em Chile

Descubra o Chile: e queira ficar

Comprido, estreito e dono de uma geografia impressionante, que vai do gelo ao deserto, o Chile é o único país da América do Sul, ao lado do Equador, que não tem uma fronteira comum com o Brasil. Talvez seja essa distância um pouco mais acentuada que nos deixa curiosos: o que é o Chile, afinal?

O Chile é o vinho e suas inúmeras rotas; é esporte, natureza, aventura, neve e calor; é também limpeza, organização, coerência, formalidade, frieza. Praias agitadas do Pacífico, terras áridas do Atacama, picos da Cordilheira dos Andes e misticismos da Ilha de Páscoa. O Chile é poesia internacionalmente conhecida nos versos de Gabriela Mistral e Pablo Neruda.

Hoje, é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul. É o melhor em termos de desenvolvimento humano e o ocupa boas posições nas listas de índices sociais. Não à toa, o mercado interno vem atraindo mão de obra estrangeira. Por isso, é comum encontrar brasileiros que estão vivendo lá, seja para trabalhar ou estudar. Trata-se de um país seguro, mesmo nas cidades grandes. Os crimes mais comuns são furtos (especialmente de bolsas, bicicletas e aparelhos eletrônicos), que podem ser evitados com um pouquinho de atenção e cuidado – nada que nós, brasileiros, não estejamos acostumados.

Com pouco mais de 15 milhões de habitantes, o território é multiétnico de raízes europeias (51%) – principalmente espanholas, italianas e alemãs –, indígenas (42%) e africanas (6%).

A maioria das pessoas está distribuída nas áreas urbanas, em regiões como Santiago, Concepción e Valparaíso. Como qualquer capital, Santiago concentra cultura , gastronomia e vida noturna; Concepción leva ao complexo turístico de vales e vulcões, conhecido como Termas de Chillán, enquanto Valparaíso ferve no clima praiano.

A história recente do país, retratada em alguns de seus museus, obras de arte e literatura, é marcada pela ditadura de 17 anos, que começou em 1970, a partir de um golpe de estado do general Augusto Pinochet. Assim como a ditadura brasileira, o período foi marcado pela violação dos Direitos Humanos sob vários aspectos: tortura, censura, repressão. Hoje, com o resultado democrático da últimas eleição presidencial, o Chile tornou-se o terceiro país da América do Sul – ao lado do Brasil e Argentina – a ser comandado por uma mulher: Michelle Bachelet, de 62 anos, foi eleita presidente pela segunda vez e, portanto, volta ao comando em 2014.

Este é um país de cenários, contemplado com o que há de mais interessante e contrastante na América do Sul. Seja sob sol, chuva, neve, no topo de montanhas ou nas ondas do mar, aproveite porque você vai se surpreender constantemente… E querer ficar. Descubra o Chile.

___________

FICHA TÉCNICA

País: Chile

Capital: Santiago

Clima: amplas variações térmicas. Em Santiago, a temperatura média anual é de 13,7 °C, sendo que no inverno pode atingir – 6°C e no verão alcançar 37°C.

Visto: desnecessário para quem ficar até 3 meses

Moeda: peso chileno (desvalorizado em relação ao real)

Comentários