em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Como é Malta – Depoimento intercâmbio na ESE Malta

Quer saber mais sobre como é Malta? A Karoline Kussik, fonoaudióloga, de Campinas (SP), resolveu fazer intercâmbio de dois meses neste país. Ela estudou na ESE Malta e contou para nós todos os detalhes da experiência que, de tão boa, despertou o interesse dela por outros destinos!

Assista nosso bate-papo:

Como decidiu fazer intercâmbio em Malta?

A Karol contou para nós que não teve a oportunidade de fazer intercâmbio antes. Por isso, depois de se formar e começar a trabalhar, ela decidiu investir nessa experiência para melhorar o inglês. Ela havia estudado por pouco tempo, apenas na época da escola, e sentia necessidade de aprimorar a comunicação.

Naquele momento, ela estava em um emprego no qual havia a possibilidade de ela se ausentar por um período e depois voltar. Ela tinha dois meses disponíveis e, por orientação da equipe da Descubra o Mundo, resolveu ir para Malta.

Top 10 cursos de inglês em Malta

Como é Malta – Vantagens de fazer um intercâmbio lá

A Karol não gosta de frio e o clima agradável de Malta chamou a atenção dela. Além disso, ela nunca havia ido para Europa e aproveitou o curso de inglês para “esticar” a viagem e também conhecer outros países. Malta também é um local agitado, com vida noturna animada – fatores que também influenciaram sua decisão.

Depoimento – Estudar inglês em Malta – LAL Malta

Como é Malta – O clima

A Karol foi para Malta em agosto, no fim do verão. O clima de Malta, segundo ela, é parecido com o do Brasil, bem ensolarado e quente. Por ser uma ilhada, lá venta bastante e, por isso, é sempre bom andar com um casaquinho leve.

Intercâmbio em Malta | Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal
Intercâmbio em Malta
Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal
Conheça o clima de Malta

Vida noturna de Malta

Malta tem uma vida noturna bem agitada, com opções todos os dias da semana. Às segundas-feiras, por exemplo, são as festas de recepção dos novos intercambistas; às quartas-feiras, rolam as festas temáticas promovidas pelas escolas. A maioria das baladas e bares se concentra em Paceville, bem perto da maioria das escolas e moradias. Por isso, o pessoal costuma ir a pé para a noite de Malta.

Em alguns lugares, havia pessoas bem mais novas, principalmente porque era verão europeu. Nessa época, muitos jovens (17, 18 anos) aproveitam as férias para ficar uns dias em Malta.

Dicas de bares e baladas em Malta
Vida noturna em Malta | Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal
Vida noturna em Malta
Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal

Como é Malta e perfil dos intercambistas

Malta é um país bem pequeno e, em alguns dias, é possível conhecer os principais pontos turísticos. Por isso, alguns intercambistas sentem receio de fazer intercâmbio por lá, por acharem que podem “enjoar” rapidamente.

A Karol comentou que isso depende do perfil de cada um. Para os mais agitados e inquietos, o recomendável é um intercâmbio de curta duração. Para os mais tranquilos, que querem fugir de grandes cidades, um intercâmbio longo em Malta pode cair bem, já que o lugar é perfeito também para quem quer relaxar e curtir a natureza.

Depoimento – Malta dicas: 4 semanas na ESE Malta

Como é Malta – O inglês falado

O inglês não é a primeira língua em Malta. Apesar disso, a Karol não sentiu dificuldade e comentou que todos falam inglês. Poucas vezes ela ouviu nativos falando em maltês.

Intercâmbio Malta na Sprachcaffe – depoimento detalhado

Intercâmbio na escola ESE Malta

A escola ESE Malta é ótima, fica bem perto do bairro de Paceville e conta com infraestrutura moderna, salas equipadas e professores muito bons. O staff é muito animado e dá todo o suporte para o estudante. Também são oferecidas atividades culturais e sociais.

Escola ESE Malta | Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal
Escola ESE Malta
Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal

O mix de nacionalidades na ESE Malta é bem grande, de acordo com a Karol. Havia alunos da Suíça, Alemanha, Colômbio e vários asiáticos. Só havia outros dois brasileiros na mesma escola – o que era ótimo, pois ela pode praticar mais o inglês.

Belmonte é um dos apartamentos estudantis da ESE, localizado em um prédio novo, com ótima infraestrutura. Foi lá que a Karol se hospedou durante os dois meses. Eram três quartos no apartamento, que era bem grande e equipado. O prédio conta com segurança e o acesso é bem restrito (apenas para alunos).

Descubra tudo sobre a escola ESE Malta

Como é Malta – o custo de vida

A Karol se acostumou a fazer compras e cozinhar a própria comida – por isso, conseguiu economizar e gastar menos do que imaginava. Há vários ingredientes italianos baratos (molhos, massas e queijos). Os preços dos fast-foods são bem acessíveis. De modo geral, os preços não surpreenderam e eram parecidos com o Brasil. [No link abaixo, a Karol deu dicas de onde comer bem em Malta]

Dicas de restaurantes em Malta
Gastos em Malta – dicas, lugares e noções de preços por quem já foi

Como é Malta e aprendizado no intercâmbio

A Karol recomenda Malta como destino de intercâmbio. Ela diz que o lugar é maravilhoso e, por ser pequeno, é possível conhecer tudo, comida, cultura, praias. A população é muito receptiva e há muitos europeus com quem é possível fazer amizades. Em termos de aprendizado do inglês, o resultado foi melhor do que ela imaginou. O intercâmbio em Malta serviu para ela ganhar confiança e autonomia na comunicação.

Intercâmbio em Malta | Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal
Intercâmbio em Malta
Foto: Karoline Kussik/Arquivo Pessoal
Pontos turísticos de Malta – 6 lugares imperdíveis

Quer saber mais como é Malta e como fazer um intercâmbio lá? Consulte a equipe da Descubra o Mundo, que poderá te ajudar na escolha do seu destino. Descubra Malta.

Comentários