em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

Intercâmbio em Dublin na Emerald: depoimento de intercambista

Fazer intercâmbio em Dublin pode ser tudo o que falta para você aprimorar o inglês e conhecer novas pessoas. Foi assim com a Maria Fernanda Almeida, de 27 anos, de São Paulo. Ela passou 8 semanas na escola Emerald e conta tudo pra gente.

Assista ao depoimento sobre intercâmbio em Dublin do blog Descubra o Mundo.

Por que fazer intercâmbio em Dublin: blog colhe depoimento

Aos 27 anos, a Maria Fernanda sentiu que precisava melhorar o inglês. Ela aproveitou a transição entre um emprego e outro para ficar algumas semanas no exterior. Foi assim que decidiu fazer intercâmbio em Dublin – a maneira mais rápida de aprender, segundo ela.

Intercâmbio em Dublin, Irlanda | Foto: Maria Fernanda Almeida/Arquivo Pessoal
Intercâmbio em Dublin, Irlanda
Foto: Maria Fernanda Almeida/Arquivo Pessoal

Intercâmbio EUA x Intercâmbio na Irlanda

A Maria Fernanda fez um intercâmbio para os Estados Unidos quando tinha 16 anos. Ela ficou em uma casa de família no interior do Texas. Lá, ela desenvolveu bem a conversação. Já na Irlanda, a fase era outra: ela optou, inclusive, por não se hospedar em casa de família porque queria mais privacidade e independência.

Intercâmbio Irlanda 728x90Como é viver em Dublin – um guia completo

Residência estudantil em Dublin

Hospedar-se em residência estudantil ligada à Emerald foi a escolha da Maria Fernanda, dessa vez. Ela contou em depoimento sobre seu intercâmbio em Dublin ao blog, que a administração da escola dá todo o suporte em relação à residência e gostou bastante da experiência.

A residência ficava na Zona 6 da cidade e a escola ficava na Zona 4. O trajeto demorava aproximadamente 45 minutos (caminhada + transporte público LUAS). Ela escolheu ficar em quarto individual. Banheiros e cozinha eram compartilhados.

Clima em Dublin

A chuva frequente, que vai e volta no mesmo dia, não atrapalha a rotina, segundo a Maria Fernanda. Casacos impermeáveis são fundamentais! Mas quem quiser fazer intercâmbio em Dublin deve se preparar para o clima: quando ela chegou, no fim de julho (ainda verão), estava 8°C. Durante as oito semanas, a máxima não passou dos 13°C. As temperaturas ficam mais ou menos nessa faixa, com poucas variações.

Mais sobre a temperatura em Dublin
intercambio Dublin blog
Intercâmbio em Dublin
Foto: Maria Fernanda Almeida/Arquivo Pessoal

Emerald Cultural Institute em Dublin

Emerald Cultural Institute é excepcional, bonito e muito organizado, de acordo com o depoimento da Maria Fernanda ao blog.

Tem poucos brasileiros e muitos italianos, especialmente no verão. As turmas são menores, os professores promovem aulas bem personalizadas e exploram muito os aspectos da cultura irlandesa. Por isso, ela se encantou com o que aprendeu e recomenda muito a instituição.

intercambio Dublin blog
Escola Emerald em Dublin, Irlanda
Foto: Maria Fernanda Almeida/Arquivo Pessoal

Custo de vida em Dublin

O custo de vida de quem faz intercâmbio em Dublin é alto, mas os gastos dependem dos costumes de cada intercambista: cozinhar ou comer fora; sair ou ficar mais em casa; caminhar ou usar transporte público são alguns dos aspectos que influenciam no orçamento. Para efeitos de comparação: Dublin é bem mais barata que Londres, mas bem mais cara que todo o Leste Europeu.

Aprenda sobre a comida típica da Irlanda

Vida noturna em Dublin

A vida noturna em Dublin gira em torno, principalmente, dos pubs localizados no Centro. O costume local é ir em vários pubs na mesma noite e não permanecer apenas em um. Existe uma divisão bem clara entre locais frequentados genuinamente por irlandeses e outros dominados por estrangeiros.

Segundo a Maria Fernanda contou ao blog sobre seu inetrcâmbio em Dublin, os irlandeses raramente se misturam com pessoas de fora. As baladas em Dublin acabam mais ou menos 3h30 e os mais animados costumam promover “after parties” na casa de alguém.

Conheça 6 pubs em Dublin

O que fazer no tempo livre em Dublin

As aulas da Maria Fernanda eram só no período da manhã. Ela andava bastante no restante do tempo para explorar a cidade. Foi à costa e também a bairros mais afastados. Os moradores da residência combinavam também de sair juntos à noite e de promover jantares temáticos.

intercambio Dublin blog
Intercâmbio em Dublin
Foto: Maria Fernanda Almeida/Arquivo Pessoal

Intercâmbio com a agência Descubra o Mundo

O desafio da Maria Fernanda era fechar o intercâmbio para Dublin em apenas três dias. Ela contatou algumas empresas, mas no fim das contas, a Descubra o Mundo chamou a atenção dela pelo bom atendimento e pela atenção da equipe. Ela recebeu todas as orientações necessárias e recomenda a agência!

Enviando mala do Brasil para Irlanda

A Maria Fernanda ficou três semanas fazendo um mochilão pela Europa antes de iniciar o intercâmbio em Dublin e contou ao blog que nesse período, ela viajou com poucas roupas.

Oito dias antes de começar o curso em Dublin, os pais dela enviaram a mala do Brasil para a Irlanda por meio do serviço de uma transportadora (DHL).

A equipe da escola Emerald recebeu a mala e o pessoal da agência Descubra o Mundo ajudou nesse processo.

A logística deu certo!


A Maria Fernanda adorou fazer intercâmbio em Dublin e teve uma ótima experiência. Quer trocar uma ideia com ela? Deixe seu comentário aqui abaixo e fale também com a equipe da Descubra o Mundo, que dará todas as orientações necessárias. Descubra Dublin.

A vida na Irlanda: festivais, frio, cultura e cerveja!

Sabia que ma Irlanda é possível trabalhar legalmente com visto de estudante, em alguns casos? Baixe nosso e-book gratuito e descubra como:E confira mas depoimentos de intercâmbio na Irlanda de nosso Blog:

Comentários