudo o que quiser, é possível achar no centro. Há vários parques e opções de atividades. Praticamente todos os dias fiz algo diferente. Ainda faltou visitar algumas lugares pela falta de tempo.

10 dicas de ontem ficar em Toronto: 10 hotéis bons e acessíveis

Agência Descubra o Mundo

M: Estava pesquisando sobre intercâmbio em Toronto, quando cheguei no blog da Descubra o Mundo. Li algumas informações. Uns dias depois, uma pessoa entrou em contato comigo por e-mail e apresentou a agência. Durante uns dias de férias, fui até Campinas (SP) conhecer a agência pessoalmente. Fechei o intercâmbio depois que tirei o visto americano.

Destino Toronto
Foto: Murilo Boteon/Arquivo Pessoal
Depoimento: Canadá ou Malta? Opinião de quem fez os dois intercâmbios

Destino Toronto: documentação para o intercâmbio

M: Primeiro, eu tirei o visto americano. Tendo o visto americano, consegui tirar o visto eletrônico canadense sem problemas. É muito fácil, tem vários tutoriais no site do Consulado, e levou mais ou menos 20 minutos. No Canadá, saí com o passaporte na mão uma única vez. Todos os outros dias, usava a carteira de habilitação do Brasil como forma de identificação nos lugares.

Preenchendo a eTA Canadá para Brasileiros

Comunicação com o Brasil

M: A comunicação com a minha família foi pela internet, fazendo ligação por Whatsapp. Ainda no Brasil, comprei um chip para conseguir usar o 4G o mês todo. Mas, se não tivesse, também conseguiria me comunicar facilmente, porque há vários pontos de wi-fi pela cidade no metrô, cafeterias etc.

Niagara Falls, Canadá
Foto: Murilo Boteon/Arquivo Pessoal

Destino Toronto: a experiência

M: Recomendo muito a experiência e voltaria para lá facilmente. A cidade é incrível e totalmente diferente do que estamos acostumados. As pessoas são muito educadas, a escola é muito boa. A minha dica àqueles que têm interesse em fazer intercâmbio no Canadá, é pesquisar mesmo antes. Eu assisti vários vídeos sobre o destino Toronto para ver como era o metrô, os pontos turísticos. Qualquer informação é muito útil para ter uma ideia do que você vai encontrar.

Download gratuito: e-book: Guia completo do intercâmbio no Canadá

E aí, está afim de estudar inglês no exterior também? Converse com a galera da Descubra o Mundo para planejar o seu intercâmbio nos mínimos detalhes. Descubra o Canadá.

Comentários