em Canadá

Conheça o transporte público de Montreal

O transporte público de Montreal é conhecido por ser eficiente. Além disso, a facilidade de seu funcionamento ajuda os estudantes a se locomoverem por toda a cidade durante um intercâmbio. A região de bares, restaurantes e a maioria dos pontos turísticos é bem servida pelo transporte. Entre as regiões mais procuradas, estão Old Montreal, Parque Olímpico, Jardim Botânico, Catedral de Saint-Joseph du Monte-Royal e Plateau-Mont-Royal.

Veja algumas dicas sobre o transporte público de Montreal:

Sobre a passagem

  • Na hora de pagar a passagem do ônibus, é necessário que seja em moedas. Além disso, o dinheiro deve ser exato, pois a máquina não dá troco. No caso do metrô, a passagem pode ser comprada no caixa e, se necessário, o troco é dado. O valor da passagem única é $3. O valor de duas passagens, $5,50. O de 10, $24,50.
  • Ao comprar um bilhete ou utilizar o crédito no cartão, é possível trocar de transporte em até duas horas sem que seja necessário pagar novamente. Dentro desse período, você pode fazer diversas conexões de metrôs e ônibus pelo preço de uma passagem.
  • Ao fazer um intercâmbio ou uma viagem mais longa em Montreal, a dica é adquirir o cartão Opus. Ele é utilizado no transporte público e pode ser carregado com bilhetes ou por maiores períodos. Eles são vendidos nas estações do metrô, onde também há guichês automáticos para carregá-lo.
  • O cartão Opus pode ser carregado com o valor para 10 bilhetes ou com a opção mensal ou semanal. Nas opções semanal e mensal, você paga um preço fixo e pode utilizar o cartão quantas vezes precisar, de segunda a domingo ou do primeiro ao último dia do mês. O valor do cartão mensal é $77, mas aumentará para $79,50 a partir de janeiro de 2015. O semanal custa $23,75 e a partir de janeiro passará a custar $24,50.
  • Estudantes, idosos e crianças pagam tarifa reduzida para utilizar o transporte público de Montreal. Para utilizar o trem, há uma tarifa à parte. O preço do passe mensal para estudantes e idosos custa $45 e a partir de janeiro de 2015 passará a custar $47,50.
  • Bilhetes adquiridos na ilha de Montreal podem ser utilizados para ir para Longueil ou Laval. Entretanto, para voltar é necessário comprar a passagem do outro município.
  • Outra dica de Montreal importante: Se você chegar na cidade no meio do mês, não vale a pena comprar a tarifa mensal. Vale mais a pena comprar a tarifa semanal ou 10 bilhetes e aguardar virar o mês.
  • Montreal também conta com ticket para andar livremente durante a noite e madrugada, começando às 18h até às 5h. Sem número limite de viagens, o valor para esse tipo de passagem é $4. Para andar ilimitadamente durante o fim de semana, o valor é $12. Por três dias, U$18.
Veja também: 9 filmes canadenses para você sonhar com o Canadá

Funcionamento dos ônibus de Montreal

A grande maioria dos ônibus de Montreal são projetados sem escadas. Com isso, as pessoas embarcam no nível da rua, o que permite, por exemplo, entrar com um carrinho de bebê no ônibus sem dificuldade.

Cada linha de ônibus da cidade tem um trajeto específico e horário para passar em cada ponto. Os trajetos e horários de cada linha podem ser consultados aqui. E não esqueça, se você não tiver o cartão Opus ou passes utilizados no metrô, as passagens de ônibus podem ser pagas na hora, mas em moedas e em valor exato.

Os ônibus de Montreal se dividem em quatro linhas:

  • Linhas locais: são os ônibus que passam, no máximo, a cada 10 minutos.
  • Linhas noturnas: são as linhas que funcionam durante a madrugada.
  • Linhas expressas: são os ônibus mais rápidos, pois param em menos pontos.
  • Linhas shuttle: são as linhas que param em pontos específicos. A linha 747, por exemplo, vai do aeroporto ao centro da cidade e passa por diversos hotéis.

Funcionamento do metrô de Montreal

O metrô de Montreal é composto por quatro linhas: laranja, amarela, verde e azul. A verde e a laranja geralmente são as mais utilizadas por quem chega na cidade. O sistema de metrô é interligado aos ônibus, facilitando o acesso a áreas da cidade que não são alimentadas pelo metrô ou para se locomover quando ele já está fechado.

Saiba mais sobre as duas mais importantes linhas de metrô da cidade de Montreal:

  • Linha laranja: a linha laranja é a que corta a região histórica e turística da cidade, englobando Old Montreal (ou Vieux Montréal). Também é a linha que dá acesso ao bairro mais descolado da cidade, o Plateau-Mont-Royal. Nesse bairro, há ônibus que levam ao Parc du Mont-Royal, ótimo local para praticar ciclismo e fazer trilhas, além de oferecer uma bela vista da cidade.
  • Linha verde: É a linha mais indicada para acessar a área de compras e centro financeiro da cidade. A linha verde também engloba estações de algumas importantes universidades, como McGill, Concordia e Université du Quebéc à Montréal.

O metrô da cidade não funciona 24 horas por dia. De segunda a sexta, ele funciona de 5h30 às 0h35. Aos sábados, de 5h30 às 1h. Aos domingos, de 5h30 às 0h30. Fora desses horários, há linhas noturnas de ônibus para suprir a demanda por transportes públicos em Montreal.

7 razões para você conhecer o Canadá

Restou alguma dúvida sobre o funcionamento do transporte público de Montreal? Compartilhe com a gente nos comentários!

Faça seu intercâmbio no Canadá com a Descubra o Mundo.

Comentários