em Inglaterra

Conheça o transporte público em Londres

Antes de viajar é sempre bom saber mais sobre o destino. Planejar é uma excelente maneira de garantir que a estadia vai ser muito bem aproveitada. Pensando nisso, reunimos aqui algumas características importantes em relação ao transporte público em Londres, pois entender como o processo de locomoção funciona facilita muito os passeios realizados na cidade.

A Inglaterra é um país muito bem organizado e o transporte público em Londres não poderia ser diferente. Os ônibus vermelhos são tão característicos da cidade que fazem parte das miniaturas mais vendidas entre os turistas. Além deles, também é possível e bastante prático pegar o metrô. Conheça mais sobre Londres e seus meios de transporte!

Conheça o transporte público em Londres

Metrô

Um importante meio de transporte público, o metrô de Londres é o mais antigo do mundo! São cerca de 300 estações e mais de 400 km de linhas de trens subterrâneos. Por isso, é fácil encontrar estações próximas por toda a cidade, no máximo a poucas quadras de distância. O tempo de espera na estação geralmente é de cinco minutos. Uma dica importante é tentar evitar os horários de pico para fugir do tumulto, das 7h às 8h30 e das 17h às 17h30.

Não existem metrôs funcionando durante a madrugada, turno em que é preciso recorrer a outros meios de transporte. Geralmente, as linhas param meia-noite e voltam às 5h. Aos domingos, os horários são reduzidos. Para garantir uma viagem tranquila, é recomendado tomar cuidado com os pertences pessoais e prestar atenção nos avisos de “mind the gap”, que são alertas para que os passageiros prestem atenção nos vãos entre a porta do metrô e a plataforma de embarque.

Uma dica interessante é quanto às escadas rolantes. Os ingleses são tão organizados que tem um lado reservado para os apressados, o esquerdo, e outro para quem caminha mais tranquilamente, o lado direito. O mapa das linhas de metrô é separado por zonas. Por isso, ao usar este transporte público de Londres, é necessário comprar o ticket que dê acesso à sua zona de destino. A maioria das atrações para turistas fica nas zonas 1 e 2.

Linhas de ônibus

O transporte público de Londres tem muitas linhas de ônibus que atuam entre 5h e meia-noite, e existem opções de ônibus noturnos, que operam durante a madrugada, identificados pela letra “N”. Os pontos de ônibus são identificadas por uma placa com um círculo vermelho, que apresenta informações como o nome da parada e as linhas que passam por ela.

Uma vantagem de utilizar este meio de transporte é a possibilidade de aproveitar a bela vista da cidade. A linha 9, por exemplo, faz uma rota histórica que vale a pena ser visitada. O passeio é feito em um ônibus de dois andares que pode ser pego em vários dos pontos turísticos da cidade.

Uma dica interessante para usar os ônibus e o metrô com a maior tranquilidade é adquirir o seu Oyster Card. Ele é um cartão magnético que você carrega com a quantidade de libras necessária para se locomover pela cidade. Como acontece em algumas cidades brasileiras, o leitor magnético sempre avisa quanto foi pago por cada viagem e quanto de saldo ainda resta no cartão.

O sistema de transporte público em Londres conta ainda com duas outras opções: trens e barcos. Os trens atendem aos bairros mais afastados e os barcos operam no Rio Tâmisa.

Gostou das nossas dicas sobre o transporte público de Londres? Continue acompanhando o blog para saber mais sobre como se locomover em outras cidades do mundo!

Faça seu intercâmbio na Inglaterra com a Descubra o Mundo.
Veja também:

Comentários