em Chile

O verão pede um gole do ‘mote’ chileno

Existe um ditado que diz que “não existe nada mais chileno do que o mote con huesillos”. E (quase) nada mais refrescante também. Portanto, um intercâmbio no Chile pede um gole da bebida, perfeita para o calor. Trata-se de um tipo de chá feito com grãos de trigo cozidos, pêssegos desidratados e um aroma de canela. É servida gelada, com uma colher, para comer também o trigo e os pêssegos. É bem verdade que o aspecto não é dos melhores, mas o gosto não costuma desagradar!

Muitos chilenos têm o hábito de preparar uma versão caseira do mote, para servir à família aos fins de semana. Mas se você não tiver a sorte de fazer uma refeição em uma casa típica, não se preocupe: a bebida pode ser encontrada facilmente em lanchonetes, mercados e até na rua por preços bastante acessíveis.

Nessa época de verão, Santiago fica lotada de carrinhos que se autointitulam “el rey del mote”. E se toda viagem, por mais rápida que seja, pede uma comidinha de rua, imagine durante um intercâmbio… Experimentar é preciso. Descubra o Chile.

Santigo, Chile | Foto: Eileen Smith
Santigo, Chile
Foto: Eileen Smith

Comentários

comentários