em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Depoimento: intercâmbio para maiores de 40 anos

Conversamos com a Marcinéia Villela, intercambista da Descubra o Mundo, que já passou por dois intercâmbios: o primeiro, aos 30 anos de idade (em Londres, Inglaterra), e o segundo, aos 44 (em Buenos Aires, Argentina). Nesse bate-papo, ela contou tudo sobre a experiência de fazer um intercâmbio para maiores de 40 anos.

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.
Saiba mais: EC English Language Centre 30+: Intercâmbio de gente grande!

Intercâmbio para depois de 35 ou 40 anos? Qual o problema?

Viajar é maravilhoso em qualquer idade!  E se for possível, além disso, aprender um idioma, melhor ainda… Confira as experiências da Marcinéia e como valeu a pena deixar para fazer intercâmbio depois dos 40 anos, mesmo já tendo feito um antes.

Quando foi o seu primeiro intercâmbio?

Fiz vários cursos de inglês para a certificação Cambridge, em Londres, quando tinha 30 anos. A experiência foi maravilhosa. Obviamente, com momentos altos e baixos. Afinal, foram dois anos e meio e bastante tempo sem voltar ao Brasil. Tive períodos de muitas saudades e tristeza.

Já viajou outras vezes ao exterior?

Sim, fui a países onde passei período de férias: Escócia, Alemanha e Argentina.

Veja também: EC Malta 30+: inglês para adultos num cenário incrível!

O seu segundo intercâmbio, mais recente, foi em Buenos Aires. Como foi?

A experiência como intercambista sempre é ótima, no meu ponto de vista. Por mais que alguém passe por algumas ou muitas dificuldades quando fica em outro país, a experiência, ainda assim, é de amadurecimento. O intercâmbio em Buenos Aires foi bom porque matei a grande curiosidade de conhecer aquela cidade e desmistificar muita coisa que ouvia sobre lá.

Depoimento da Marcinéia: Intercâmbio em Buenos Aires – 2 semanas na Ecela Buenos Aires

Você sentiu receio de viajar sozinha?

Não, nunca sinto receio de viajar sozinha porque como já vivo sozinha, sei que é necessário usar estratégias para não ficar na solidão: ir em excursão, fazer cursos e sair com os colegas de lá, procurar contatos antes de ir – como em igrejas, comunidades, alberguistas etc. Senti receio de não curtir, pois sabia que talvez seria a pessoa mais velha da turma, o que realmente aconteceu. Mas mesmo assim, eu e os outros colegas não vimos isso como um problema. 

intercambio para maiores de 40 anos
Turma na escola ECELA Buenos Aires
Foto: Marcinéia Villela/arquivo pessoal
Intercâmbio na Argentina: Conheça a escola ECELA Buenos Aires

Você conheceu outras pessoas da sua idade? 

No meu caso, não era intercâmbio para maiores de 40 anos, especificamente, por isso, não conheci pessoas da minha idade. Tanto na escola como na acomodação, todos eram bem mais jovens. Todavia, na escola me disseram que uma semana antes da minha chegada, havia um grupo de professores americanos da minha faixa etária, de 40 anos ou mais.

Conheça um intercâmbio para maiores de 30 anos: EC Toronto 30+: um curso de inglês maduro como você!

Você alcançou os resultados desejados com o intercâmbio em Buenos Aires? Como vê a sua evolução?

Sim, alcancei. Após voltar, com certeza estou bem mais confiante com o vocabulário. Agora preciso procurar um curso de espanhol regular aqui para não esquecer o que aprendi nas férias.

Confira: Intercâmbio Argentina: poucos sabem como é bom estudar lá

Qual é a diferença, em deixar para fazer um intercâmbio depois de 35 anos?

Existe bastante diferença: na faixa etária dos 20 a gente tem energia para fazer 30 coisas no mesmo dia e a expectativa de alcançar um país todo em um mês. Claro, expectativas, às vezes, frustradas. Mas, percebo que nessa idade existe muito mais agito do que planejamento.

As prioridades são outras também. Por exemplo: no curso em Buenos Aires, um jovem da turma fez aniversário. Uma galera foi comemorar com ele. Foram em dois bares e viraram a noite festejando.

No dia seguinte, aula a manhã toda. Alguns não foram à aula e os outros que foram estavam somente de corpo presente, claro.

Outro exemplo: alguns alunos me diziam que todos os dias a gente precisava conhecer lugares na cidade e sair para aproveitar o período ali. E tinham dias que a minha única preocupação era estudar e repassar a matéria para não ficar “boiando” nas aulas do dia seguinte.

Enfim, existem pessoas bem jovens e muito disciplinadas, responsáveis, e que sabem planejar bem o tempo de estudo. Mas quando somos mais velhos, percebo que a preocupação com o retorno do investimento é maior.

Quem faz um intercâmbio para maiores de 40 anos percebe que existe um maior controle e planejamento dos gastos durante a viagem.

Para mim, era engraçado ouvir os jovens comentarem: “o meu pai vai depositar, a minha mãe avisou que vai mandar dólar” etc. Na minha idade, a realidade é bem diferente.

Veja também: EC London 30+: inglês para quem tem mais de 30!

Recomenda que outras pessoas da sua idade façam intercâmbio? Por quê?

Sim, recomendo mil vezes ao quadrado! Porque muitos na minha idade não fizeram isso no passado por falta de condições financeiras ou outros obstáculos; e hoje vivem outra realidade.

Não deixem de fazer intercâmbio depois dos 35 ou 40 anos! Nem depois disso!

Por que não? Já pensou morrer com um sonho não realizado? Nos dias de hoje existem cursos de todos os tipos, em tantos lugares diferentes e para todas as faixas etárias.

Por outro lado, apesar de não ter encontrado pessoas da minha idade nesse último curso, a companhia dos jovens me fez muito bem e não deixei de ser incluída nos convites por causa disso. O importante é atingir objetivos, fazer relacionamentos e abrir portas para futuros projetos.

Também por motivos profissionais, na nossa idade, felizmente, ainda aparece muita oportunidade boa de trabalho em que idiomas estrangeiros são necessários. A experiência da imersão em outro país para o aprendizado de um idioma é, sem dúvida, a melhor opção.

intercambio para maiores de 40 anos
Intercâmbio em Buenos Aires, Argentina
Foto: Marcinéia Villela/arquivo pessoal

Quais dicas você daria a quem pensa em fazer um intercâmbio para maiores de 40 anos?

  • Que não pensem já estarem velhas demais para uma aventura dessas;
  • Fazer um planejamento de médio a longo prazo. Afinal, nessa idade os compromissos financeiros do dia-a-dia são vários;
  • Pesquisar bem sobre a escola antes de fechar a matrícula. Com a agência, na internet, nas redes sociais, buscar opiniões e reviews;
  • Pesquisar bem sobre o custo de vida na cidade onde vai ficar e outros fatores, como clima, violência, transporte, horário de funcionamento do comércio, passeios. Pesquisar bem sobre diferentes tipos de acomodação.
Leia também: 7 pecados de um intercambista

Na sua opinião, quais comportamentos são necessários para que um intercâmbio seja bem aproveitado?

Depois das dicas de intercâmbio para maiores de 40 anos, a Marcinéia também passou estas 11 dicas que são ótimas para fazer intercâmbio em qualquer idade!

  1. Não faltar às aulas, realizar todas as tarefas e exercícios extras. Se a escola oferecer laboratórios, aulas extras, atividades culturais, passeios em turma… Tentar participar do que for possível!
  2. Empenhar-se para fazer amigos. Durante o período na escola, priorizar os estudos. Não pegar nos livros aos finais de semana (salvo em semanas de avaliação). Descansar, passear e curtir os finais de semana e feriados;
  3. Evitar conversas em português durante o intercâmbio;
  4. Ouvir muito rádio e TV no idioma do país, mesmo se não estiver entendendo o que dizem ou mesmo se não estiver com a atenção presa na tela. O resultado desse exercício é impressionante!;
  5. Procurar a direção/coordenação da escola quando tiver qualquer reclamação sobre o curso;
  6. Evitar de fazer comparações entre aquele lugar e o seu país/cidade. Lembre-se: não existem lugares iguais!;
  7. Tentar esquecer o feijão enquanto estiver fora do Brasil. É muito difícil encontrar. Tente se adaptar com as comidas e bebidas daquele lugar. Procure não reclamar sobre isso quando estiver hospedado em casas de família;
  8. Jamais esquecer de fazer um seguro-viagem antes de sair do Brasil, que inclua um seguro-saúde;
  9. Deixar para comprar presentinhos e produtos de free-shop no final da viagem.  Só é possível avaliar o real valor da moeda estrangeira depois da primeira semana vivendo no local. Nas despesas, priorizar: alimentação, transporte, taxas dos passeios. Economizar no início do intercâmbio para evitar surpresas ao final;
  10. Não trocar dinheiro nas ruas. Procurar as casas de câmbio nos dias úteis, de preferência nos centros das cidades;
  11. Pesquisar com as companhias aéreas o peso limite das bagagens.
Mais dicas: 7 estratégias para aprender mais durante o intercâmbio

Está convencido de que um intercâmbio para maiores de 40 anos pode ser tudo de bom? Compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários abaixo. E conte com o suporte da agência Descubra o Mundo.

Mas, se estiver em dúvida de onde fazer seu intercâmbio depois dos 40 anos, antes dos 20, depois dos 30 ou em qualquer outra idade, responda nosso QUIZ:

Veja mais depoimentos de intercambistas:

Comentários